Hábitos p/ficar RICO … parte 7 !! – Hábito 6 4


Vamos dar continuidade à discussão de mais um hábito que Thomas Corley pesquisou e identificou nas pessoas de sucesso. Se tivermos somente 8 (oito) desses doze hábitos, identificados na maioria dos milionários, já estaremos na trilha certa no desenvolvimento pessoal e profissional.

Detectou-se na pesquisa de Corley que as pessoas milionárias tinham como um dos hábitos diários o auto-estudo, aproveitando aqueles momentos que perdemos tempo, como por exemplo no trânsito, filas de banco ou sala de espera. Este hábito pode ser praticado nos momentos em que estamos no trânsito, por transformar nosso carro em uma verdadeira sala de aula.

O Hábito 6 é TRANSFORME SEU CARRO EM UMA SALA DE AULA !!

hábitosEmbora o hábito, que agora analisamos, foi perceptível na cultura americana, pode-se facilmente adaptá-lo a nossa realidade. Nos Estados Unidos é muito comum a comercialização de fitas, vídeos e material didático para auto-estudo. Descobri inclusive, por meio de um filme recente, que até um dos mais famosos presidentes desse país, o Abraham Lincoln, foi advogado não por meios acadêmicos, mas sim por méritos próprios, ao se preparar sozinho para o exame da ordem americana.

Eu mesmo, realizei durante um período, a gravação das minhas aulas por meio de um daqueles mini-gravadores. E disponibilizava no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) a melhor aula da semana para os alunos acompanharem, ou reverem, o que tinha ministrado nas aulas presenciais. Ou seja, se o aluno tinha perdido a aula, chegado tarde, ou mesmo ao fazer uma revisão para prova, tinha um material auditivo para rever os principais conteúdos passados em aula.

Como eu disponibilizava, de todas as turmas, aquela aula que considerava a mais interativa, ou que eu tinha desempenhado melhor, o aluno inclusive podia ouvir uma aula um pouco diferente daquela que ele tinha participado.

Somente não prossegui a experiência devido ao meu constante deslocamento em sala de aula, provocando um ruído de fundo (quando eu usava o dispositivo pendurado no pescoço), ou a diminuição do som, quando ia para o extremo da sala para interagir melhor com um aluno. Mas, de qualquer forma, acho que com os smartphones atuais daria até para tentar novamente essa experiência.

Outro ponto a destacar nesse hábito de auto-estudo dos milionários, é quanto a Certificação Profissional que já mencionamos anteriormente. No Brasil, é muito comum a possibilidade de não só fazer cursos preparatórios, mas também se desenvolver com base em rico material existente nas livrarias, fóruns, e cursos na internet. Ou seja, é possível a pessoa obter a sua Certificação com forte dedicação e férrea rotina pessoal de estudos.

Resumo da ópera: a efetiva Educação Continuada, ou seja, não só com o aprendizado formal, é possível a pessoa estar sempre se atualizando e se desenvolvendo, ficando cada vez mais preparado para o mercado profissional, ou principalmente como empreendedor.

VEJA TAMBÉM:

Aproveite agora para se cadastrar e continuar a receber nossas DICAS diariamente sobre os principais tópicos que circulam na WEB e que podem mudar a sua visão de mundo e na educação !! CADASTRE-SE clicando AQUI !!


Sobre Prof.Dr.CARLOS VALENTE

Doutor (UniBan) em Educação Matemática, Doutorando (ITA) e Mestre (IPT) em Engenharia de Software. Pós-Graduado em Análise de Sistemas (Mackenzie), Administração (Luzwell-SP), e Reengenharia (FGV-SP). Graduado/Licenciado em Matemática. Professor e Pesquisador da Universidade Anhembi Morumbi e ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil. Autor de livros em Conectividade Empresarial. Prêmio em E-Learning no Ensino Superior (ABED/Blackboard). Consultor de T.I. em grandes empresas como Sebrae, Senac, Granero, Transvalor, etc. Viagens internacionais: EUA, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Espanha, etc. CURRICULO LATTES = http://lattes.cnpq.br/5121684547787661


Deixe uma resposta

4 pensamentos em “Hábitos p/ficar RICO … parte 7 !! – Hábito 6

  • Ariadne

    Ola, professor! Demorei mas voltei.
    Sabe que quando minhas filhas eram pequenas eu tive uma fase assim, nos momentos de sossego procurava aprender mais e mais. Isso me enriqueceu muito, não com dinheiro claro!!!
    Hoje eu sempre digo que qualquer aprendizado vale a pena, porque vivencio e aplico em minha vida.
    Não sei porque parei, mas esse texto me fez relembrar o quanto me fazia bem, eram momentos em que estava crescendo, e por incrível que pareça faz muito bem.
    Estou amando essa série, pena que esta próximo ao final, parece até livro que a gente não quer que termine.
    Até mais.

  • Blog do VALENTE Autor do post

    Uau, MARCELO !! Que belíssimo comentário …
    Fiquei muito contente com o seu relato pessoal, e lhe desejo sinceramente, MARCELO, avanços em todos os sentidos !!

  • Marcelo

    Meu professor VALENTE, particularmente iniciei o auto estudo pois tive um período na infância que interrompi e fiquei distante da escola por conta de uma peregrinação dos meus pais. Assim quando de volta a sala de aula percebi que deveria turbinar meus saberes para compesar o tempo perdido e aumentar meu cabedal de conhecimentos. Fazendo exatamente o que o Doutor citou no seu texto Hábito 6, o curioso é que lembro que fui impulsionado pela vontade de aprender mais e para isso usava cada minuto seja no ponto de ônibus em pé ou qualquer outro lugar.Até o momento vi meu conhecimento se transformar em um tesouro porém ainda não fiquei rico. Contudo fazendo uma analogia, claro longe da pretensão desse humilde autodidata de se comparar com a rotina de um gênio. Mas pelo que sei Albert Einstein teve que seguir um árduo processo até ser reconhecido tanto no meio social como na ciência. Inclusive ele também fazia seu auto estudo sobre sua descoberta a teoria da relatividade quando trabalhava no escritório de patentes, que sequer na época foi aceito como tese de seu Doutorado em Berna. Então penso que se isso tudo aconteceu com um gênio da física imagina com ser humano qualquer, o que resta é a continuidade assídua da aprendizagem até que uma hora inesperada o caminho da riqueza chegue com uma ideia genial.