POMODORO para a Gestão do Tempo ?!? 3


Nas minha andanças internáuticas deparei com essa impressionante e simples técnica de Gestão do Tempo. De tão simples assusta no começo !! eheheh … Ela denomina-se TÉCNICA POMODORO – com esse nome de pizzaiolo só poderia ter tido a sua origem na Itália. Essa técnica quebra o paradigma que devemos realizar várias atividades ao mesmo tempo para sermos produtivos, pois tudo comprova o contrário.

Quanto mais focados tivermos numa atividade, mais produtivo seremos (chega-se a ganhar mais de 20% de produtividade !!). Nosso cérebro foi desenvolvido para trabalharmos uma coisa de cada vez. (Leia reportagem da Revista Época: A internet faz mal ao cérebro? Veja ao final uma coluna que destaca “Evite fazer várias tarefas ao mesmo tempo”)

A. Gestão do Tempo: Como nasceu a técnica Pomodoro ?

gestão do tempoO então estudante Francesco Cirillo, no final da década de 80, preocupado com a sua forma anárquica de estudar se propôs se concentrar pelo menos 10 minutos totalmente focado em seu objetivo. Ao procurar alguma coisa que pudesse estar lhe “cobrando” esse período de tempo, achou um timer de cozinha no formato de tomate (pomodoro em italiano). E teve um relativo sucesso nesse experimento a ponto de tentar implementá-lo.

B. Gestão do Tempo: 5 passos para dominar o tempo !

Baseado nos conceitos de tempo de Henri Bergson, que coincide um pouco com a minha visão de tempo, e outros estudos, chegou na Técnica Pomodoro que possui somente cinco passos básicos para se ter um processo prático e efetivo na realização operacional de nosso planejamento de atividades diárias, que são:

C. Gestão do Tempo: Por que funciona ?!?

Outras técnicas de gestão de tempo se preocupam mais no planejamento, e essa foi a primeira que eu vi que foca na atividade. Cada POMODORO (veja o livro GRÁTIS em português) pode variar para cada pessoa, mas depois de vários experimentos verificou-se que as pessoas começavam com uma hora, depois diminuíam para 30 minutos, até chegarem no padrão indicado pelo autor que é de apenas 25 minutos + 5 minutos de relaxamento.

gestão do tempo

Ou seja, deve-se concentrar, manter o foco na tarefa, durante um POMODORO, fazer alguma atividade relaxante por 5 minutos, pegar outro POMODORO, e assim por diante, até se realizar um ciclo de 4 POMODOROS e ganhar uma pausa maior de 15 a 30 minutos para você fazer o que quiser (até mesmo uma caminhada !!). Mas, acredito que cada um deva adaptar essa técnica ao seu estilo próprio.

D. Gestão do Tempo: no WIKIPÉDIA !!

Cheguei a escrever no site referente a isso no Wikipédia: “Embora a técnica Pomodoro seja extramente simples e fácil, ela não deve ser usada simplesmente como um processo de acelerar o desenvolvimento da tarefa, mas sim como uma unidade de esforço temporal além do poder que ela tem de focar na tarefa, evitando distrações. Portanto, além de você descobrir ao longo do tempo quais são as atividades em que você seja menos produtivo, você poderá tentar se desenvolver melhor nesses seus pontos mais fracos”.

E. Gestão do Tempo “vitaminado”: Pomodoro + ZTD

Se juntarmos essa técnica com a do ZTD que abordamos num post anterior você poderá aumentar a sua produtividade de uma forma fantástica. De qualquer forma fiquei tão entusiasmado, que já programei alguns POMODOROS para fazer um livro a respeito de tudo isso … eheheheh !!

Veja como no site do POMODORO eles explicam rapidamente o conceito e o funcionamento básico dessa técnica de gestão de tempo:

Bom POMODOROS para você !!!

LINKS INTERESSANTES:
http://imasters.com.br/artigo/22316/carreira/ztd-e-pomodoros-dois-anos-depois
http://www.gestaodetempo.com.br/como-manter-o-foco-usando-pomodoro-technique/

Observação do Bit: Se caso você não tiver um pomodoro como mostra no vídeo acima, não tem problema, para ajudar fizeram um vídeo de 25 minutos com um pomodoro funcionando, assim que termina ele toca o alarme informando que passaram 25 minutos e coloca um link para o pomodoro de 5 minutos de descanso. Genial, né? Você acabou de economizar o valor de um pomodoro… hehehe…

http://youtu.be/PInj5HDbhO8 (pomodoro de 25 minutos)
http://youtu.be/uPBZ9V47cTc (pomodoro de 5 minutos)

Aproveite agora para se cadastrar e receber nossas LIÇÕES diariamente sobre os principais tópicos que circulam na WEB e que podem mudar a sua vida!! CADASTRE-SE clicando AQUI !!


Sobre Prof.Dr.CARLOS VALENTE

Doutor (UniBan) em Educação Matemática, Doutorando (ITA) e Mestre (IPT) em Engenharia de Software. Pós-Graduado em Análise de Sistemas (Mackenzie), Administração (Luzwell-SP), e Reengenharia (FGV-SP). Graduado/Licenciado em Matemática. Professor e Pesquisador da Universidade Anhembi Morumbi e ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil. Autor de livros em Conectividade Empresarial. Prêmio em E-Learning no Ensino Superior (ABED/Blackboard). Consultor de T.I. em grandes empresas como Sebrae, Senac, Granero, Transvalor, etc. Viagens internacionais: EUA, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Espanha, etc. CURRICULO LATTES = http://lattes.cnpq.br/5121684547787661


Deixe uma resposta

3 pensamentos em “POMODORO para a Gestão do Tempo ?!?