Seja um “Ninja Matemático” em um minuto …


Com este simples, mas simples mesmo, truque você será considerado o Ninja da Matemática, ou o Bidu dos Números !! Com uma única pergunta você conseguirá descobrir a sequência dos números provenientes da divisão por 7 (sete) e com quantas casas que você quiser. Eu mesmo que “bolei” esta mágica, depois que descobri a magia da divisão por 7 (sete).

Divisão por sete: procedimento

O procedimento é extremamente fácil. Peça que alguém divida um número qualquer de 3 ou 4 dígitos (na verdade, poderia ser de qualquer quantidade de números !!) pelo número 7 (sete). E diga para somente lhe passarem o primeiro dígito decimal. Isso é importante, enfatize que seja somente o primeiro número que apareça depois da vírgula. Ou seja, se nessa operação a pessoa escolher, por exemplo, o número 345 para dividir por 7 (sete) e for apresentado na calculadora, ou no próprio celular, o resultado 49,2857142 ela deverá somente lhe informar o número 2 (dois).

Com o truque, explicado abaixo, você imediatamente lhe passará que os próximos números são: 8-5-7-1-4-2 e assim por diante … Independente do número que ele lhe passar, você conseguirá passar os próximos números na sequência correta !!

Divisão por sete: o truque !

Qual é o truque ?!? Simples … O número 7 (sete) possui uma característica peculiar de que qualquer número dividido por ele gerar um dízima periódica com os números 7-1-4-2-8-5 e sempre nesta sequência infinita. Logo, se o seu amigo lhe disser um número diferente desses números (no caso: 3 ou 6 ou 9), pode ter certeza que ele fez algum erro, ou então que o número que ele escolheu ser exatamente um número divisível por sete e portanto não terá nenhum número decimal.

Portanto, se o seu amigo lhe disser, como no exemplo acima, o número 2 (dois), automaticamente você deverá mencionar o próximo número dessa dízima periódica, que neste caso específico é o 8-5 e voltar para o começo: 7-1-4-2-8-5 e assim por diante …

Divisão por sete: memorizar a dízima periódica

Com a minha tradicional dislexia, para eu memorizar essa sequência de números da dízima periódica, usei da característica matemática que essa sequência apresenta. Pode perceber que o próximo número é o dobro do seguinte, se escrevermos do jeito que apresento abaixo:

sete

Único “furo” é com o 56 (cinquenta e seis), que somente aparece a casa da dezena, mas aí devemos considerar a volta para o número 7 (sete) outra vez, nesse “looping infinito”.

Já fiz essa mágica com os meus alunos, e a grande maioria demora para conseguir descobrir a magia por trás desse aparente mistério. Como tenho Doutorado em Educação Matemática, logo pensam que eu consigo fazer isso mentalmente pela facilidade aparente que tenho com os números … mero engano !!! eheheheh …

Aproveite agora para se cadastrar e continuar a receber nossas LIÇÕES diariamente sobre os principais tópicos que circulam na WEB e que podem mudar a sua visão de mundo e na educação !! CADASTRE-SE clicando AQUI !!

Palavras-chave: número, magia, ninja, número 7, sete, divisão por sete, mágica, mágica com números, matemática, características do número sete, dízima periódica


Sobre Prof.Dr.CARLOS VALENTE

Doutor (UniBan) em Educação Matemática, Doutorando (ITA) e Mestre (IPT) em Engenharia de Software. Pós-Graduado em Análise de Sistemas (Mackenzie), Administração (Luzwell-SP), e Reengenharia (FGV-SP). Graduado/Licenciado em Matemática. Professor e Pesquisador da Universidade Anhembi Morumbi e ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil. Autor de livros em Conectividade Empresarial. Prêmio em E-Learning no Ensino Superior (ABED/Blackboard). Consultor de T.I. em grandes empresas como Sebrae, Senac, Granero, Transvalor, etc. Viagens internacionais: EUA, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Espanha, etc. CURRICULO LATTES = http://lattes.cnpq.br/5121684547787661

Deixe uma resposta