Pronto para a Qualificação ?!? 1


Finalmente, correndo contra o tempo, acabo de entregar o meu “protótipo” da minha Tese para ir para a QUALIFICAÇÃO !! Realmente não é fácil. Eu tenho até alguma DICAS para quem está fazendo o seu TCC, Dissertação ou mesmo a sua Tese. Primeiro vou destacar um texto maravilhoso do famoso RUBEM ALVES, que extraí do livro “Fomos maus alunos“, que ele escreveu juntamente com o GILBERTO DIMENSTEIN, e que acho que tem tudo a ver para quem está escrevendo seu trabalho:

“Quando se vai escrever um texto ou um livro acontecem dois processos. O primeiro, fundamental e original, é uma orgia de idéias. As idéias vêm por conta própria, irracionalmente, inexplicavelmente, atropelando, saltando, dançando, numa enorme farra sem ordem alguma. O que o escritor faz é apenas anotar as ditas idéias para que não sejam esquecidas. Nesse momento elas se parecem com as centenas de peças de um quebra-cabeça espalhadas sobre a mesa. O segundo é um processo racional de juntar as peças na ordem certa, para que se forme o quebra-cabeça. O que se dá ao leitor, geralmente, é o quebra-cabeça montado e pronto, artigo ou livro. O leitor nada fica sabendo da farra que o antecedeu. Isto é: o leitor não participa da dança das idéias”.

qualificação

Eu me identifiquei demais com esse texto !! Com as idéias fervendo no cérebro, preciso logo descarrega-las para o papel, mas depois temos todo um trabalho de montar um QUEBRA-CABEÇA inteligível para todos. E isso dá um trabalho … Bem, então vamos para algumas DICAS que acho fundamentais para se organizar toda essa verdadeira bagunça:

1. Criei um MAPA MENTAL de todas as suas idéias e vai organizando e agrupando-as de forma que venha a fazer sentido para a sua linha de pesquisa e trabalho (ah! veja este site específico só sobre Mapas Mentais !!);

2. Uma das partes mais chatas de trabalhos dito científicos é a formatação dentro das normas da ABNT. Para tanto achei este site bárbaro, pois ele já lhe dá um Modelo do WORD para você ir encaixando suas idéias dentro dos moldes dessa norma “chata”;

3. E finalmente, nada melhor do que este site para lhe ajudar a montar a Bibliografia e Referências dentro da ABNT. É só ir colocando os dados que você obtém da publicação, ou site, que ele te monta direitinho e na sequencia certa as referências. Uma mão na roda !!

Bem, depois de tudo isso nada melhor que apresentar essa minha “prévia” da Tese para você ver e também me criticar de forma construtiva (ou mesmo destrutiva !! eheheh …) para você me retribuir com as DICAS que eu passei. Você pode me ajudar nisso ?!? Me passe as suas primeiras impressões, sugestões, dúvidas, qualquer coisa para ajudar este pobre acadêmico …

Tese Para Qualificação


Sobre Prof.Dr.CARLOS VALENTE

Doutor (UniBan) em Educação Matemática, Doutorando (ITA) e Mestre (IPT) em Engenharia de Software. Pós-Graduado em Análise de Sistemas (Mackenzie), Administração (Luzwell-SP), e Reengenharia (FGV-SP). Graduado/Licenciado em Matemática. Professor e Pesquisador da Universidade Anhembi Morumbi e ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil. Autor de livros em Conectividade Empresarial. Prêmio em E-Learning no Ensino Superior (ABED/Blackboard). Consultor de T.I. em grandes empresas como Sebrae, Senac, Granero, Transvalor, etc. Viagens internacionais: EUA, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Espanha, etc. CURRICULO LATTES = http://lattes.cnpq.br/5121684547787661


Deixe uma resposta

Um pensamento em “Pronto para a Qualificação ?!?

  • Prof. José Almeida

    Muito interessante o seu trabalho Prof. Valente, gostaria de acessar a sua pesquisa no final da sua tese, acho que tenho condições de replicar seu experimento em minhas classes. Nos falamos …