MOODLE 1


CONCEITO
Moodle é um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem.

De acordo com a documentação que consta no sítio oficial do Moodle:
“A palavra Moodle referia-se originalmente ao acróstico: Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment, que é especialmente significativo para os programadores e acadêmicos da educação. É também um verbo que descreve o processo de navegar despretensiosamente por algo, enquanto se faz outras coisas ao mesmo tempo, num desenvolvimento agradável e conduzido freqüentemente pela perspicácia e pela criatividade.”

Assim, o nome Moodle aplica-se tanto à forma como foi feito, como a uma sugestiva maneira pela qual um estudante ou um professor poderia integrar-se estudando ou ensinando num curso on-line. (http://moodle.org)

APLICAÇÕES
Normalmente o Moodle é aplicado na criação de ambientes virtuais de aprendizagem. Por ser OPEN SOURCE e gratuito, é um dos ambientes mais utilizados na atualidade.

Praticamente todas as universidades federais exploram esse ambiente educacional. Recentemente num curso de Minimalismo Tecnológico, foi demonstrado como utilizar o Moodle com a mínima quantidade de recursos tecnológicos, para facilitar o acesso aos vários tipos de usuários.

EXEMPLOS
Podemos citar vários importantes exemplos internacionais, mas os mais significativos aparecem abaixo:

No Brasil: http://moodlebrasil.net/
.
.
.
.


Deixe uma resposta

Um pensamento em “MOODLE