Saiba porque 60% desistem do Twitter 3


Quanto mais eu uso o Twitter, mais eu gosto, é que nem o cinto do Batman, tem 1001 utilidades. Desta vez usei como ferramenta de Opinião Pública. Recentemente eu li uma reportagem no site Folha Online que tinha o seguinte título: “Mais de 60% dos usuários “largam” o Twitter depois de um mês, diz estudo”. Achei este número muito alto, visto que o Twitter está se tornando cada vez mais útil no nosso dia a dia.

No Dia do Julgamento Final

Acabei fazendo uma pesquisa “in loco”, ou seja, queria saber a opinião dos próprios usuários do Twitter qual seria o motivo de tamanha desistência. E o resultado que tive foi surpreendente, tive um retorno com ótimas mensagens e excelentes argumentos, foram tão boas que me motivou a escrever este post.

Vou colocar aqui exatamente como twittei a respeito deste assunto, escrevi assim: “Estudo diz que Mais de 60% dos usuários largam o Twitter depois de um mês, porque acontece isso? Acho que muitos não entendem como funciona.”

Eu falei a respeito de muitos não entenderem como funciona, porque era o meu caso, eu me registrei em Janeiro de 2009 e não entendia muito bem como que funcionava, somente em Abril de 2009 que realmente comecei a usar com mais frequencia e a tomar gosto pela “coisa”, hoje eu entro todo dia e sigo e sou seguido por muitas pessoas. Mas vejamos alguns dos argumentos twittados:

@Alexandre_alb para @JorgeValente_ Concordo, acho que é por não ser tão intuitivo quanto o Orkut, FaceBook ou MySpace.
Realmente não é muito intuitivo, é diferente de uma sala de bate-papo, onde entramos e já participamos de imediato. No Twitter é bom ter um número razoável de pessoas que seguimos e de seguidores para tirar o máximo de proveito.

@caipirazedomer para @JorgeValente_ simplesmente pq como toda novidade uma pá de gente corre pra saber o que é… depois que descobre ou fica ou desiste… normal…
Sim, é impossível agradar a todos, principalmente quando se trata de uma nova ferramenta com recursos desconhecidos, mas é apenas uma questão de tempo e persistência, como acontece com qualquer outro software.

@thatareca para @JorgeValente_ acho que muitos não tem condições de ficar twittando 12h por dia hauhaush
Acho que não é necessário ficar horas twittando para entender o funcionamento, inclusive dizem que twittar apenas algumas mensagens por dia, umas 4 ou 5 mensagens SIGNIFICATIVAS por dia já seria o suficiente. Uma pessoa com 200 seguidores significaria cerca de 1000 mensagens por dia, temos que ter cuidado de não exagerar nas mensagens, especialmente com mensagens inúteis.

@cellaum para @JorgeValente_ acho que quando o twitter tiver versão em portugues, isso mudará.. com o orkut foi assim…
Sinceramente acho que em pouco tempo a comunidade de língua portuguesa será tão grande que o Twitter terá a opção de telas e comandos em português. Tomara que aconteça isso, pois nem todos se sentem a vontade com a língua inglesa.

@Miminella para @JorgeValente_ Pode ser que muitos não saibam como funciona, mas acho que a maioria dos que abandonam não tem muita coisa a falar, sem conteúdo..
Infelizmente isso é verdade, existe muitas mensagens sem conteúdo, as vezes até sem sentido, acho importante ter em mente que devemos colocar algo que seja útil ou interessante para a maioria. Sei de pessoas que conseguiram até emprego, graças a uma mensagem no Twitter. As possibilidades de utilização do Twitter são ilimitadas.

@flaviosteffens para @JorgeValente_ A maioria não sabe seguir e não sabe o que fazer para ser seguido. Fica falando com as paredes hehe
É aquilo que acontecia comigo, falava com as paredes, seguindo e sendo seguido por pouca gente. Fica muito mais interessante quando seguimos mais pessoas e temos contato com uma variedade maior de mensagens e pensamentos que possibilitam a criação de novas amizades.

@veigabr para @JorgeValente_ Como funciona Jorge?
Bem, fica dificil falar como que funciona o Twitter em apenas um post, mas creio que ficou claro que a participação ativa faz do Twitter uma ferramenta interessante, ágil e envolvente.

Espero que tenha ajudado alguns a não ficarem entre os 60% que desistem depois de um mês, mas a ficarem entre os 40% que descobriram o Twitter como uma ferramenta de rede social fantástica, que veio para ficar!!


Sobre Prof. JORGE VALENTE

O Prof. Jorge Valente ou mais conhecido como Bit, é graduado em Gestão da Informação pela UniSEB e com formação técnica em informática e eletrônica pela Getúlio Vargas. Trabalhou com servidores de grande porte prestando serviços de informática para Bovespa, Prodesp e Bradesco. Atuou como responsável pela implantação e configuração de sistemas gerenciadores de Emissores de Cupom Fiscal na área comercial. Especializou-se em Sistemas Oracle-ERP nos módulos OM, AR-Billing, INV e RI. Atualmente trabalha com Tecnologia Educacional com programação e banco de dados. Tem como Hobby o mercado financeiro, sendo trader Forex e trader Esportivo.


Deixe uma resposta

3 pensamentos em “Saiba porque 60% desistem do Twitter

  • Pedro Smith

    Não vivo sem o Twitter. Mas por motivos profissionais. Acho que ele é muito efetivo como ferramenta para se atualziar e discutir tópicos entre pessoas interessadas. Para quem quer substituir o Orkut pelo Twitter, como forma de um diário, vai se arrepender por que a dinâmica e função do site funcionam por enquanto no mundo corporativo.

  • Lucas de Oliveira

    Puxa que legal ! Uma pesquisa do Twitter feita no próprio Twitter … gostei da idéia, vou tentar fazer uma também !!