Vamos fazer a nossa própria REDE SOCIAL ?!? 6


Vamos fazer a nossa própria REDE SOCIAL Estou bastante entusiasmado com a possibilidade de fazer uma REDE SOCIAL proprietária para os meus alunos. Além de me ajudar na minha própria Tese de Doutorado, aonde proponho a criação de REDES SOCIAIS para os professores no apoio em suas disciplinas.

Como num passe de mágica, numa leitura mais atenta de um e-mail que me apareceu de repente, tive contato com o ELGG. Por ser OPEN SOURCE, e não ficar mais limitado ao NING, que agora é pago, achei uma excelente opção. Pois, sendo pago, NINGuém mais está querendo essa plataforma.

O BIT & BYTE tiveram as primeiras dores de cabeça tradicionais de instalação e adaptação, mas mesmo com esses percalços, achei que até agora, a experiência está valendo. Estamos liberando inicialmente esse ambiente para uma classe da Universidade Anhembi. E a reação dos alunos tem sido muito positiva. Também com essa geração de ORKUT, FACEBOOK, TWITTER falar para usar uma REDE SOCIAL só nossa, até brilha os olhinhos dos alunos !!

Até o CARNAVAL devemos fazer um teste mais intensivo, instalado no meu próprio servidor, para depois começarmos a usá-lo efetivamente como uma estratégia de uso de REDES SOCIAIS na EDUCAÇÃO em todo o seu potencial. Aproveite e veja este CONGRESSO (o site http://www.congressoredesocial.com.br/ foi desativado em Maio/2015) a ser realizado no próximo dia 25/março, no próprio auditório da ANHEMBI-MORUMBI.

Abaixo temos uma tela de exemplo da nossa Rede Social e Educacional ELGG de código aberto, conforme Blog de minha aluna Marina Macedo (clicando na imagem poderá ver o que ela escreveu sobre o ELGG).

Rede Social e Educacional ELGG

Até então, uma das minhas experiências de REDE SOCIAL em EDUCAÇÃO, de maior sucesso, foi usar o BLOG como “CADERNO VIRTUAL” junto a grupos pequenos de alunos (de 2 a 3 alunos). A cada aula os alunos fazem um POST do que “rolou” em Sala de Aula. E isso já serve para eles estudarem para a PROVA, ou mesmo, na ausência saber o que aconteceu na classe.

Mas, agora, com esta plataforma pode-se explorar outras ferramentas pois ele contém internamente não só BLOG mas também seu próprio TWITTER, WIKI, GRUPOS, criação de PERFIL e assim por diante. Um bom exemplo é a Comunidade ELGG Brasil. Vejam esta apresentação bem elaborada sobre ELGG com o título “A melhor plataforma aberta para redes sociais” de Gustavo Caldeira. Bem, deixo continuar nos testes do ELGG e personalizá-lo, para depois mostrar para vocês o que conseguimos fazer com ele. Me dêem boa-sorte !! …

Se achou interessante e quer fazer um “test-drive” faça Download do programa ELGG no Baixaki ou a versão mais recente na Comunidade ELGG usando o plugin com a tradução português brasileiro (pt-br)


Sobre Prof.Dr.CARLOS VALENTE

Doutor (UniBan) em Educação Matemática, Doutorando (ITA) e Mestre (IPT) em Engenharia de Software. Pós-Graduado em Análise de Sistemas (Mackenzie), Administração (Luzwell-SP), e Reengenharia (FGV-SP). Graduado/Licenciado em Matemática. Professor e Pesquisador da Universidade Anhembi Morumbi e ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil. Autor de livros em Conectividade Empresarial. Prêmio em E-Learning no Ensino Superior (ABED/Blackboard). Consultor de T.I. em grandes empresas como Sebrae, Senac, Granero, Transvalor, etc. Viagens internacionais: EUA, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Espanha, etc. CURRICULO LATTES = http://lattes.cnpq.br/5121684547787661


Deixe uma resposta

6 pensamentos em “Vamos fazer a nossa própria REDE SOCIAL ?!?

  • Prof. VALENTE Autor do post

    Fico muito contente com toda a receptividade a esse movimento !! Acredito que com isso tudo entraremos numa nova era da Educação …
    Sinceramente, muito obrigado SHEILA e DOUGLAS por todo estímulo !!

  • Douglas

    Olá professor. Muito interessante esta ideia da utilização de redes sociais na educação, pois somos seres sociais mesmo que nem ser sempre sociáveis.

    Abraço

  • Sheila Fontes

    Prof. Valente, suas idéias são muito boas, importante para a educação, pois essas inovações, são incentivos para os alunos estudarem, por ser um ambiente onde eles gostam de estar. E para os professores mais uma forma de estar próximo aos alunos, incentivando-os com novas maneiras para aprimorar os estudos. Gostei muito!
    Sheila

  • Mara Edith Pó Mac Kay Dubugras Machado

    Achei muito interessante a idéia de um blog para os alunos comentarem sobre a aula e principalmente por eles estarem participando.
    Vejo que hoje com tanta possibilidade de uso da rede, os alunos acabam desanimando e não usando quase nada, principalmente para produzir conhecimento.

  • Prof. VALENTE Autor do post

    Que legal MARA que você gostou dessa idéia do BLOG !! Em outro POST estarei detalhando melhor essa minha prática …