Melatonina: porque ela é proibida ?!? 3


Como amenizei minha enxaqueca com Melatonina !! Teve um período da minha vida que a enxaqueca era constante. Dores de cabeça, dor na nuca, terrível … Comecei a fazer atividade física para melhorar, e o que aconteceu foi justamente o contrário, piorou !! Depois descobri que a enxaqueca é como se fosse uma ferida no cérebro, quando existe dor, o movimento físico somente irá piorar. No entanto, depois que a ferida estiver relativamente “cicatrizada”, a ginástica melhora a circulação e tende a melhorar o estado de dor.

Melatonina: como descobri !

Mas, e aí ?!? Enquanto eu estiver com dor, nada posso fazer ? Fui no médico, e o remédio que me deu, além de ser “tarja preta”, me deixava a boca tão seca que tinha que beber garrafões de água para poder ministrar minhas aulas e palestras !! Troquei de remédio (mais um de “tarja preta”), e me deixava “zuado” que nem conseguia me concentrar direto no raciocínio nas aulas …

Foi aí que eu com meus costumes de pesquisa, por causa do doutorado, comecei a investigar alguma solução mais eficaz para o meu mal que tanto incomodava. Encontrei a bendita Melatonina !!

Melatonina versus Melanina

Melatonina

Melanina x Serotonina x Melatonina

Muito gente confunde “melatonina” com “melanina” e tem razão de confundir. O estudo que chegou à descoberta da Melatonina pelo dermatologista Aaaron Lerner, em 1958, procedeu da própria melanina. Ou seja, a melanina é a reação do corpo humano na presença da luz solar, dando aquele lindo bronzeado, e na sua ausência a glândula pineal, num processo natural, produz a Melatonina para provocar aquele belo soninho na gente. O vinho possui uma pequena dosagem de Melatonina, e esse é um dos motivos de nos dar aquela leve sonolência …

Um dos problemas do envelhecimento é que essa glândula pineal vai se calcificando e cada vez vai produzindo, a partir dos 40 anos, menos Melatonina diariamente (ou noturnamente ?!?). Portanto, gerando aquele sono “quebrado” típico das pessoas mais idosas. Pessoas de idade mais avançada produzem menos da metade de Melatonina do que uma criança !!

Como a Melatonina tem uma relação direta com a Serotonina, isso também afeta o nossos processos de humor e a sensação de prazer, aliviando os processos de depressão e deixando o nosso dia mais alegre.

Melatonina: eficaz para a enxaqueca ?

E olha o estudo sério e científico embasando a comprovação da eficiência da Melatonina no tratamento da enxaqueca. O Dr. Mario Peres (doutor com doutorado !!) neurologista do Hospital Albert Einstein e da Escola Paulista de Medicina comprovou cientificamente dos resultados benéficos dos efeitos da melatonina no tratamento da enxaqueca (veja a reportagem completa da Revista VEJA, ao final deste artigo).

Importantes declarações renomadas por esse doutor afirma (veja o site do Dr. Mario Peres): “A melatonina é barata e eficaz, e seria uma ótima alternativa para as crises de enxaquecas e também para outros problemas, como a insônia”. E ainda conclui ao final da entrevista: “É o primeiro grande estudo que mostra que o hormônio funciona e é seguro na prevenção da enxaqueca. É uma base científica consistente para que os médicos passem a recomendar a substância no tratamento do problema”.

Veja outra declaração do Dr. Sergio Klepacz, psiquiatra e psicofarmacologista de São Paulo sobre a Melatonina: “O potencial terapêutico da Melatonina é muito grande”. O fisiologista espanhol Dario Castroviejo recomenda: “Como sua produção natural costuma cair depois dos 40 anos, recomendo a suplementação a partir dessa idade.”

Melatonina: onde encontrar ?

Olha que engraçado, os Estados Unidos, que tem um rígido controle dos remédios, encontra-se a Melatonina (melatonin) liberada em qualquer farmácia e é vendida amplamente como um suplemento, por 10 a 15 dólares, em embalagens com mais de 100 comprimidos. Na Argentina e Chile, também liberada, e é vendida como remédio, assim como na comunidade europeia. Somente no Brasil que de forma “absurda” a ANVISA proíbe devido a estar em “desacordo com a legislação vigente” ?!? Ou, isso é um verdadeiro lobby da indústria farmacêutica ?!?

O que acontece ? Como a Melatonina é uma substância natural, produzida pelo próprio corpo humano, não pode ter patente, logo a indústria farmacêutica além de não ter interesse comercial no produto (substância barata) não arca com os custos de registro (que são bem caros) na ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. E o pobre cidadão que sofra com as suas dores de cabeça e de bolso …

Até executivos americanos são acostumados a tomar Melatonina, em viagens internacionais, para evitar o famoso “jet lag“. Ou seja, devido aos fusos horários, acostumar-se rapidamente ao horário local e não prejudicar o seu ritmo de sono.

Melatonina: onde compro

Depois de ampla pesquisa, o lugar que eu encontrei mais fácil para adquirir a Melatonina, depois de viagem ao Paraguai que comprei em lojas de suplementos vitamínicos, foi pelo site americano da BIOVEA que achei um verdadeiro achado !! Todo em português e com bastante opções de escolhas e com uma relativa rapidez de entrega. Recomendo a aquisição por esse site, pois foi a maneira mais fácil de adquirir a Melatonina, sem ter problemas alfandegários e sem ter nenhum problema com receitas médicas.

A dosagem que você irá encontrar facilmente no mercado americano é a Melatonina 3Mg, e mais raramente em dosagens de 5Mg e até de 1Mg. Embora o efeito de sonolência já ocorra nas dosagens a partir de 1Mg. Eu tomo diariamente a de 1Mg por achar que o meu sono fica melhor. No começo, tomei a de 3Mg até amenizar a minha enxaqueca. Importante observar que NÃO é que você vai dormir mais, mas sim que você irá ter um sono muito mais profundo e de melhor qualidade. Suficiente para que durante a noite o seu cérebro seja restaurado eficientemente, sem distúrbios de ordem qualquer.

Melatonina e a Globo

Essa discussão já ficou tão popular que até a Globo entrou na dança discutindo essa temática no programa Bem Estar.

Melatonina: reportagens nas grandes mídias

Pesquisadores descobriram que cápsulas de melatonina, um hormônio produzido pelo cérebro, diminui na mesma proporção a frequência das dores de cabeça e provoca menos efeitos adversos do que o tratamento convencional.

Recentes estudos provam que a melatonina faz muito mais do que ajudar a dormir. Entre outros benefícios, ela auxilia no emagrecimento, combate a diabetes, controla a enxaqueca e protege contra os danos do mal de Alzheimer.

Um hormônio secretado pela glândula pineal, localizada no cérebro, ganha cada vez mais admiradores, que tomam sua versão sintética como que bebe da fonte da juventude. A promessa: ela seria capaz até de reverter a passagem do tempo.

Como matar ideias e projetos: NAO compartilhe os nossos artigos !! NAO fazendo nada …

Sobre Prof.Dr.CARLOS VALENTE

Doutor (UniBan) em Educação Matemática, Doutorando (ITA) e Mestre (IPT) em Engenharia de Software. Pós-Graduado em Análise de Sistemas (Mackenzie), Administração (Luzwell-SP), e Reengenharia (FGV-SP). Graduado/Licenciado em Matemática. Professor e Pesquisador da Universidade Anhembi Morumbi e ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil. Autor de livros em Conectividade Empresarial. Prêmio em E-Learning no Ensino Superior (ABED/Blackboard). Consultor de T.I. em grandes empresas como Sebrae, Senac, Granero, Transvalor, etc. Viagens internacionais: EUA, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Espanha, etc. CURRICULO LATTES = http://lattes.cnpq.br/5121684547787661


Deixe uma resposta

3 pensamentos em “Melatonina: porque ela é proibida ?!?

  • Blog do VALENTE Autor do post

    Vc tem toda a razão, PAULO !! Infelizmente o povo ainda NÃO tem o poder para alterar isso …
    Obrigado pelo seu importante comentário !!

  • Paulo Henrique

    O que a Anvisa deve receber de propinas do “lobby” de laboratórios fabricantes de ansiolíticos, antidepressivos, soníferos e outros não está no Gibi…A Melatonina é vendida nos Estados Unidos, que tem um dos maiores órgãos de controle e fiscalização de medicamentos e alimentos do mundo em qualquer supermercado ou farmácia de esquina, ´porque lá ela é considerada “suplemento alimentar”, e não medicamento…Como aqui a corrução corre solta, ficamos privados de um produto muito menos prejudicial que os vendidos aqui…