Fac, Face, Facebook, Facebbok ou Facebok ?!? 1


Quando fizemos a pesquisa dessa Mídia Social achamos engraçado que embora o nome oficial seja FACEBOOK, mesmo assim havia a busca no Google com outras palavras tais como: FAC, FACE, FACEBBOK ou mesmo FACEBOK. E como ele está no Brasil ?!? Supera o ORKUT ou ainda não ?!? Interessante como essa rede social cresce a cada dia, e já no Brasil, podemos, pelo gráfico abaixo, afirmar que em JUNHO agora vai ultrapassar o Orkut facilmente (veja neste gráfico !!).

E agora que está previsto que o FACEBOOK vai entrar no mercado de ações, no esquema IPO (Oferta Pública de Ações – Initial Public Offering) já cogita-se uma valorização dessa empresa para cerca de 100 bilhões de dólares. Chegando-se afirmar que essa IPO poderá ser maior do que foi com o próprio Google.

Importante destacar a diferença entre Redes Sociais e Mídias Sociais dentro deste contexto. Enquanto a primeira existe desde dos primórdios da civilização, a segunda foi possível com o advento da Internet. Ao buscarmos uma definição mais precisa para Mídias Sociais BURSZTYN cita como sendo: “o uso de ferramentas eletrônicas e, mais especificamente, baseadas na Internet, que possuem o propósito de compartilhar informações e experiências entre seres humanos e de maneira eficiente”.

Ou seja, através das Mídias Sociais desenvolvidas com os vários recursos da Internet, podemos hoje criar facilmente Redes Sociais que por outros meios seria até impossível. Podemos citar um exemplo: a ROYAL SOCIETY da Inglaterra, a primeira comunidade científica do mundo com os seus 350 anos, utilizava a comunicação por correspondência para compartilhar informações entre os seus respeitáveis membros. Imagine como era difícil o processo de interação entre esses cientistas.

Um dos atrativos dessa Rede Social são os tais dos joguinhos sociais, onde você depende dos seus amigos para ir em frente. E um deles conseguiu ser o mais usado na história do Facebook, chamado CITYVILLE. Com um crescimento de 2 milhões de usuários por dia, já suplantou o FARMVILLE que era o grande sucesso da Zynga.

Uma coisa é certa, por todos os estudos e análises das tendências mundiais, as Mídias Sociais vieram para ficar. Como elas agregam várias ferramentas da Web 2.0 num único lugar, as pessoas conseguem num único ambiente relacionar com a sua networking facilmente.

Por tudo isso, é que defendemos a tese em nosso Doutorado que as Redes Sociais devem ser utilizadas na Educação. Os tradicionais ambientes de e-Learning ainda não “despertaram” para essa nova realidade. E com isso o índice de evasão do ensino superior tem se mantido em 22%. Os alunos encontram uma realidade acadêmica distinta do seu cotidiano.


Sobre Prof.Dr.CARLOS VALENTE

Doutor (UniBan) em Educação Matemática, Doutorando (ITA) e Mestre (IPT) em Engenharia de Software. Pós-Graduado em Análise de Sistemas (Mackenzie), Administração (Luzwell-SP), e Reengenharia (FGV-SP). Graduado/Licenciado em Matemática. Professor e Pesquisador da Universidade Anhembi Morumbi e ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil. Autor de livros em Conectividade Empresarial. Prêmio em E-Learning no Ensino Superior (ABED/Blackboard). Consultor de T.I. em grandes empresas como Sebrae, Senac, Granero, Transvalor, etc. Viagens internacionais: EUA, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Espanha, etc. CURRICULO LATTES = http://lattes.cnpq.br/5121684547787661


Deixe uma resposta

Um pensamento em “Fac, Face, Facebook, Facebbok ou Facebok ?!?