Estamos na pré-história da Educação !! 6


Na véspera do Dia do Professor não poderia ficar calado !! E queria aproveitar para fazer um desabafo …

Ainda estamos na pré-história da Educação no Brasil, e ainda por cima com modelos ultrapassados e sem nenhum sentido para os dias atuais. E muito menos para os grandes desafios que os nossos alunos enfrentarão no futuro … (se já não estiverem vivendo !!).

Salas cheias, modelo hierárquico de aula, pouco uso de tecnologia, e alunos despreparados para o mercado de trabalho.

educação no brasil

Professor ganha por aula. O dono da escola ganha por aluno. Num, o aumento é aritmético, e noutro é geométrico … Incrível como até agora, nenhum sindicato, nenhuma lei, ainda não tenha proibido o excesso de alunos em sala de aula. Como se fosse possível ter a mesma qualidade de aula numa sala com 40 alunos, e noutra com 100, 200 alunos … é palestra, não aula !!

O professor além de trabalhar de forma totalmente autônoma, sozinho e largado entre quatro paredes revestidas de alunos, precisa trabalhar fora dela para se preparar para esse desafio … Aulas são transformadas em monólogos, onde o principal elemento educacional fica descartado: a interação !!  Interação entre professores, alunos e o próprio conteúdo (veja a figura abaixo e o artigo).

educação no brasil

Essa imagem é análoga a que utilizei na minha Tese de Doutorado, onde explico a seis possíveis interações existentes nessa tríade. Com a quantidade de alunos que temos em aula, praticamente temos somente a interação “aluno-aluno”, e descartado o restante das interações !!

A interação com outros colegas é mínima (“professor-professor”), a troca de experiências entre escolas praticamente inexistente, e o uso da tecnologia que propiciaria uma espiral evolutiva do conhecimento com o par “conteúdo-conteúdo” desconhecemos uma prática efetiva.  Enquanto a ciência e a tecnologia avançam dia-a-dia, o conteúdo lá fica em velhos livros mofados e sem uso. No entanto, é desse velho conteúdo que é cobrado nos exames e nas avaliações.

Não ensinamos nossos alunos a criar ou rever o conhecimento, a resolver problemas. Mas, sim a memorizar ainda, mesmo com os Google’s da vida, velhas fórmulas que não se aprende de onde vieram, e nem para onde irão !!

Infelizmente existem várias experiências mundiais de sucesso que pouco são replicadas por falta de ousadia dos governos e dos capitalistas. Por comodismo, ou por conveniência financeira, se mantem a pré-história da Educação no Brasil e também no mundo !! Até quando ficaremos de braços cruzados ?!? …


Sobre Prof.Dr.CARLOS VALENTE

Doutor (UniBan) em Educação Matemática, Doutorando (ITA) e Mestre (IPT) em Engenharia de Software. Pós-Graduado em Análise de Sistemas (Mackenzie), Administração (Luzwell-SP), e Reengenharia (FGV-SP). Graduado/Licenciado em Matemática. Professor e Pesquisador da Universidade Anhembi Morumbi e ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil. Autor de livros em Conectividade Empresarial. Prêmio em E-Learning no Ensino Superior (ABED/Blackboard). Consultor de T.I. em grandes empresas como Sebrae, Senac, Granero, Transvalor, etc. Viagens internacionais: EUA, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Espanha, etc. CURRICULO LATTES = http://lattes.cnpq.br/5121684547787661


Deixe uma resposta

6 pensamentos em “Estamos na pré-história da Educação !!

  • Marcelo

    Professor VALENTE realmente a inércia parece tomar conta da estrutura educacional no Brasil. E não que os créditos sejam dos professores porém existe uma parcela de professores (muitos já foram ou são políticos, alguns de alta hierarquia) que teriam o poder de fazer essa revolução e por acomodação ou conveniência não o fazem. Deixando de alguma forma o ensino a mercê do próprio caos em sala de aula. Com isso também transformou-se em certo empreguismo a missão ilustre de encaminhar o conhecimento, com tudo que a cerca entregue as baratas. Muitas pessoas realmente não possuem ou não conseguiram desenvolver seu potencial, algumas inclusive ficaram doentes por conta da batalha em sala de aula.

    “Através dos outros, nos tornamos nós mesmos.”
    Lev Vygotsky

  • Leirison Marinho

    ” Os educadores experientes não são aqueles que estimulam a transpor as barreiras exteriores, mas os obstáculos secretos. Não são aqueles que transformam seus filhos e alunos em depósito de informações mas os que estimulam seu apetite intelectual e os animam a digerir informações”. ( Augusto Cury )

    Não quero DECORAR… Desejo ferramentas!!!

    Parabéns! Aos amados professores que por amor ao ensino, ao prazer do desenvolvimento do ser humano, seguem na caminhada, sem que haja outro combustível a não ser a própria essência do ensinar.

    Abraços.

  • Blog do VALENTE Autor do post

    Fiquei muito feliz com os comentários de CLAUDIA e RAPHAEL !! São palavras que nos motivam a continuar no caminho do Saber …
    Muito OBRIGADO mesmo !!

  • Claudia Regina Amorim

    Já dizia Jean Piaget:
    “Professor não é o que ensina, mas o que desperta no aluno a vontade de aprender”.
    A importância do dia do professor é imensa, para nos conscientizarmos que dedicam suas horas no ato de ensinar, compartilhar, dividir ensinamentos para construir cidadãos cada vez melhores.
    Professor possui a capacidade de sair de cena sem sair do espetáculo.
    Só tenho a parabenizar o professor Valente, por toda análise e compartilhamento da ótica do ensino entre aluno-professor.
    Saiba que sua dedicação alcança, realmente uma minoria em classe, mas para aqueles que conseguem captar a vontade de aprender, faz toda a diferença……
    Quem não se envolve não se desenvolve.
    Parabéns!!!!!!!
    Sucesso sempre!!!

  • Raphael Higashi Silva

    O dia do professor é importante pois é a pessoa que destinada para dar o conhecimento necessário para vida e para o futuro profissional das pessoas mas ninguém da valor a essa pessoa nem profissão. Por isso que muitas pessoas não querem que ser professor fora ser desrespeitados e até agredidos nas escolas publicas.

    Hoje em dia as pessoas não respeita nem seus semelhantes como os professores.