GPS é confiável ?!? ou é briga certa ?


No evento do PeopleNET tive a grata surpresa de receber um GPS como forma de participação nesse primeiro Congresso de Redes Sociais na Educação. Como todos sabem o GPS consegue nos posicionar em qualquer lugar na terra se o receptor tiver sinal de no mínimo 4 satélites. Mas, será que ele é confiável ? Num carro com 5 pessoas não haverá brigas por cada um achar que tem um caminho melhor que o GPS?!?

Preciso confessar que realmente fiquei fascinado pela tecnologia do GPS. Tanto que estou com a terceira versão do programa de GPS, pois o original descartei por estar com mapas desatualizados, e a última versão me indicar até por via voz a proximidade de radares.

Na minha Tese de Doutorado, em pesquisa por material matemático que provoque interesse nos alunos, achei um ótimo trabalho produzido no II BSBM por Sérgio Alves, com o título “A GEOMETRIA do GLOBO TERRESTRE”. Neste arquivo PDF podemos encontrar 3 trabalhos matemáticos muito interessantes, e começa justamente com a matemática que está por trás de um GPS.


Bem, e aí o “bichinho” é confiável ?!? Na primeira versão do programa, tive interromper meu caminho, pois o GPS indicava que eu tinha uma praça na minha frente, e no entanto ela estava fechada pela comunidade. E logo em seguida, pelo caminho mais curto fui parar numa pequena favela, atravessando-a “perigosamente” …

Graças a Internet, e a várias comunidades de GPS, consegui a indicação da última versão que estou utilizando. Logo de cara, descobri um caminho maluco da Universidade para casa, que realmente está me fazendo economizar tempo e combustível.

No entanto, ontem gerou uma polêmica que até a minha esposa conseguiu encontrar uma reportagem retratando um pouco do que ocorreu no meu carro com 5 pessoas dentro. Na pesquisa da seguradora britânica Swinton chega a conclusão que homens (83%) ignoram mais as rotas indicadas pelo GPS do que as mulheres (63%).

E o que mais me chamou atenção: cerca de metade das 3 mil pessoas pesquisadas, mencionaram que o caminho indicado pelo GPS gerou brigas entre passageiros e motoristas !!

Realmente o GPS é ótimo, mas precisa ser levado em consideração vários pontos. Por exemplo, eles normalmente tem o recurso de você optar por caminho mais curto, mais rápido ou mais fácil. Alguns tem até o recurso da rota verde, aonde ele tentará ser o mais ecologicamente correto. Dependendo do tipo de caminho que você optar, poderá ser uma briga certa em família, ou com amigos !!

Portanto, embora ele tente calcular matematicamente o caminho mais interessante, muitas vezes por interdição de uma rua, tráfego congestionado, ou mesmo por regras de trânsito internacional as coisas não acontecerão como se gostaria …

E como está sendo a sua experiência com o GPS ??! Comente para nós o que já aconteceu de engraçado, ou trágico com ele !! Escreva logo abaixo em COMENTÁRIOS …


Sobre Prof.Dr.CARLOS VALENTE

Doutor (UniBan) em Educação Matemática, Doutorando (ITA) e Mestre (IPT) em Engenharia de Software. Pós-Graduado em Análise de Sistemas (Mackenzie), Administração (Luzwell-SP), e Reengenharia (FGV-SP). Graduado/Licenciado em Matemática. Professor e Pesquisador da Universidade Anhembi Morumbi e ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil. Autor de livros em Conectividade Empresarial. Prêmio em E-Learning no Ensino Superior (ABED/Blackboard). Consultor de T.I. em grandes empresas como Sebrae, Senac, Granero, Transvalor, etc. Viagens internacionais: EUA, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Espanha, etc. CURRICULO LATTES = http://lattes.cnpq.br/5121684547787661

Deixe uma resposta