9 Motivos para usar o Twitter !! 3


Fiquei pensando, pensando, pensando… pra que serve o Twitter? Realmente a primeira vista parece ser mais uma mídia social consumindo o nosso precioso tempo. Mas porque devo usar o Twitter? Que motivos tenho para entrar regularmente no Twitter? Existem motivos assim tão fortes a ponto de aguentar o Twitter “baleiando”? (representação de uma baleia indicando que o serviço está fora do ar ou com instabilidade)

Realmente são perguntas interessantes e importantes e após muita pesquisa cheguei a conclusão que existem pelo menos 9 motivos para não desistir de ser um usuário fiel do Twitter:

Twitter Off Line
Twitter Off-Line

Twitter Muito Off Line
Twitter Muuuuito Off-Line

1) No caso de um atentado terrorista (como aconteceu na vida real em Mumbai, na Índia):

Efeito Positivo: Teria centenas ou milhares de pessoas seguindo passo a passo os seus Twittes. Seria como que uma novela da vida real, saberíamos com detalhes o que está acontecendo com você e com todos reféns indefesos nas mãos de terroristas fanáticos a cada twitada.

Efeito Negativo: Para que Twittar neste caso? Será que alivia a dor ou a aflição? Será que a solução virá mais rápido? e se um dos terroristas também estiver no twitter naquele instante? FERROU!!!!
Vocês terão que entrar num acordo, talvez um seguindo o outro no twitter, numa rede “social-terrorista”.

2) No caso de um terremoto ou de uma calamidade causado pelas forças da natureza:

Efeito Positivo: Acho difícil que neste caso ainda tenha energia elétrica no local ou que a vítima esteja animada para twittar, mas vamos supor que exista um viciado em mandar mensagens pelo Twitter entre os escombros, usando o restinho de bateria do notebook, realmente seria histórico as emoções transmitidas AO VIVO.

Efeito Negativo: Acho que a maioria não levaria a sério estas mensagens e mesmo que levassem a sério, poucos estariam acompanhando o drama e mesmo que muitos estivessem acompanhando, acho que nesta hora existem coisas muito mais importantes, como salvar as vítimas destes escombros.

3) No caso de uma filha solteira que mora sozinha, twittando para os pais:

Efeito Positivo: Os pais ficariam alegres em saber que a filha tem uma vida absolutamente normal, tendo horários certos para acordar, almoçar, trabalhar, dormir, etc

Efeito Negativo: Na verdade a filha não leva uma vida “normal”, ela acaba twittando rapidamente do seu celular enquanto está na balada, ou mesmo entre uma bebida e outra (se for possível twittar “normalmente” depois disso)…

4) No caso da pessoa que tem vários amigos e quer que eles acompanhem o seu dia a dia:

Efeito Positivo: Seus amigos ficarão alegres em acompanhar as suas realizações a cada momento, eles vão se sentir como um Paparazzi atrás de uma celebridade, acompanhando cada passo seu, o exato momento que você vai ao supermercado, o horário que você vai escovar os dentes, etc…

Efeito Negativo: Seus amigos irão achar que você é um “puta” narcisista, esnobe e egoísta, que fala somente sobre futilidades sem importância em cada Twitada, até chegar o dia em que seus amigos deixarão de te seguir ou irão te bloquear porque não aguentam mais te seguir.

5) No caso do twittador que aproveita para fazer um anúncio comercial ou vender alguma coisa:

Efeito Positivo: Aumento de tráfego no site comercial do “cara”.

Efeito Negativo: Várias pessoas deixando de seguir este “cara” que usa o Twitter apenas para finalidade comercial, para fazer propagandas ou para vender bugigangas e inutilidades. A maioria deixará de segui-lo e acabará no Limbo Eterno… Descanse em Paz!! Amém!!

6) No caso de pessoas que adoram falar sobre as últimas notícias do Brasil ou do Mundo:

Efeito Positivo: As pessoas nem precisam entrar nos sites de notícias como o Uol, Globo, Terra, etc. Sempre estaremos atualizados graças ao Twitter, com notícias fresquinhas, as vezes notícias que nem chegou ainda na central de jornalismo, ou então com links de notícias de última hora.

Efeito Negativo: Podem te achar um baita fofoqueiro, tipo Nelson Rubens, espalhando notícias adoidado, sem nenhum critério. Na melhor hipótese podem te achar uma pessoa com veia jornalística e que está antenado a tudo que está acontecendo no Brasil e no Mundo.

7) No caso de namorados que falam sobre cada passo que dão:

Efeito Positivo: O amor é lindo e é muito bom acompanhar o que o nosso “benhê” está fazendo a cada momento. Cada Twitada dele ou dela dispara o nosso coração.

Efeito Negativo: Cada dia que passa lendo o twittes dele ou dela nos leva a dúvidas cruciais, descobrimos que a vida do nosso “benhê” é sem graça, quase fútil. Descobrimos erros de português, interesses duvidosos, uma verdadeira pessoa sem noção. Depois de algum tempo o coração dispara… mas de raiva!!!

8 ) No caso do Twittador comediante que conta a última piada que ouviu ou que acabou de ler na Internet:

Efeito Positivo: Seus ouvintes (ou melhor, leitores) acharão graça e irão te achar o Máximo.

Efeito Negativo: A piada já é bem conhecida por todos, ainda por cima foi mal contada devido o limite de 140 caracteres, por fim perde vários seguidores e até mesmo amigos de longa data.

9) No caso de pessoas que usam o Twitter para divulgar o seu Blog pessoal:

Efeito Positivo: De extrema importância para a Twitosphera, pois a grande maioria dos seguidores esperam com forte desejo, ler o Post mais recente. Inclusive ficam horas no Twitter aguardando um update indicando que existe finalmente um novo post no Blog.

Efeito Negativo: Não existe!! Twittar sobre um novo Post do nosso Blog É TUDO DE BOM !!!

Espero ter sido realista com as minhas observações e não ter sido tendencioso em algum momento, sendo o mais justo e imparcial possível… não é mesmo? rsrsrs… Aproveite e Veja agora mesmo quem são os brasileiros com mais de 1 MILHÃO de seguidores.

Você sabe de mais alguns casos? Tenho certeza que sim… Então dá uma twittada para mim, use o DM (Direct Messages) e terei prazer de acrescentar mais alguns casos nesta lista de casos estrambólicos e alucinantes do Twitter… (@jorgevalente_)

A operadora OI recomenda: “Seja um Ligadorrrr”,
o Blog Bit e Byte recomenda: “Seja um Twittadorrrr”,
O Ministério da Saude recomenda: “Cai fora enquanto ainda dá tempo…”


Sobre Prof. JORGE VALENTE

O Prof. Jorge Valente ou mais conhecido como Bit, é graduado em Gestão da Informação pela UniSEB e com formação técnica em informática e eletrônica pela Getúlio Vargas. Trabalhou com servidores de grande porte prestando serviços de informática para Bovespa, Prodesp e Bradesco. Atuou como responsável pela implantação e configuração de sistemas gerenciadores de Emissores de Cupom Fiscal na área comercial. Especializou-se em Sistemas Oracle-ERP nos módulos OM, AR-Billing, INV e RI. Atualmente trabalha com Tecnologia Educacional com programação e banco de dados. Tem como Hobby o mercado financeiro, sendo trader Forex e trader Esportivo.


Deixe uma resposta

3 pensamentos em “9 Motivos para usar o Twitter !!

  • Alberto

    Demais, Prof. Jorge: Além de muito conhecimento, também muita sabedoria e inteligência. Parabéns mesmo e obrigado de me emprestares tais informações. Continue assim que eu gostei muito !!!!!!!!!!!! De um portuga de Portugal continental e até….. alberto dándrade

  • Erika

    Adorei os motivos e a análise dos prós e contras do twitter! Mas não adianta, já estou viciada, o vírus me pegou!! rsrsrs

  • Roberto Menezes

    Muito bem humorado esta narrativa sobre o Twitter. Gostei.