Hábitos de RICO … parte 8 !! – Hábito 7


Adivinha o que a grande maioria dos RICOS não tem como hábito diário ?!? E que a grande maioria dos desafortunados praticam diariamente ?!? SIM … com certeza, os MILIONÁRIOS não perdem tempo com isso, ou pelo menos, amenizam, ou são extremamente seletivos, com o seu tempo na frente de uma TV !!

Essa foi mais uma das descobertas do THOMAS CORLEY em seus doze hábitos mencionados no livro “RICH HABITS – The Daily Success Habits Of Wealthy Individuals” (algo do tipo: Hábitos Ricos – Os hábitos diários de sucesso dos indivíduos milionários).

O que já foi comprovado cientificamente sobre o excesso de horas assistindo televisão, ou de ficar na frente dela são:

– Excesso de Peso: além de praticamente não se gastar nenhuma energia ao ficar no sofá, ainda existe o malefício da alimentação inadequada. Quando se passa comendo na frente da TV, não se presta cuidado com o que se come, e nem com a quantidade, gerando ainda mais calorias em nosso corpo. Comprovado cientificamente uma relação direta de horas de TV com o IMC (Índice de Massa Corporal) e aumento de doenças. Um dos hábitos mais forte dos RICOS é justamente praticar atividades físicas !!

– Mais TV, menos QI !! Quanto mais o indivíduo perde o seu tempo na frente de uma TV, menos cognições ele realiza. Não é a quantidade de neurônios que faz uma pessoa ser inteligente, mas sim a quantidade de cognições realizadas. E quanto menos possibilidades culturais a TV propicia, mais emburrece o indivíduo.

– Perde-se a importância da LEITURA: quanto mais TV, menos LIVROS !! E como o nível em que a TV foca é a população mais carente, ou com menos cultura, o estímulo para leitura fica sendo cada vez mais renegado. E justamente um dos hábitos mais praticados pelos milionários é a leitura !!

– Problemas de atenção e Hiperatividade: até mesmo numa criança de 2 anos o impacto de uma TV já começa a ser prejudicial.

– Agressividade e comportamento Antissocial: devemos concordar que ver TV não é a atividade social mais produtiva, não ?!? Ela estimula, pelo contrário, comportamentos solitários e de pouca interação social. Algo que os RICOS tentam explorar da melhor forma possível !!

– Depressão: numa amostragem de mais de 1.300 pessoas identificou-se um correlação direta entre a quantidade de horas na TV, e mesmo na Internet, com altos índices de depressão.

– Dessensibilização dos Sentimentos: a partir do momento que existem poucas interações sociais, o indivíduo começa a perder a sensibilidade no trato humano.

– Perda do real significado da Violência: com tantos filmes expondo vários momentos de extrema violência, perde-se a sensibilidade, assim como no item anterior, da verdadeira dimensão e as consequências de atos violentos.

– Perda da Criatividade: quanto mais a pessoa recebe desafios para serem resolvidos, mais ela desenvolve a sua criatividade !! E que desafios a TV estimula no indivíduo ?!? Bem poucos, para não falar de nenhum …

– Vício: como a TV propicia um prazer momentâneo, mais momentos o indivíduo quer ficar assistindo ela. Como pouco exige da mente humana, aparentemente é prazeroso, após um dia estressante, ficar no sofá zapeando um controle remoto …

o Hábito 7 é NÃO GASTE TANTO TEMPO VENDO TV !!

Assistir muito televisão é perder tempo. A velha sabedoria afirma: “Prazeres momentâneos podem gerar dores futuras” e também o inverso é verdade: “Dores momentâneas podem gerar prazeres duradouros” !! Portanto, tire agora mesmo a bunda da cadeira, e comece a fazer alguma atividade desafiante, sai da sua zona de conforto, e que lhe propicie o aumento de riqueza física, mental e espiritual.

Enriqueça … são o nossos desejos para você !!

VEJA TAMBÉM:

Aproveite agora para se cadastrar e continuar a receber nossas DICAS diariamente sobre os principais tópicos que circulam na WEB e que podem mudar a sua visão de mundo e na educação !! CADASTRE-SE clicando AQUI !!


Sobre Prof.Dr.CARLOS VALENTE

Doutor (UniBan) em Educação Matemática, Doutorando (ITA) e Mestre (IPT) em Engenharia de Software. Pós-Graduado em Análise de Sistemas (Mackenzie), Administração (Luzwell-SP), e Reengenharia (FGV-SP). Graduado/Licenciado em Matemática. Professor e Pesquisador da Universidade Anhembi Morumbi e ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil. Autor de livros em Conectividade Empresarial. Prêmio em E-Learning no Ensino Superior (ABED/Blackboard). Consultor de T.I. em grandes empresas como Sebrae, Senac, Granero, Transvalor, etc. Viagens internacionais: EUA, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Espanha, etc. CURRICULO LATTES = http://lattes.cnpq.br/5121684547787661

Deixe uma resposta