CURRÍCULO LATTES Como fazer ?


Currículo LattesTodo professor deve ter o seu Currículo Lattes. E para quê serve ?!? Hoje em dia é praticamente obrigatório ter o Currículo Lattes e cada vez mais as Instituições de Ensino cobram dos seus educadores. O Currículo Lattes deve ser preenchido no site do CNPq na Plataforma Lattes. E ele é considerado o banco de dados mais completo dos acadêmicos e pesquisadores da área de Ciência e Tecnologia do Brasil. E portanto esse sistema, que existe desde de 1999, permite a busca dos currículos que foram devidamente cadastrados.

A Plataforma Lattes permite integrar as bases de dados de Currículos, Grupos de Pesquisa e de Instituições em um único Sistema de Informação. E hoje é um forte instrumento para formulação das políticas do Ministério de Ciências e Tecnologia. Não deixem de ver a super-DICA, para preenchimento do seu Currículo Lattes, que detalho melhor ao final deste POST !!! …

currículo lattes – CNPq

Currículo Lattes

O físico Lattes

Conforme o próprio Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, o Currículo Lattes se tornou um padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do país, e é hoje adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País. Por sua riqueza de informações e sua crescente confiabilidade e abrangência, se tornou elemento indispensável e compulsório à análise de mérito e competência dos pleitos de financiamentos na área de ciência e tecnologia.

currículo lattes – origem

O nome LATTES é decorrência a uma homenagem ao físico brasileiro na área de estrutura atômica, chamado Cesare Mansueto Giulio Lattes, ou simplesmente César Lattes, que vemos nas fotos ao lado, em várias fases de sua importante vida, que veio a falecer recentemente em 2005.

Atualmente até para validar os dados cadastrados no Currículo Lattes foi realizado uma parceria do CNPq com a Receita Federal verificando se os dados estão corretos. Comigo mesmo ocorreu uma inconsistência e tive que ir nos Correios, e depois num posto da Receita Federal num PoupaTempo, para validar os dados. No caso, era o nome da minha genitora que estava grafado erroneamente. Meio burocrático tudo isso, mas necessário !!

currículo lattes – DICA

Tão burocrático que a grande maioria dos colegas acadêmicos deixam de atualizar o Currículo Lattes pela relativa complexidade no preenchimento. Uma DICA que gostaria de passar, e que me motivou a fazer este POST, é o “MANUAL DE PREENCHIMENTO DO CURRÍCULO LATTES” que foi muito bem desenvolvido pela Profa. Dra. Caroline Kraus Luvizotto para servir de apoio e consulta ao Mestrado em Educação da Unoeste (Presidente Prudente). Veja esse MANUAL abaixo:

O desafio do CNPq em manter essa plataforma, como um grande padrão nacional de currículos, sem dúvida alguma incentiva, de forma sem precedentes, o fomento à ciência brasileira.

Se você quiser ver o meu Currículo Lattes como um exemplo para fazer o seu, ou para aprimorá-lo, fique a vontade !!

Aproveite agora para se cadastrar e continuar a receber nossas LIÇÕES diariamente sobre os principais tópicos que circulam na WEB e que podem mudar a sua visão de mundo e na educação !! CADASTRE-SE clicando AQUI !!

Palavras-chave: currículo lattes, atualizar currículo lattes, currículo lattes como fazer, currículo lattes como fazer, como fazer um currículo lattes, fazer currículo lattes.


Sobre Prof.Dr.CARLOS VALENTE

Doutor (UniBan) em Educação Matemática, Doutorando (ITA) e Mestre (IPT) em Engenharia de Software. Pós-Graduado em Análise de Sistemas (Mackenzie), Administração (Luzwell-SP), e Reengenharia (FGV-SP). Graduado/Licenciado em Matemática. Professor e Pesquisador da Universidade Anhembi Morumbi e ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil. Autor de livros em Conectividade Empresarial. Prêmio em E-Learning no Ensino Superior (ABED/Blackboard). Consultor de T.I. em grandes empresas como Sebrae, Senac, Granero, Transvalor, etc. Viagens internacionais: EUA, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Espanha, etc. CURRICULO LATTES = http://lattes.cnpq.br/5121684547787661

Deixe uma resposta