Meditação Transcendental: o que é isso ?!? 3


Muitos me perguntam o que vem a ser a Meditação Transcendental (MT). E engraçado que hoje mesmo ocorreu isso num bate-papo informal com o Prof. Canto …

MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL

Num agradável curso de uma semana, na frente do Parque Ibirapuera (SP), você aprende os princípios da MT. Basicamente, é ensinado como você deve relaxar, se concentrar num mantra, e com isso aumentar o seu poder de concentração e também de criatividade. Tudo isso já foi comprovado cientificamente, embora a base de tudo isso venha milenarmente da Índia.

A minha interpretação pessoal a respeito de tudo isso é diretamente análogo com o oceano. No nosso dia-a-dia corrido, é como se estivessemos num maremoto, no meio de tempestades e o mar revolto. No processo de meditação conseguimos cada vez mais nos aprofundar como se fossemos para o fundo do mar, aonde as águas estão calmas e serenas. E por mais que venham “bolhas” de outros pensamentos passarem por nós, devemos desprezar essas “bolhas” no nosso caminho de cada vez mais mergulharmos na origem dos pensamentos.

Isso se consegue pela MT através de um mantra. O mantra seria uma palavra reservada, especialmente pessoal, e que deva se manter em segredo. Eu particularmente acredito que não haja a necessidade desse mantra todo personalizado pela equipe do MT para nós.

Penso que se você pensar numa palavra que seja significativa para você, por exemplo, a palavra AZUL. E se ela te transmite paz, serenidade, e algo de bom, bastaria isso para você entrar no prazeroso processo medidativo. Esse mantra deve ser repetido várias vezes, e desligar quaisquer outros pensamentos que venham a sua cabeça, não dar “bola” para eles.

O pessoal chega a ser radical nesse sentido. Eles afirmam que se você tiver nesse momento um pensamento que pudesse salvar a humanidade de toda as desgraças existentes, mesmo assim você deverá continuar em seu mergulho medidativo.

O grande segredo da MT, pelos meus olhos, seria justamente de você treinar o seu cérebro para concentrar-se numa única atividade. Deixar a sua mente concentrada e não dispersiva em vários pensamentos. Como esse processo deve demorar por volta de 15 a 20 minutos diários, você vai treinando o seu cérebro pouco a pouco a cada vez mais a se concentrar somente naquilo que você está fazendo naquele momento.

Dizem que o principal motivo de dispersão nos escritórios modernos são os elementos externos. Eu vejo que são muito mais os nossos próprios pensamentos, nos cobrando mil coisas, o motivo da improdutividade profissional e pessoal. Estamos realizando uma tarefa e a nossa cabeça fica pensando numa conta a pagar, na filha que esteja doente, na briga que teve ontem, ou como irá ser o próximo final de semana. E o pior, muitas vezes, tudo isso praticamente de uma forma simultanea !!!

Bem, se você quiser fazer alguma pergunta ou questionamento a respeito, esteja a vontade para fazer seus comentários abaixo !! Teremos o maior prazer em lhe responder …


Sobre Prof.Dr.CARLOS VALENTE

Doutor (UniBan) em Educação Matemática, Doutorando (ITA) e Mestre (IPT) em Engenharia de Software. Pós-Graduado em Análise de Sistemas (Mackenzie), Administração (Luzwell-SP), e Reengenharia (FGV-SP). Graduado/Licenciado em Matemática. Professor e Pesquisador da Universidade Anhembi Morumbi e ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil. Autor de livros em Conectividade Empresarial. Prêmio em E-Learning no Ensino Superior (ABED/Blackboard). Consultor de T.I. em grandes empresas como Sebrae, Senac, Granero, Transvalor, etc. Viagens internacionais: EUA, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Espanha, etc. CURRICULO LATTES = http://lattes.cnpq.br/5121684547787661


Deixe uma resposta

3 pensamentos em “Meditação Transcendental: o que é isso ?!?

  • João Carlos

    Hoje em dia com tantos problemas só desligando a mente e se concentrando numa outra coisa para aliviar o stress. Não só pensar em algo agradável, mas ouvir uma boa música, sentir um aroma gostoso, deliciar uma comida bem preparada, assistir a um bom filme, uma boa companhia para conversar, tudo isso ajuda muito mesmo, creio que tenha um efeito semelhante.

  • Marcos Oliveira

    Será que uma “pessoa normal” aprenderia com facilidade toda essa técnica ? Tenho problemas de concentração, e acho que talvez com essa técnica pudesse melhorar …

  • Luis Roberto

    Estava pesquisando este tema na WEB, e achei muito legal !! Gostaria de me aprofundar mais nisso …
    Obrigado pela matéria.