PowerPoint ou PREZI ?!? 1


O PowerPoint já virou tão clássico como software de apresentações, que o que impressionava no passado, hoje virou “carne de vaca” em qualquer exibição. A própria Microsoft teve que mudá-lo quase radicalmente na sua versão 2009 e também na 2010. Essas versões realmente vieram com recursos muito interessantes !! Mas, o PREZI veio para quebrar o paradigma das tradicionais apresentações, com recursos simples e inovadores, e está sendo muito bem aceito pela comunidade dos internautas …

Com o PowerPoint 2010 você pode realizar vários efeitos bem legais e as diferenças quanto a versão 2009 são muito poucas. Sabe aquele efeito de espelhamento na parte inferior de uma imagem, como o exemplo ao lado, é muito fácil de fazer nesta nova versão. E também utilizar dos recursos avançados de edição de imagens ficou moleza …

PowerPoint 2010Hoje, o PowerPoint vem com tantos recursos, que permite que seja utilizado com várias funções de Computação Gráfica, e uma delas é a edição de imagem. Quando ministro nas minhas aulas a criação de GIFs ANIMADOS, utilizo o PowerPoint tanto como gerador de sequência de GIFS como também ensino fazer os primeiros testes de animação.

E durante a sua apresentação você pode dar um show com as várias formas de transição entre os slides, semelhante aos vistos em TV. Fica fácil cativar e impressionar a audiência com tantos recursos novos !!

Mas, o PREZI veio com tudo !! Somente agora, conhecedor dos recursos dos dois, posso constatar que as apresentações feitas no PowerPoint mais me parecem como um grande baralho. Onde, a cada slide, eu jogo uma carta para a platéia, e jamais mostro todas as cartas em minhas mãos. Em tempos de Web 2.0, cooperação e colaboração, isso é mal …

PreziA filosofia básica do PREZI é como se tivéssemos uma lousa digital e que ao manipularmos uma câmera por essa superfície, podermos girá-la, dar um zoom, ir rapidamente de um ponto a outro da apresentação. Ou seja, fazemos a estrada que queremos que o nosso leitor caminhe com a gente.

A interface do PREZI é bastante inovadora. Com um menu no formato de engrenagem, acionamos os comandos e o que queremos fazer de forma bem tranquila. Como estamos muito acostumados com a interface clássica de menus estáticos, no primeiro momento o PREZI assusta, ou ficamos sem saber o que fazer.

Para justamente ampliar essa visão dessas duas ferramentas de apresentações, criei um curso de duração de 8 horas. Atualmente, para divulgar melhor o PREZI, utilizo nas minhas apresentações uma solução mista, e portanto, tenho explorado bastante dos vários recursos tecnológicos dessas duas ferramentas e aproveitado o melhor de cada uma delas.

No FACEBOOK você poderá acompanhar o interesse e os comentários das pessoas quanto a esse curso. Participe, e assim poderemos enriquecer melhor o curso com as suas dúvidas e comentários …


Sobre Prof.Dr.CARLOS VALENTE

Doutor (UniBan) em Educação Matemática, Doutorando (ITA) e Mestre (IPT) em Engenharia de Software. Pós-Graduado em Análise de Sistemas (Mackenzie), Administração (Luzwell-SP), e Reengenharia (FGV-SP). Graduado/Licenciado em Matemática. Professor e Pesquisador da Universidade Anhembi Morumbi e ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil. Autor de livros em Conectividade Empresarial. Prêmio em E-Learning no Ensino Superior (ABED/Blackboard). Consultor de T.I. em grandes empresas como Sebrae, Senac, Granero, Transvalor, etc. Viagens internacionais: EUA, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Espanha, etc. CURRICULO LATTES = http://lattes.cnpq.br/5121684547787661


Deixe uma resposta

Um pensamento em “PowerPoint ou PREZI ?!?

  • juliana

    Uma vez gostei muito da apresentação de um
    palestrante, e fiquei fascinada, tentei encontrar
    o programa mais nao achei.
    Boa dica, obrigada e verei o curso.