Quer trabalhar no GOOGLE ?!?


Quando comentei com os meus alunos os requisitos mínimos para concorrer a uma vaga no Google, houve bastante interesse em saber quais seriam essas habilidades técnicas mínimas para serem contratados !! De tal forma que até me pediram para fazer um artigo a respeito … Bem, então vamos lá !! Reparem que a concorrência é bastante alta: 2 milhões e meio de concorrentes por ano !!!

A primeira coisa é que o próprio Google, para facilitar a grande demanda técnica para atender as necessidades empresariais crescentes, criou uma página específica para poder ajudar e apoiar candidatos e estudantes para se prepararem melhor para esse grande desafio. Nessa página o Google chega inclusive a recomendar links e cursos do Udacity, do Coursera (link p/ Coursera Brasil) e do próprio Wikipédia americano para os alunos se fundamentarem nessas habilidades técnicas.

Basicamente, é dividido essa página em dois grandes blocos: 11 habilidades técnicas puramente acadêmicas e 6 habilidades não tão acadêmicas.

HABILIDADES TÉCNICAS ACADÊMICAS

1. Introdução à Ciência da Computação.

2. Conhecimento de pelo menos em uma Linguagem de Programação Orientada a Objeto: C++, Python ou Java.

3. Outras Linguagens, tais como: C, Java Script, CSS, HTML, Ruby, PHP, Perl, Shell, Lisp e Scheme.

4. Saber testar código (bugs): Caixa Branca e Caixa Preta.

5. Matemática: Introdução à Lógica, Teoria dos Jogos, Raciocínio Lógico, Matemática Discreta.

6. Algoritmos e Estrutura de Dados: Pilhas e Filas, Algoritmos de Ordenação (quicksort, mergesort, heapsort), tabela hash, Árvore Binária, Organização de Algoritmos.

7. Profundo conhecimento de Sistemas Operacionais: Linux e Windows.

8. Inteligência Artificial: Robótica, Machine Learning.

9. Criar Compiladores.

10. Segurança da Informação: criptografia.

11. Programação Paralela.

HABILIDADES NÃO TÃO ACADÊMICAS

1. Trabalhos paralelos: como manter um Website, construir seu próprio servidor, ou construir um robô.

2. Trabalhar em projetos online de desenvolvimento de sistemas: ler e entender código existente, rastrear documentação e depurar.

3. Saber trabalhar em projetos com outros programadores: foco das Dinâmicas em Grupo – trabalhar em equipe.

4. Participar em Hackaton: desenvolver na prática em grupos a codificação por meio de competições.

5. Ser Assistente de Ensino: ensinar outros alunos na universidade ou em comunidades.

6. Fazer Estágio em Engenharia de Software: vivência no mundo empresarial.

Imagem do Filme sobre Estagiários do Google

Imagem do Filme sobre Estagiários do Google

Observações do BIT: Google abre inscrições para o programa de estágio que vai até 15 de Fevereiro de 2015 pelo site do Google (Clique em “APPLY NOW” para enviar o currículo e preencher a inscrição). São 26 vagas para atuar no escritório da empresa em São Paulo em diversas áreas, como vendas, marketing e atendimento ao cliente. O processo seletivo será realizado por videoconferência para ajudar aqueles que moram em outras cidades. Os escolhidos farão parte do Google no segundo semestre de 2015 com possibilidade de efetivação. Veja fotos e endereço do Google São Paulo com mesas de snooker e uma grande cafeteria, esteja preparado para trabalhar duro porém num ambiente informal e divertido.

QUALIFICAÇÕES MÍNIMAS !!

1. Os candidatos devem estar matriculados em um curso de graduação de 4 ou 5 anos em uma universidade no Brasil e planeja se formar em Dezembro de 2015 / Janeiro de 2016.

2. Os candidatos devem estar disponíveis para estagiar no escritório do Google em São Paulo a partir de Junho de 2015 a Janeiro 2016.

3. Capacidade de falar e escrever Inglês e Português fluentemente e idiomaticamente.

PASSOS DO PROCESSO SELETIVO

Inscrição – Dezembro-Janeiro

Teste online – Fevereiro

Entrevistas (via Google+ Hangouts) – Fevereiro-Março

Entrevistas de RH (via Google+ Hangouts) – Março-Abril

Entrevistas finais com os gerentes de contratação (via Google+ Hangouts) – Abril-Maio

Data de início – Junho-Julho

OBS.: se você quiser saber, de uma forma divertida, como é a competição para trabalhar no Google, recomendo fortemente a comédia: “Os Estagiários” !! Vale a pena ver …

E aí ?!? Vai encarar esse desafio ? Nada é impossível … Veja o vídeo abaixo:


sobre Prof.Dr.CARLOS VALENTE

Doutor (UniBan) em Educação Matemática, Doutorando (ITA) e Mestre (IPT) em Engenharia de Software. Pós-Graduado em Análise de Sistemas (Mackenzie), Administração (Luzwell-SP), e Reengenharia (FGV-SP). Graduado/Licenciado em Matemática. Professor e Pesquisador da Universidade Anhembi Morumbi e ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil. Autor de livros em Conectividade Empresarial. Prêmio em E-Learning no Ensino Superior (ABED/Blackboard). Consultor de T.I. em grandes empresas como Sebrae, Senac, Granero, Transvalor, etc. Viagens internacionais: EUA, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Espanha, etc. CURRICULO LATTES = http://lattes.cnpq.br/5121684547787661

Deixe uma resposta