Hoje em dia tem profissões que exigem o uso de dois monitores ou até mais, ligados no mesmo computador, para acompanhar índices e fazer pesquisas.

No caso dos operadores financeiros, negociando ações na bolsa de valores ou analisando gráficos de empresas ou criptomoedas, precisam pelo menos de duas telas.

Já pensou em trabalhar com dois monitores? O que acha?

Qual a Principal Vantagem de usar 2 Monitores?

A Principal vantagem é que você tem o DOBRO de espaço da sua área de trabalho e isso é bastante significativo!

Segundo estudos em laboratório, realizada pela Jon Peddie Research e publicado na “The New York Times“, chegaram a seguinte conclusão:

Só o fato de adicionar um segundo monitor à sua área de trabalho, pode-se ter índices de 20 a 30% de GANHO de performance.

Confesso que a primeira vez que vi essa pesquisa fiquei desconfiado. Seria possível produzir de 20 a 30% mais, APENAS usando 2 telas ao mesmo tempo?

Pesquisas mais recentes chegaram a seguinte conclusão, publicado na Globe News Wire:

“Descobrimos que os usuários de vários monitores têm um aumento médio de produtividade esperada de 42%”, disse o Dr. Jon Peddie PE, Presidente da Jon Peddie Research.

Baseado no seguinte princípio: “Quanto mais você pode ver, mais você pode fazer.”

A Instalação Fácil dos Dois Monitores

Na primeira oportunidade que tive de implementar essa interessante solução, percebi rapidamente quanto que eu comecei a ganhar em performance.

No meu computador com sistema operacional UBUNTU, o meu investimento foi o seguinte:

Pelo retorno que tive em tempo e rapidez, compensou cada centavo gasto. Para quem tem o WINDOWS essa instalação fica ainda mais fácil.

Placa de Vídeo para Dois Monitores

E se você tiver um notebook, a facilidade dele virar a segunda tela do desktop (ou vice-versa) fica ridículo (veja mais detalhes técnicos nesta reportagem).

Como Trabalho com as Duas Telas

É muito fácil movimentar uma janela entre os dois monitores e deixar tudo o que precisa num único ambiente, de forma bem visível.

Como exemplo de uso, posso falar da minha instalação pessoal, como trabalho no dia a dia com os meus dois monitores:

Com a tela da ESQUERDA, trabalho com o navegador Chrome e deixo o Gmail, Google Tarefas e Agenda sempre aberto (adoro todas essas ferramentas do Google).

Dessa forma, eu sempre posso ver como anda meus e-mails, o que tenho para fazer, inserir coisas novas na lista e como está a minha agenda na semana.

Com a tela da DIREITA, trabalho com o navegador Firefox, deixo aberto um aplicativo de Inteligência Artificial, como o Gemini do Google, para minhas pesquisas e aproveito para deixar aberto também um portal de notícias.

Assim, fico por dentro das notícias e através do navegador acompanho esporadicamente as redes sociais, blogs acadêmicos dos alunos, sites de interesse e outras informações bem interessantes.

Todas as pesquisas no Google faço com a tela da DIREITA.

Trabalhando com Dois Monitores

Quais as Vantagens de Trabalhar com 2 Monitores

A vantagem de trabalhar com dois browsers abertos é que posso navegar na Internet tirando vantagens positivas de cada um, dependendo do site.

Para quem tem dislexia é uma maravilha. Tenho um artigo que escrevi sobre “DISLEXIA tem Cura? Quais são os Sintomas?“, te convido a ler e tirar proveito.

Por exemplo, para escrever este artigo, fiquei escrevendo com a tela da esquerda, enquanto a tela da direita tinha as minhas pesquisas de apoio.

Se ficasse no velho “ALT+TAB” morreria na praia, com certeza ganhei em TEMPO e RAPIDEZ!

Existe uma diversidade muito grande de soluções diferentes que dão um resultado muito semelhante ou igual, veja aqui as soluções que existem.

Quais as Desvantagens de Usar esta Configuração

Quase nenhuma… Hehehe…

Acredito que para alguns o maior problema seja o ESPAÇO, no meu caso a minha mesa era grande o suficiente para acomodar dois monitores.

Mas existe Suporte de Mesa para Dois Monitores que sustenta eles, de forma a ocupar o mínimo de espaço possível em sua mesa.

Suporte de Mesa para Dois Monitores

Talvez outra desvantagem seja o PREÇO, apesar que dá para ter soluções mais econômicas utilizando o que já existe.

De repente já possui um monitor pifado que está encostado, que não liga e o conserto sai mais barato que a compra de um novo monitor.

Ou tem um notebook e pode usar ele como segundo monitor ou usar um software que compartilha o mesmo mouse entre seu PC e notebook.

Outro problema é CALIBRAR as cores entre os dois monitores, especialmente se trabalha com edição de imagens ou com vídeos.

Sempre existe uma diferença de cor, mesmo comprando os dois da mesma marca, modelo e na mesma loja, nem sempre são exatamente iguais. Mas normalmente o ajuste compensa esta diferença de cor, tonalidade e brilho.

Conclusão

Como na dislexia a memória é prejudicada, com esta estratégia sempre tenho do meu lado as ideias do que preciso escrever e fazer.

Para desenvolver os textos para o Doutorado (como foi o meu caso) é imprescindível dois monitores.

Talvez uma cerveja ou uma “cuba libre” ajude a “liberar” o perfeccionismo agregado a essa deficiência.

Abaixo deixo um vídeo mostrando as vantagens e desvantagens de usar dois monitores:

Os Benefícios de Usar Dois Monitores