Por que, e para que um BLOG ?!?


Ultimamente tenho tido várias experiências muito positivas com os meus alunos em relação aos BLOGs que trabalho em Sala de Aula. Alguns tem aplicado em suas próprias empresas, outros criado os seus próprios, e ainda alguns estimulados com a idéia de criar um Blog profissional. O resultado tem sido bastante animador, em ver que estão entendendo o papel de destaque dos BLOGs na área da formação acadêmica, profissional e das redes sociais.

O que eu recomendo pessoalmente é que os alunos tenham basicamente, tanto do ponto de vista pessoal, como profissional, três BLOGs. E destaco também que já existe a profissão de blogueiro, aonde as empresas contratam profissionais para que possam intervir no processo de comunicação interna e externa da empresa.

BLOG

Portanto, acredito fortemente que o profissional deva ter o seu próprio BLOG para divulgação de suas idéias, projetos e desejos pessoais. Dessa forma, estar sempre antenado com o mercado e estar presente na WEB com as suas contribuições pessoais. Lógico, isso irá ter um impacto direto em sua vida profissional.

Pelo ponto de vista corporativo, sugiro que se tenha dois BLOGs. Um interno, aonde o profissional deverá colher as principais informações que afloram na empresa (novos clientes, produtos/serviços a serem lançados, projetos de impacto no mercado, etc…)

E finalmente um terceiro, que seria aquele dedicado ao seu público externo, tanto clientes, como mesmo fornecedores, parceiros, distribuidores, etc… Praticamente esse último BLOG externo seria a “nata” do BLOG interno. Aquelas notícias e informações que queremos que a mídia conheça, que nossos usuários saibam o que estamos desenvolvendo, quais estão sendo as nossas atividades de sucesso empresarial e assim por diante.

O que você acha dessa estratégia de três BLOGs ?!? Quase um tripé, o primeiro fincado no formato pessoal, o segundo melhorando a comunicação interna da empresa, e finalmente o terceiro divulgando o que de bom estamos fazendo empresarialmente. Dê a sua opinião a respeito !! Queremos saber o que você pensa sobre isso…


Sobre Prof.Dr.CARLOS VALENTE

Doutor (UniBan) em Educação Matemática, Doutorando (ITA) e Mestre (IPT) em Engenharia de Software. Pós-Graduado em Análise de Sistemas (Mackenzie), Administração (Luzwell-SP), e Reengenharia (FGV-SP). Graduado/Licenciado em Matemática. Professor e Pesquisador da Universidade Anhembi Morumbi e ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil. Autor de livros em Conectividade Empresarial. Prêmio em E-Learning no Ensino Superior (ABED/Blackboard). Consultor de T.I. em grandes empresas como Sebrae, Senac, Granero, Transvalor, etc. Viagens internacionais: EUA, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Espanha, etc. CURRICULO LATTES = http://lattes.cnpq.br/5121684547787661

Deixe uma resposta