Vamos plantar um Milhão de Árvores ?


Moro numa região relativamente arborizada. Mas, tem um lugar especificamente que gostaria que houvessem mais árvores !! A dificuldade que estou tendo em realizar esse desejo, me fez criar este post. Ao procurar na Internet alguma informação que me facilitasse essa ação, deparei com um site muito legal intitulado “Vamos plantar um Milhão de Árvores”, e fiquei sensibilizado por essa campanha.

Como o próprio criador deste projeto, Carlos Solano, cita: “Uma rua arborizada costuma ter 30% a menos de poluição” e temperaturas mais amenas. Até nas residências já foi comprovado cientificamente que as árvores purificam o ar, filtrando a fumaça de cigarro, gás de cozinha, e outros odores indesejados.

Plantar Árvore

Neste exato momento (25/04/2011) temos devidamente cadastradas na página da campanha 419.657 árvores. Ou seja, nem estamos com a metade da meta cumprida !!! E olha que este bacana site foi criado em outono de 2007 …

Observação do Bit: Agora em Outubro de 2014 estamos com praticamente 2 MILHÕES de árvores plantadas e cadastradas. Se o começo foi difícil e demorado, agora temos um crescimento exponencial, tudo graças a iniciativa de cada um em fazer o melhor para o bem comum e em divulgar e incentivar outros a fazerem o mesmo. Isso faz lembrar o filme “Corrente do Bem”, só depende de NÓS para mudarmos o MUNDO. Em 2015 o site mencionado acima http://www.ummilhaodearvores.org.br/ foi encerrado !! Provavelmente porque cumpriu com o seu propósito.

Plantar ÁrvoresO plantio de árvores foi indicado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em sua Campanha BILHÃO de ÁRVORES como um recurso contra o desequilíbrio climático atual. E o plantio de árvores é uma das principais recomendações do Protocolo de Quioto, um tratado entre nações, que busca minimizar o efeito estufa.

Inclusive estou com a ideia fixa, por conta de outro site, de motivarmos a cada aluno, amigo, colega nosso de entrar nessa campanha. Imagina, se cada professor conseguir que seus alunos plantem 10, 20, 50 árvores, rapidamente conseguiremos atingir esta meta !!

Descobri que em São Paulo, se ligarmos para o telefone da prefeitura 156, podemos solicitar o plantio de árvores. E mesmo pelo site deles é possível pela própria Web (SAC – Serviço de Atendimento ao Cidadão) solicitarmos que seja plantado árvores em sua região.

“Quando se decide plantar uma árvore é sinal de que ela já deveria ter sido plantada.”

Para terminarmos, vejam esta inspiradora animação canadense, vencedora do OSCAR (1988) de melhor curta-metragem, e com recursos gráficos bem interessantes. Ele é baseado no livro de Jean Giono, que conta a história de Elzéard Bouffier, um ser humano extremamente humilde e persistente, que sozinho transformou um deserto dos Alpes franceses, numa verdadeira floresta, plantando milhares de árvores durante mais de 30 anos, e mudando efetivamente a vida de mais de 10 mil pessoas. (Veja aqui o texto em PDF).

Como Plantar Árvores ?!?

Plantar uma árvore não é tão simples como parece. Se você deseja que a árvore que está plantando tenha uma vida longa e saudável, vale a pena conferir as DICAS deste Site.

Para conseguir mudas GRATUITAS procure o Departamento de Parques e Jardins da Prefeitura de sua cidade ou contate a Secretaria de Meio Ambiente local. Além das mudas, a prefeitura de São Paulo distribui a Cartilha de Arborização Urbana, que reúne orientações a respeito dos cuidados que devem ser tomados durante o plantio.

Iniciativas Semelhantes

Plantar uma Árvore – Plante esta Ideia
Instituto Plante Uma Árvore
Programa Plante Árvore do IBF – Instituto Brasileiro de Florestas


Sobre Prof.Dr.CARLOS VALENTE

Doutor (UniBan) em Educação Matemática, Doutorando (ITA) e Mestre (IPT) em Engenharia de Software. Pós-Graduado em Análise de Sistemas (Mackenzie), Administração (Luzwell-SP), e Reengenharia (FGV-SP). Graduado/Licenciado em Matemática. Professor e Pesquisador da Universidade Anhembi Morumbi e ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil. Autor de livros em Conectividade Empresarial. Prêmio em E-Learning no Ensino Superior (ABED/Blackboard). Consultor de T.I. em grandes empresas como Sebrae, Senac, Granero, Transvalor, etc. Viagens internacionais: EUA, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Espanha, etc. CURRICULO LATTES = http://lattes.cnpq.br/5121684547787661

Deixe uma resposta