Um enigma matemático que desafiou mentes matemáticas e inteligentes por 358 anos, finalmente desvendado por Andrew Wiles: a prova definitiva do Último Teorema de Fermat.

Graças a minha amiga do Doutorado, a ANA MARIA POGGIO, consegui ter acesso a um maravilhoso vídeo sobre “O ÚLTIMO TEOREMA de FERMAT”.

A extraordinária história que conta sobre um enigma que confundiu matemáticos e as maiores mentes do mundo durante 358 anos. Uma história que começou em 1637 e só terminou em 1995.

Quem foi Pierre de Fermat?

Matemático e cientista francês, Pierre de Fermat nasceu em 1601 e foi um dos mais brilhantes matemáticos de todos os tempos.

Fermat gostava de trocar e resolver desafios, em certa ocasião perguntaram se o número 100.895.598.169 era primo ou não.

Tais questões geralmente levavam anos para serem resolvidas, mas ele respondeu sem hesitação que o número era primo.

Pois o número proposto era o produto de 112.303 e 898.423, e que ambos fatores eram primos.

Em 1629 Fermat inventou a Geometria Analítica. Contribuiu para o cálculo geométrico e infinitesimal, a teoria dos números e a teoria da probabilidade.

Novamente desafiaram Fermat a encontrar a tangente à curva x³ + y³ = 3axy pois tinham certeza que desta vez ele falharia.

O próprio René Descartes foi incapaz de resolver o problema e ficou intensamente irritado quando Fermat o resolveu com facilidade.

Sem dúvida Fermat era um homem de iniciativa, se quiser desenvolver esta qualidade leia o artigo “Tenha Mais Iniciativa com estas 7 Dicas“.

Se o seu caso é dificuldade para estudar leia sobre as “15 Dicas para se Concentrar Melhor nos Estudos“.

Explicação sobre o “Último Teorema de Fermat”

Porém é na teoria dos números que se engloba o seu famoso teorema, conhecido como “Último Teorema de Fermat“.

Primeiro devemos relembrar o famoso Teorema de Pitágoras que diz: “a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa“.

O Teorema de Pitágoras demonstra que xn + yn = zn com n = 2 existem números inteiros x, y e z que satisfazem esta igualdade.

Porém FERMAT garantia que se n fosse inteiro e n > 2 NÃO existiria números inteiros x, y e z que iria satisfazer esta igualdade.

Equação do Último Teorema de Fermat

Portanto o Último Teorema de Fermat, que é uma generalização do Teorema de Pitágoras, diz:

“Não existe nenhum conjunto de inteiros positivos x, y, z e n com n maior que 2 que satisfaça a equação.”

Este teorema ficou ainda mais famoso porque Fermat escreveu na margens de um livro:

“Eu tenho uma demonstração realmente maravilhosa para esta proposição, mas esta margem é demasiado estreita para a conter”.

Fermat morreu e o enigma ficou. Qual era a solução elementar para este problema, que ele encontrou em vida, mas não pode demonstrar?.

Durante mais de 358 anos ninguém encontrou uma solução, o mistério permaneceu por muitos anos sem uma resposta.

Quem foi Andrew Wiles?

Andrew Wiles, nascido em Cambridge, no dia 11 de Abril de 1953 é um matemático britânico, professor na Universidade de Princeton, EUA.

A paixão desde criança para resolução de problemas matemáticos, fez com que Andrew Wiles, após 7 anos árduos, demonstrasse em 1993 a solução deste problema.

Porém pouco tempo depois foi comprovado uma pequena falha na sua demonstração, ele se retirou por 14 meses e a trouxe reformulada.

No final de 1994, depois de alguns meses de apreciação das 200 páginas, a sua demonstração é definitivamente aceita.

Incrível que apenas algumas dezenas de matemáticos no mundo tiveram condições de seguir a linha de raciocínio e comprovar a demonstração.

Inclusive Pierre de Fermat e Andrew Wiles foram homenageados no selo publicado pela República Tcheca por ocasião do Ano Internacional da Matemática em 2000.

Selo Comemorativo do Último Teorema de Fermat

Vale a pena ver a emoção contida por Andrew Wiles ao ter a revelação de sua vida, demonstrada e comprovada matematicamente no vídeo abaixo.

Tudo isso para provar o que Fermat escreveu: “Encontrei uma demonstração verdadeiramente maravilhosa disto, mas esta margem é estreita demais para contê-lo”.

Como ele tinha o costume de escrever nas margens dos livros, neste pequeno espaço de papel, não foi suficiente para demonstrar seu teorema.

Mas, a maioria dos matemáticos acreditam que Fermat exagerou ou errou, ao insinuar que seria possível uma demonstração elementar.

Andrew Wiles teve que explorar conceitos avançados da Teoria dos Números para poder finalmente apresentar uma demonstração no século XX.

Para desenvolver bons hábitos não é fácil, mas saiba quais são os “7 HÁBITOS Diários dos Ricos e Famosos” para ter sucesso na vida.

Apesar deste VÍDEO estar com legendas em espanhol, podemos observar nesta série Horizonte da BBC a emoção de Andrew Wiles, vale a pena assistir! Desculpe, mas até hoje não consegui encontrar este vídeo em português, se alguém encontrar me avise!

Recomendação de Livro sobre o Enigma de Fermat

Este excelente livro “O Último Teorema de Fermat” apresenta na sua introdução a história da entrevista realizada com Andrew Wiles pela BBC.

Este livro conta a história do enigma que confundiu as mais brilhantes mentes do mundo durante 358 anos em formato de bolso.

Um dos enigmas matemáticos mais instigantes do mundo foi desvendado em 1994 por Andrew Wiles.

Muitos pesquisadores devotaram suas vidas para revelar o enigma por quase quatro séculos de estudos, tentativas e, principalmente, persistência.

Este livro relata a busca épica pela resolução do maior problema matemático de todos os tempos, um misto de ciência, obsessão e drama.

Um outro livro imperdível é “A fascinante história da matemática” de Mickaël Launay.

O jovem prodígio da matemática Mickaël Launay mostra que todo mundo gosta de matemática. O problema é que quase ninguém sabe disso.

Nos tempos pré-históricos a matemática nasceu para ser útil. Os números serviam para contar os carneiros do rebanho. Com a geometria, era possível medir campos e traçar estradas.

A história poderia parar por aí, mas ao longo dos séculos o Homo sapiens admirou-se ao descobrir os caminhos sinuosos dessa ciência às vezes abstrata.

Você vai descobrir que a matemática é bonita, poética, surpreendente, prazerosa e cativante. O número pi é fascinante.

A sequência de Fibonacci e o número de ouro nos conduzem a pistas inesperadas. As equações nos lançam desafios e atiçam deliciosamente nossa inteligência.

Se você nunca entendeu matemática, se chegou até a detestá-la, o que acha de dar a ela uma segunda chance? Você poderá ter uma grande surpresa ao ler “A fascinante história da matemática“.

Conclusão

Está disponível na Internet um link gratuito de “O Último Teorema de Fermat” com reprodução parcial do livro, que vale a pena ler !!

Na minha tese de Doutorado pretendo explorar ainda mais esta estratégia de aproximar os alunos com a Matemática através do processo de investigação científica.

Semelhante a um filme de ação aonde o mocinho tem que descobrir, através de várias pistas, o mistério que está por trás do filme.