Vídeos Educativos … olha a dica !!


Hoje mesmo recebi a informação da Instituição onde ministro aulas há mais de 10 anos, a Universidade Anhembi Morumbi, essa super-dica dos Profs. ORSI e STEFANINI !!

Intitulado de Projeto ZAPPIENS traz vídeos científicos e educacionais gratuitos, pretende incentivar a divulgação de conteúdo multimídia nacional, em língua portuguesa, através da Internet, fornecendo uma plataforma para distribuição virtual de vídeo, disseminando a cultura e informação científica e tecnológica. (Infelizmente desde 09/05/2017 o site brasileiro http://www.zappiens.br/ está fora do ar)

Engraçado que quando pesquisei sobre esse recente projeto no Google, descobri que existe um relacionamento direto com o ZAPPIENS de Portugal, e que vale a pena conferir as diferenças. Com certeza, é um projeto mais velho do que este brazuca que foi lançado agora em fev/2010, pois possui muito mais vídeos, e a inserção mais facilitada.

zappiens

A Zappiens brasileira foi criada em parceria com o Arquivo Nacional, a Universidade de São Paulo (USP), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), de Portugal, que mantém desde 2008 o Zappiens.pt, a iniciativa implementa repositórios de vídeos para uso público, tanto para pesquisa como para o ensino em geral.

Minha crítica pessoal, é que fica mais fácil inserir um vídeo no YouTube, do que no ZAPPIENS brasileiro. Muita burocracia, e que vai totalmente contra a filosofia da Web 2.0, se a Wikipédia tivesse essa mesma burocracia, o coitado estaria ainda nas primeiras páginas …


Sobre Prof.Dr.CARLOS VALENTE

Doutor (UniBan) em Educação Matemática, Doutorando (ITA) e Mestre (IPT) em Engenharia de Software. Pós-Graduado em Análise de Sistemas (Mackenzie), Administração (Luzwell-SP), e Reengenharia (FGV-SP). Graduado/Licenciado em Matemática. Professor e Pesquisador da Universidade Anhembi Morumbi e ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil. Autor de livros em Conectividade Empresarial. Prêmio em E-Learning no Ensino Superior (ABED/Blackboard). Consultor de T.I. em grandes empresas como Sebrae, Senac, Granero, Transvalor, etc. Viagens internacionais: EUA, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Espanha, etc. CURRICULO LATTES = http://lattes.cnpq.br/5121684547787661

Deixe uma resposta