Siglas em Tecnologia: consegui todas ?!? …


Procurei, procurei … e não achei !! Como fiquei na Internet procurando por siglas em tecnologia em geral (aquela sopinha de letras), principalmente tecnologia da informação (TI), e não encontrei nenhuma que me agradasse, acabei gerando a minha própria !! Tá certo que a grande maioria são decorrentes do Tio Sam, pois não tem jeito, virou mesmo a língua internacional da tecnologia e dos negócios.

Como o meu interesse básico é ter a relação das siglas mas sem o seu significado geral, somente me preocupei em identificar a origem técnica da sigla, ou seja, o seu nome em inglês por extenso. Caso haja necessidade de saber o que ela significa, temos o Wikipédia para nos ajudar, né ?!? Ou seja, se você clicar no nome por extenso em inglês vai cair no Wikipédia em Português explicando o significado técnico.

Sigla e AcrônimoEmbora este glossário de siglas ainda não esteja totalmente completo, e acho que nunca ficará, pelo menos temos um para começarmos a brincar … ou seja, ele estará em constante atualização !!

Apenas como curiosidade, tanto as siglas como os acrônimos são palavras formadas por letras ou sílabas iniciais, no entanto existe uma diferença entre elas, sabe qual é ?!?

  • A SIGLA é pronunciada segundo a designação de cada letra, como no caso de CPU (Central Processing Unit) é pronunciado “cê” “pê” “u”.
  • O ACRÔNIMO é pronunciado como uma palavra só, respeitando a estrutura silábica da língua, como no caso de BIOS (Basic Input / Output System) é pronunciado “bios”.

No português falado no Brasil, contudo, a palavra “acrônimo” dificilmente é utilizada, sendo a palavra “sigla” mais usualmente empregada para designar ambos os tipos de conjunção.

Se você não achou a sigla em tecnologia que estava procurando, nos avise por meio dos comentários, que colocaremos com o maior prazer !!

SIGLAS de TECNOLOGIA da INFORMAÇÃO e INTERNET


Sobre Prof.Dr.CARLOS VALENTE

Doutor (UniBan) em Educação Matemática, Doutorando (ITA) e Mestre (IPT) em Engenharia de Software. Pós-Graduado em Análise de Sistemas (Mackenzie), Administração (Luzwell-SP), e Reengenharia (FGV-SP). Graduado/Licenciado em Matemática. Professor e Pesquisador da Universidade Anhembi Morumbi e ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil. Autor de livros em Conectividade Empresarial. Prêmio em E-Learning no Ensino Superior (ABED/Blackboard). Consultor de T.I. em grandes empresas como Sebrae, Senac, Granero, Transvalor, etc. Viagens internacionais: EUA, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Espanha, etc. CURRICULO LATTES = http://lattes.cnpq.br/5121684547787661

Deixe uma resposta