MAPAS MENTAIS: vc conhece ?!? 5


Em mais uma das nossas discussões didáticas na Sala dos Professores, tivemos discutindo sobre os famosos Mapas Mentais. Criados pelo professor inglês Tony Buzan, vem a facilitar vários processos de estudo. Veja um esquema simplificado abaixo:

Mapa Mental

Interessante que fizemos uma relação com uma velha teoria dos psicológos. Eles chegaram a conclusão que a facilidade do aprendizado e entendimento de algum assunto deve-se usar a regra do 7 (+/-2).

Essa regra afirma que para que um assunto não fique muito complexo para a mente humana, devemos estar girando a quebra desse assunto em blocos em torno de sete. Ou seja, em função do +/-2, devemos abordar nossa temática no mínimo cinco, no máximo nove blocos. Isso vem a facilitar muito o entendimento.

Se abordamos uma temática com menos de cinco coisas, se terá a aparência de uma apresentação simplória. No entanto, se ultrapassarmos o número de nove, aumentaremos o grau de complexidade desse material. Portanto, sempre devemos levar isso em consideração na hora de estarmos apresentando um conceito, uma idéia, um relatório para um grande grupo.

Se associarmos isso ao conceito de Mapa Mental, mais rica será a nossa apresentação. Basicamente temos na área central do mapa o foco do nosso trabalho, e ao seu redor, de forma radial, estaremos detalhando e destrinchando preferencialmente em blocos de 7 (+/-2) o nosso material.

Se você tiver interesse de explorar melhor essa excelente técnica dos Mapas Mentais, visite o site muito bem desenvolvido intitulado: www.mapasmentais.com.br


Sobre Prof.Dr.CARLOS VALENTE

Doutor (UniBan) em Educação Matemática, Doutorando (ITA) e Mestre (IPT) em Engenharia de Software. Pós-Graduado em Análise de Sistemas (Mackenzie), Administração (Luzwell-SP), e Reengenharia (FGV-SP). Graduado/Licenciado em Matemática. Professor e Pesquisador da Universidade Anhembi Morumbi e ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil. Autor de livros em Conectividade Empresarial. Prêmio em E-Learning no Ensino Superior (ABED/Blackboard). Consultor de T.I. em grandes empresas como Sebrae, Senac, Granero, Transvalor, etc. Viagens internacionais: EUA, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Espanha, etc. CURRICULO LATTES = http://lattes.cnpq.br/5121684547787661


Deixe uma resposta

5 pensamentos em “MAPAS MENTAIS: vc conhece ?!?

  • Leonardo

    EU achei que os mapas mentais podem nos facilitar nos aprendizado de varios assuntos, além de nos ajudar nos lembrar de itens principais, de estudos, trabalho e dia – a dia.

  • felipe sabino

    Isto é parecido com uma hierarquia na empresa que tem suas ramificacoes… diretor ….gerente—- equipe do gerente etc…

    Isto normalmente é montado nas empresas para mostrar definicoes de cargos e funcoes

  • RAFAEL FREITAS

    Puxa, que treco legal. Vou correr atras ..
    Tendo novas informacoes gostaria de estar recebendo mais dicas sobre os mapas globais.