O Último Teorema de Fermat !! 5


Graças a minha amiga do Doutorado, a ANA MARIA POGGIO, consegui ter acesso a um maravilhoso vídeo sobre O ÚLTIMO TEOREMA de FERMAT, a história do enigma que confundiu as maiores mentes do mundo durante 358 anos.

Pierre de Fermat nasceu em 1601 e foi um dos mais brilhantes matemáticos de todos os tempos. Embora o Teorema de Pitágoras demonstre que:
Xn + Yn = Zn com n = 2 existam números inteiros X, Y e Z que satisfazem a igualdade, FERMAT garantia que se n fosse inteiro e n > 2 (n maior que 2) NÃO existiria números inteiros X, Y e Z que satisfazem esta igualdade.

A paixão desde criança para resolução de problemas matemáticos, fez com que ANDREW WILLES, após 7 anos árduos, demonstrasse em 1994 a solução deste problema, que inclusive virou selo comemorativo (conforme imagem acima). Vale a pena ver a emoção contida de ANDREW WILLES ao ter a revelação de sua vida, demonstrada e comprovada matematicamente.

Tudo isso para provar o que FERMAT escreveu: “Encontrei uma demostração verdadeiramente maravilhosa disto, mas esta margem é estreita demais para contê-lo”. Ou seja, como o costume de FERMAT era de escrever nas margens dos livros, o espaço contido nesse pequeno espaço de papel, não era suficiente para demonstrar a sua conclusão.

Mas, a grande maioria dos matemáticos acredita que FERMAT exagerou, ou mesmo errou, ao insinuar que isso era possível de ser provado com uma demonstração elementar. Como é possível de ver no filme ANDREW WILLES teve que explorar conceitos avançados da Teoria dos Números para poder finalmente apresentar, como ele mesmo afirma, uma demonstração do século XX.

Está disponível na Internet um excelente link do livro “O ÚLTIMO TEOREMA de FERMAT” aonde apresenta na sua introdução justamente a história da entrevista realizada com ANDREW WILLES para a filmagem deste vídeo da série Horizonte-BBC.

Na minha tese de Doutorado pretendo explorar ainda mais esta estratégia de aproximar os alunos da Matemática através do processo de investigação científica, como se fosse um filme de ação aonde o mocinho tem que descobrir, através de várias pistas, o mistério que está por trás do filme.


Sobre Prof.Dr.CARLOS VALENTE

Doutor (UniBan) em Educação Matemática, Doutorando (ITA) e Mestre (IPT) em Engenharia de Software. Pós-Graduado em Análise de Sistemas (Mackenzie), Administração (Luzwell-SP), e Reengenharia (FGV-SP). Graduado/Licenciado em Matemática. Professor e Pesquisador da Universidade Anhembi Morumbi e ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil. Autor de livros em Conectividade Empresarial. Prêmio em E-Learning no Ensino Superior (ABED/Blackboard). Consultor de T.I. em grandes empresas como Sebrae, Senac, Granero, Transvalor, etc. Viagens internacionais: EUA, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Espanha, etc. CURRICULO LATTES = http://lattes.cnpq.br/5121684547787661


Deixe uma resposta

5 pensamentos em “O Último Teorema de Fermat !!

  • jeter

    Bem!até agora tenho lido muito sobre esse assunto,e todos disem que encontraram a solução, mas ninguem mostrou ainda.Só falar que encontraram a solução é facil, eu quero é ver à solução.

  • Leandro (GPMV-NA2)

    Olá Professor,

    vi o seu post sobre o enigma de Fermat e me lembrei do filme espanhol que assisti, ele fala muito sobre o enigma e é bastante envolvente. Acredito que o sr. irá gostar…

  • João Pedro Madeira

    Caro Prof. VALENTE,

    …”Mas, a grande maioria dos matemáticos acredita que FERMAT exagerou, ou mesmo errou, ao insinuar que isso era possível de ser provado com uma demonstração elementar.”…
    Eu estou convencido que NÃO.
    Estou prestes a lançar um vídeo no YouTube, onde conclamo o MUNDO a acolher minha “demonstração elementar”, chamada por mim, de Prova Polinomial, visto que só se utiliza de recursos conhecidos à época de Pierre.
    Caso haja interesse de sua parte, em abordar minha visão algébrica da questão, fica aqui o convite. Caso contrário, aguarde os fatos.

    Respeitosamente.

    JP Madeira

  • Rodolpho Schimitd

    Vídeo interessante, a pessoa acreditou que conseguia não desistiu.
    Isso serve para todas as pessoas que tem um sonho.