O que devemos ensinar para as nossas crianças ?!?


No meu livro “Second Life e Web 2.0 na Educação” (veja mais detalhes na coluna à direita) comentamos de uma experiência única do simpático Prof. SUGATA MITRA. No vídeo a seguir você verá o seu famoso experimento intitulado “Hole in the Wall” (Buraco na Parede). Após esse vídeo provavelmente você se perguntará: “Não estamos ensinando errado as nossas crianças ?!?”.

Começando na Índia, cidade natal deste professor físico, e normalmente em regiões paupérrimas, ele disponibilizou livremente um computador para as crianças da região. O que ele ficou impressionado foi que depois de dois meses todas essas crianças, muito delas que nem frequentavam escolas, estavam operando os computadores, e que de tanto usar, reclamavam que se precisava melhorar os dispositivos eletrônicos.

Sempre trabalhando em grupos, e com um belo desafio de mexer naquele “mágico” equipamento, aqueles pequenos jovens conseguiam dominar até tópicos de grande complexidade.

Mesmo na Itália aonde a língua foi um problema de comunicação entre o Prof. SUGATA MITRA e a classe, com um devido desafio, as crianças estimuladas de forma positiva, respondiam rapidamente a praticamente qualquer questão.

Ou seja, disponibilizando computador e internet para os jovens, e com atividades desafiadoras, os professores precisavam somente estar apoiando positivamente os alunos em suas pesquisas na Web. A própria curiosidade infantil fazia milagres.

Por isso que defendo que todo professor hoje em dia para poder trabalhar para essa geração, necessita de no mínimo de um computador, datashow e internet.

Veja abaixo uma reportagem sobre o Projeto “Buraco na Parede”, e em seguida a palestra com o próprio Prof. SUGATA MITRA no TED.


Sobre Prof.Dr.CARLOS VALENTE

Doutor (UniBan) em Educação Matemática, Doutorando (ITA) e Mestre (IPT) em Engenharia de Software. Pós-Graduado em Análise de Sistemas (Mackenzie), Administração (Luzwell-SP), e Reengenharia (FGV-SP). Graduado/Licenciado em Matemática. Professor e Pesquisador da Universidade Anhembi Morumbi e ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil. Autor de livros em Conectividade Empresarial. Prêmio em E-Learning no Ensino Superior (ABED/Blackboard). Consultor de T.I. em grandes empresas como Sebrae, Senac, Granero, Transvalor, etc. Viagens internacionais: EUA, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Espanha, etc. CURRICULO LATTES = http://lattes.cnpq.br/5121684547787661

Deixe uma resposta