Para quê usar 2 monitores ?!? 3


Só o fato de você adicionar um segundo monitor à sua área de trabalho, pode-se aumentar, conforme estudos em laboratório, índices de 20 a 30% de ganho conforme reportagem da “The New York Times” de acordo com uma pesquisa realizada pela Jon Peddie Research. Confesso que a primeira vez que vi essa pesquisa fiquei desconfiado !!

Mas, na primeira oportunidade que tive de implementar essa interessante solução de 2 monitores, percebi rapidamente quanto que eu comecei a ganhar de performance.

No meu UBUNTU, coloquei uma placa gráfica com duas saídas e um adaptador DVI para VGA, gastando não mais do que duzentos reais, que já retornou com o ganho adicional. Para quem tem o WINDOWS essa instalação ainda fica mais fácil !! E se você tiver um notebook, a facilidade dele virar o seu segundo monitor do desktop (ou vice-versa) fica ridículo (veja mais detalhes técnicos nesta reportagem). É extremamente lúdico você movimentar uma janela entre os 2 monitores, fora que você deixa tudo o que precisa num único ambiente e de forma bem visível !!

Como exemplo de uso, posso falar da minha instalação: eu trabalho com o monitor da esquerda, com o navegador CHROME e deixo o Gmail, Google Tarefas e Agenda sempre aberto (adoro todas essas ferramentas do GOOGLE !!). Dessa forma, eu sempre posso ver como anda meus emails, o que tenho para fazer, ou inserir coisas novas na lista, e como está a minha agenda na semana.

E no monitor da direita, trabalho com o Firefox, ficando com o Netvibes (o que eu chamo de Portal Pessoal !!) e a página do UOL. Assim, fico por dentro das notícias, e através do Netvibes acompanho esporadicamente o Twitter, Blogs de interesse, e outras informações bem interessantes. Todas as pesquisas no Google faço no monitor destro.

A vantagem de trabalhar com dois browsers abertos é que posso navegar na Internet tirando vantagens positivas, dependendo do site, de cada uma dessas ferramentas de navegação.

Para quem tem dislexia é uma maravilha !! Pois, para escrever este POST, por exemplo, fiquei escrevendo com o monitor esquerdo, enquanto tinha no direito as pesquisas auxiliares para me apoiar no desenvolvimento da escrita. Se ficasse no velho “ALT+TAB” morreria na praia …

Como na dislexia a memória é prejudicada, com esta estratégia sempre tenho do meu lado as idéias do que preciso escrever e fazer. Para desenvolver os textos para o Doutorado, é imprescindível dois monitores !! Além de uma cuba-livre para “liberar” o perfeccionismo agregado a essa deficiência …


Sobre Prof.Dr.CARLOS VALENTE

Doutor (UniBan) em Educação Matemática, Doutorando (ITA) e Mestre (IPT) em Engenharia de Software. Pós-Graduado em Análise de Sistemas (Mackenzie), Administração (Luzwell-SP), e Reengenharia (FGV-SP). Graduado/Licenciado em Matemática. Professor e Pesquisador da Universidade Anhembi Morumbi e ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil. Autor de livros em Conectividade Empresarial. Prêmio em E-Learning no Ensino Superior (ABED/Blackboard). Consultor de T.I. em grandes empresas como Sebrae, Senac, Granero, Transvalor, etc. Viagens internacionais: EUA, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Espanha, etc. CURRICULO LATTES = http://lattes.cnpq.br/5121684547787661


Deixe uma resposta

3 pensamentos em “Para quê usar 2 monitores ?!?

  • André Caldas

    Pra se acostumar de novo com um monitor só, primeiro você tem que pegar esses três e embaralhar!! Aí depois você vai achar que só um monitor é uma beleza!!

  • Prof. VALENTE Autor do post

    Eheheheheheh !! É verdade ROGERIO, a coisa fica tão boa que depois quando não temos os 2 monitores (ou três como vc sugere !! rsrsrs…) fica até difícil de trabalhar, né ?!?

  • Rogerio Fernandes Pereira

    Imagine com 3 monitores. Meu caso tenho uma placa de vídeo Nvídia com saídas VGA, HDMI e DVI… É show de bola… O difícil é acostumar com apenas um monitor depois! :)