YouTube NÃO é uma Rede Social !! 1


Se considerarmos o YouTube como uma Rede Social, teríamos que afirmar que também a Revista VEJA seria uma. E até mesmo o Wikipédia estaria muito mais para uma Rede Social do que o YouTube.

O próprio fundador do YouTube, Chad Hurley, afirma que “YouTube is not a social network, we leverage social media“.

Num artigo intitulado “YouTube is not a social network” John W. Ellis também defende essa mesma posição. Ver também o artigo ‘“You just don’t get it ” and Social Networking‘.

O Wikipédia americano toma o devido cuidado ao definir o que é o YouTube ao somente mencionar que é um “video-sharing website” que traduzido para o Wikipédia em língua portuguesa ficou como ‘site de compartilhamento de vídeos’. E no verbete do Facebook definindo-o como Social Networking Service. Se formos nesse último verbete teremos vários exemplos de sites com essas características, mas em nenhum momento é citado o YouTube. Mesmo no nosso Wikipédia ao vermos o verbete Rede Social temos em nenhum momento citado o YouTube como exemplo.

YouTube NÃO é uma Rede Social

Existem mais duas páginas importantes no Wikipédia que podemos utilizar como argumento. Tanto em português com em inglês existe uma lista de sites considerados como Redes Sociais. Vejam se acham a palavra YouTube

No brilhante artigo “Das redes sociais à inovação“, Maria Inês Tomaél chega a mencionar: “Essas conexões e interações no âmbito das redes sociais ocorrem pelo contato direto (face a face) e pelo contato indireto – utilizando-se um veículo mediador, como a Internet, o telefone, ou outro meio. Enfim, podemos dizer que redes sociais envolvem um conjunto de atores que mantêm ligações entre si”. E ainda mais: “As redes sociais constituem uma das estratégias subjacentes utilizadas pela sociedade para o compartilhamento da informação e do conhecimento, mediante as relações entre atores que as integram”.

Se considerarmos dessa forma a Revista VEJA e o próprio Wikipédia deveriam então ser chamados “puramente” de Redes Sociais. No entanto, NÃO o são !! E porquê ?!? NÃO podemos confundir REDES SOCIAIS com MÍDIAS SOCIAIS. Veja o seguinte artigo: Qual a diferença entre Rede Social e Mídia Social.

Vejam este vídeo que no começo o autor Juliano Spyer nos leva a acreditar que YouTube poderia ser uma Rede Social até inclusive com bases acadêmicas. No entanto, ao final do vídeo, com uma edição realizada posteriormente verifica-se que o autor, um pouco constrangido, afirma que YouTube NÃO seria uma Rede Social.


Sobre Prof.Dr.CARLOS VALENTE

Doutor (UniBan) em Educação Matemática, Doutorando (ITA) e Mestre (IPT) em Engenharia de Software. Pós-Graduado em Análise de Sistemas (Mackenzie), Administração (Luzwell-SP), e Reengenharia (FGV-SP). Graduado/Licenciado em Matemática. Professor e Pesquisador da Universidade Anhembi Morumbi e ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil. Autor de livros em Conectividade Empresarial. Prêmio em E-Learning no Ensino Superior (ABED/Blackboard). Consultor de T.I. em grandes empresas como Sebrae, Senac, Granero, Transvalor, etc. Viagens internacionais: EUA, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Espanha, etc. CURRICULO LATTES = http://lattes.cnpq.br/5121684547787661


Deixe uma resposta

Um pensamento em “YouTube NÃO é uma Rede Social !!