Minha DISLEXIA e as Novas Tecnologias !! 1


Nas minhas andanças pelo Brasil administrando cursos de pós-graduação e MBA, encontrei na FSP de AVARÉ uma professora que numa conversa informal me indicou um interessante livro que vai ao encontro com as minhas principais linhas de pesquisa. O título do livro me chamou bem atenção “EDUCAÇÃO e NOVA TECNOLOGIAS: esperança ou incerteza ?” da UNESCO.

Embora tenha tido dificuldade de adquiri-lo (tentei por duas vezes comprar em livrarias virtuais), mas somente através do fantástico ESTANTE VIRTUAL, que congrega vários sebos do Brasil, consegui comprar esse livro esgotado, mas praticamente em estado de novo. O livro foi organizado pelo Ministro da Educação da Argentina, e tendo cases e contribuições de países como México, Costa Rica e Chile.

O legal desses livros é que provocam na minha mente disléxica novas idéias a respeito. Vejam o esquema que montei com base nisso, para você ver o que a dislexia faz com a cabeça de um indivíduo (rsrsrs !!)

NOVAS TECNOLOGIAS

Para você entender melhor este meu esquema mental, os três primeiros círculos, conforme eu explico em meu LIVRO, representam o nosso Aluno, o Conteúdo (ou Conhecimento, numa visão mais adequada !!), e o Professor. E todos eles são afetados diretamente com as Novas Tecnologias modificando-os.

Esse é o motivo dessas mesmas letras, no meio, estarem representadas adicionalmente com a letra N de “novos”. Pois, com o impacto das Novas Tecnologias, temos um NOVO ALUNO, um NOVO CONTEÚDO (se tiver uma devida adequação !!), e necessitamos urgentemente de NOVOS PROFESSORES !!

Dessas três variáveis, a única que alterou visivelmente foi esse NOVO ALUNO. Essa “Geração Y ou Z“, que prefiro chamar de W de WEB, não pode ser comparado com o aluno do passado que até levantava quando o Mestre chegava em Sala de Aula.

Infelizmente o CONTEÚDO praticamente pouco foi alterado, e mais triste ainda que pouquíssimos professores conseguiram se adequar a essa nova realidade, se distanciando cada vez mais dessa nova geração.

Lógico, o MERCADO representado pelas várias empresas existentes no mundo, também tiveram que se adequar com a tecnologia ainda mais com os seus desafios inerentes às suas atividades corporativas.

Com base até num curso que estou realizando na AQUIFOLIUM concluo que precisamos cada vez mais de ambientes com minimalismo tecnológico (página que criamos agora no WIKIPÉDIA !!) com custos baixos, para que possamos avançar e adequar a essa nova realidade.


Sobre Prof.Dr.CARLOS VALENTE

Doutor (UniBan) em Educação Matemática, Doutorando (ITA) e Mestre (IPT) em Engenharia de Software. Pós-Graduado em Análise de Sistemas (Mackenzie), Administração (Luzwell-SP), e Reengenharia (FGV-SP). Graduado/Licenciado em Matemática. Professor e Pesquisador da Universidade Anhembi Morumbi e ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil. Autor de livros em Conectividade Empresarial. Prêmio em E-Learning no Ensino Superior (ABED/Blackboard). Consultor de T.I. em grandes empresas como Sebrae, Senac, Granero, Transvalor, etc. Viagens internacionais: EUA, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Espanha, etc. CURRICULO LATTES = http://lattes.cnpq.br/5121684547787661


Deixe uma resposta

Um pensamento em “Minha DISLEXIA e as Novas Tecnologias !!

  • Rosa Oliveira

    como é ter dislexia ? doi ? ou tem algum outro sintoma ? é comum as pessoas terem ?