Seria um Erro da Biblioteca Digital Mundial?


A Biblioteca Digital Mundial idealizado por James H. Billington, diretor da Biblioteca do Congresso Nacional dos Estados Unidos, foi inaugurado oficialmente a poucos dias na sede da UNESCO em Paris. No site da Biblioteca Digital Mundial podemos contemplar um acervo excepcional de livros, manuscritos e documentos visuais e sonoros multimídia, provindos de bibliotecas e arquivos do mundo todo.

Site da Biblioteca Digital Mundial

O Google anunciou que vai doar US$ 3 milhões neste projeto na digitalização de livros e documentos raros e tentará armazenar o máximo de informações sobre todas as culturas do mundo. O site já foi traduzido para o português o que permite tirarmos o máximo de benefício deste novo projeto. A biblioteca é gratuita e dá acesso a lugares, épocas e temas referentes aos cinco continentes.

O Blog Bit e Byte fez uma visita virtual a Biblioteca Digital Mundial e achamos fantástico os recursos, onde é possível dar zoom nas fotos ou documentos a ponto de mostrar até os mínimos detalhes. Porém observamos que existe alguns documentos de cabeça para baixo, sem o recurso de colocar na posição correta, como é o caso do Mapa do Brasil do século 18, conforme imagem abaixo.

Mapa do Brasil de Cabeça para Baixo


Sobre Prof. JORGE VALENTE

O Prof. Jorge Valente ou mais conhecido como Bit, é graduado em Gestão da Informação pela UniSEB e com formação técnica em informática e eletrônica pela Getúlio Vargas. Trabalhou com servidores de grande porte prestando serviços de informática para Bovespa, Prodesp e Bradesco. Atuou como responsável pela implantação e configuração de sistemas gerenciadores de Emissores de Cupom Fiscal na área comercial. Especializou-se em Sistemas Oracle-ERP nos módulos OM, AR-Billing, INV e RI. Atualmente trabalha com Tecnologia Educacional com programação e banco de dados. Tem como Hobby o mercado financeiro, sendo trader Forex e trader Esportivo.

Deixe uma resposta