PAUL BARAN: Meu herói !! 1


Veja a imagem logo abaixo. Esta imagem, composta por 3 figuras, foi concebido por um dos pais da Internet, um verdadeiro gênio !! Infelizmente, ela é colocada em vários trabalhos sobre REDES SOCIAIS, sem a devida consideração a esse cientista. E eu caí nessa emboscada !! Na minha Tese de Doutorado, citei os seus três modelos de rede, mas não conseguia achar a sua devida referência…

Três Modelos de Rede
Foi para a minha total surpresa que a UOL no dia 29/03/11 publicou a seguinte notícia:

Paul Baran é considerado um dos pais da Internet

Após ler todos os detalhes do Artigo publicado pela UOL fui atrás, e após várias pesquisas consegui chegar na Origem desse material.

Inclusive tanto na WIKIPÉDIA em inglês, como em português, o link de referência estavam errados, mas eu mesmo corrigi na hora.

Somente fazendo um parêntesis, muita gente acha que a WIKIPÉDIA não deve ser utilizado academicamente. Veja este artigo polêmico a respeito … Mas, que resume um pouco do que pensamos !!

Acho que quem critica o WIKIPÉDIA nem sabe que se você achar um erro pode corrigi-lo a qualquer momento. Portanto, se o WIKIPÉDIA não for bom para você, você é que não contribuiu com a comunidade para fazer com que ele fosse bom … era somente colaborar e melhorar a nossa enciclopédia !!

A atualização da WIKIPÉDIA é incrível !! Eu quando achei esse verbete na enciclopédia on-line, já estava devidamente atualizada a data de falecimento do PAUL BARAN, e não fazia nem dois dias !!

Mas, voltando as “vacas magras” … Destaca-se na figura acima que embora tenha-se a mesma quantidade de pontos nos três modelos desenvolvidos por Paul Baran, tem-se uma estratégia de interligação. O centralizado, o descentralizado e o distribuído. O modelo intermediário embora tenha sido denominado por Baran de descentralizado, pode-se definir como sendo semi-centralizado, pois possui centros de controle igual ao primeiro só que em maior quantidade.

Com tudo isso ele conseguiu propor um modelo de comunicação entre os nós da Internet que viabiliza a interação entre eles, mesmo tendo vários deles desativados, como numa guerra nuclear, ou mesmo na fatalidade de um terremoto como ocorreu no Japão, mesmo assim a rede continua funcionando.

Precisamos fazer um minuto de silêncio em respeito a esse cientista que modificou a nossa forma de comunicarmos !!


Sobre Prof.Dr.CARLOS VALENTE

Doutor (UniBan) em Educação Matemática, Doutorando (ITA) e Mestre (IPT) em Engenharia de Software. Pós-Graduado em Análise de Sistemas (Mackenzie), Administração (Luzwell-SP), e Reengenharia (FGV-SP). Graduado/Licenciado em Matemática. Professor e Pesquisador da Universidade Anhembi Morumbi e ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil. Autor de livros em Conectividade Empresarial. Prêmio em E-Learning no Ensino Superior (ABED/Blackboard). Consultor de T.I. em grandes empresas como Sebrae, Senac, Granero, Transvalor, etc. Viagens internacionais: EUA, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Espanha, etc. CURRICULO LATTES = http://lattes.cnpq.br/5121684547787661


Deixe uma resposta

Um pensamento em “PAUL BARAN: Meu herói !!