MEMÓRIA e CRIATIVIDADE na EDUCAÇÃO … 2


Alguns acham que é um dom nato, outros entendem que pode ser desenvolvida. Como é a sua criatividade ?!? Interessante que alguns estudos indicam que quem possui uma memória fraca tende a ter a sua criatividade mais intensa (e vice-versa !!). Será que seria um equilíbrio natural na evolução do homem para potencializar o seu cérebro ?!?

A criatividade está para a imaginação, assim como a memória está para a rotina. Ou seja, para desenvolvermos a criatividade precisamos estimular a nossa imaginação. Nosso velho Einstein já dizia: A imaginação é mais importante que o conhecimento !! Ou seja, precisamos de um novo olhar para acharmos novas soluções …

No entanto, para estimularmos a memória existe a necessidade de repetição. É como se o cérebro de tanto ver a mesma coisa, percebe que aquilo deve ser fixado na mente. Na hora do sono, a filtragem natural do nosso cérebro, os processos que estão mais ativos (assim como num computador !!) permanecerão na memória primária. Mas, aqueles que pouco são utilizados serão descartados para uma memória em segundo plano, e de maior dificuldade de acesso.

Portanto, a criatividade e memória tem características opostas. Enquanto a primeira é necessário explorar o nosso cérebro divergente, a memória exige a convergência de nosso foco. Por causa disso que existe dificuldade de uma mesma pessoa conseguir dominar esses dois pontos em seu cérebro !! Eu particularmente, devido a minha famosa dislexia, tenho mais intimidade com a criatividade …

Bem, hoje dei de encontro com um vídeo da SIAMAR que achei bem interessante pois mostra a visão refinada de um fotógrafo e como ele desenvolve a sua própria criatividade no dia-a-dia. Como um olhar de um mesmo problema, situação ou cenário pode-se ver o extraordinário de coisas cotidianas. “O extraordinário no ordinário” como o próprio Dewitt Jones fala em seu vídeo “Everyday Creativity”.

Vamos ao vídeo, então ?!? …


Sobre Prof.Dr.CARLOS VALENTE

Doutor (UniBan) em Educação Matemática, Doutorando (ITA) e Mestre (IPT) em Engenharia de Software. Pós-Graduado em Análise de Sistemas (Mackenzie), Administração (Luzwell-SP), e Reengenharia (FGV-SP). Graduado/Licenciado em Matemática. Professor e Pesquisador da Universidade Anhembi Morumbi e ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil. Autor de livros em Conectividade Empresarial. Prêmio em E-Learning no Ensino Superior (ABED/Blackboard). Consultor de T.I. em grandes empresas como Sebrae, Senac, Granero, Transvalor, etc. Viagens internacionais: EUA, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Espanha, etc. CURRICULO LATTES = http://lattes.cnpq.br/5121684547787661


Deixe uma resposta

2 pensamentos em “MEMÓRIA e CRIATIVIDADE na EDUCAÇÃO …