Hábitos para se ter uma vida de Rico !!


No meu período sabático, longe da Universidade, me deparei com uma pesquisa e livro maravilhoso !! Achei tão importante os doze hábitos mencionados no livro “RICH HABITS – The Daily Success Habits Of Wealthy Individuals” (algo do tipo: Hábitos Ricos – Os hábitos diários de sucesso dos indivíduos milionários) de Thomas Corley, que adquiri o e-book no Amazon. E logo depois que retornei a minha rotina de professor acadêmico, fiz questão de relatar para todos os meus alunos as doze conclusões que a pesquisa chegou sobre as rotinas produtivas e saudáveis dos milionários (veja o Blog deles) e veja o BLOG dos meus alunos a respeito (ficou muito bom !!).

Hábitos Ricos

Um dos pontos interessantes da pesquisa foi que nem todos os milionários tinham os doze hábitos, mas tendo oito deles você já estaria no rumo certo para curtir a vida numa melhor situação. E todos esses hábitos são simples, e muito deles somente com uma pequena mudança em sua vida, pode transformar numa grande alteração em sua situação financeira. Ou pelo menos, mudar e enriquecer a sua vida com hábitos ricos !! Recomendamos fortemente a leitura “O Poder do Hábito” de Charles Duhigg, no processo de criação de hábitos saudáveis e a eliminação dos indesejáveis, um verdadeiro best-seller !!

Numa pesquisa que durou mais de cinco anos e que envolveu mais de 360 pessoas de vários níveis econômicos, Corley chegou a conclusão que os ricos possuíam hábitos diários distintos daqueles que não foram abençoados com a sorte (será que seria “sorte”, mesmo ?!? ou seriam os tais hábitos ?). Tanto que os milionários acham que para se ter sorte, ou te-la próxima, exige a necessidade de se praticar diariamente bons hábitos e não procrastinar as atividades que podem mudar sua vida.

Ao analisar mais de 200 hábitos que essas pessoas praticavam diariamente, ele chegou a conclusão que os mais abastados possuíam comportamentos diários bem diferentes do que aqueles que lutavam diariamente por um lugar ao sol. O simples fato de registrar por escrito as metas e sonhos, e manter uma lista diária de coisas a fazer (TODO) já implicava numa grande diferença entre os dois grupos pesquisados.

Para ilustrar o impacto desses costumes, por exemplo, pode-se mencionar que 80% dos milionários ligam diariamente durante cinco minutos para seus contatos mais importantes para parabenizar ou para saber de suas vidas. Enquanto somente de 3 a 26% dos mais humildes reservavam de seu tempo para fazer essa mesma atividade.

Pretendo já nos próximos posts, detalhar cada um desses hábitos, e enriquecer cada um deles, com as discussões acadêmicas que tivemos em sala de aula, quando tive expondo esses doze hábitos para os meus mais de 200 alunos. O interessante é que são poucos os costumes que tocam diretamente com a parte financeira, encontrei somente um, todos os outros são visões do mundo distintas daqueles que lutam arduamente para encontrar um pouco de sol em suas vidas.

Crie novas rotinas, siga os hábitos saudáveis e inteligentes daqueles que alcançaram o SUCESSO, pois isso mudará a sua vida !! Por enquanto, aproveite para ver no infográfico abaixo, um ótimo resumo de tudo isso:

Infográfico

Veja o vídeo “Como administrar a avalanche de Dados !!” que preparei especialmente para o CONEO (www.coneo.com.br) entre 8 e 15 de setembro/2014, com INSCRIÇÕES GRATUITAS. E nesse vídeo eu já mencionava que ficar uma hora em algum “Facebook da vida” pode literalmente prejudicar toda a sua trajetória pessoal e profissional. O livro menciona que os ricos não tem o hábito de perder tanto tempo com isso, e nem vendo reality shows, preferindo fazer algum curso, ampliar a sua networking ou mesmo praticar algum trabalho voluntário.

VEJA TAMBÉM:

Aproveite agora para se cadastrar e continuar a receber nossas DICAS diariamente sobre os principais tópicos que circulam na WEB e que podem mudar a sua visão de mundo e na educação !! CADASTRE-SE clicando AQUI !!


Sobre Prof.Dr.CARLOS VALENTE

Doutor (UniBan) em Educação Matemática, Doutorando (ITA) e Mestre (IPT) em Engenharia de Software. Pós-Graduado em Análise de Sistemas (Mackenzie), Administração (Luzwell-SP), e Reengenharia (FGV-SP). Graduado/Licenciado em Matemática. Professor e Pesquisador da Universidade Anhembi Morumbi e ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil. Autor de livros em Conectividade Empresarial. Prêmio em E-Learning no Ensino Superior (ABED/Blackboard). Consultor de T.I. em grandes empresas como Sebrae, Senac, Granero, Transvalor, etc. Viagens internacionais: EUA, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Espanha, etc. CURRICULO LATTES = http://lattes.cnpq.br/5121684547787661

Deixe uma resposta