Escola 3.0 é possível ?!? …


No meu Twitter recebi a super dica da Marli Fiorentin sobre a palestra do Rafael Parente sobre o “EDUCOPÉDIA: uma plataforma de aulas digitais” que tem tudo a ver com a minha Tese de Doutorado. Me identifiquei demais com as idéias e discurso do Rafael Parente !!

PARENTE, até rima com VALENTE (rsrs …), é subsecretário de Novas Tecnologias Educacionais da Secretaria Municipal de educação do Rio de Janeiro. A EDUCOPÉDIA, plataforma da rede municipal do Rio de Janeiro, é hoje, não só um espaço de aulas digitais, mas um ambiente que contém cursos e ferramentas para a capacitação de educopedistas, professores e gestores. Com aulas produzidas por professores e para professores, conta em toda a sua trajetória com a parceria do MEC.

A maior diferenciação do meu projeto acadêmico para esse importante projeto do Rio, é que o meu é mais focado para o ensino superior enquanto o deles é do 1º ao 9º anos do ensino básico. E lógico, o EDUCOPÉDIA já foi implementado com várias tecnologias e em toda rede carioca de educação. Mas, contém o conceito de REA, e um interessante “Máquina de Testes”, que me faz lembrar muito o meu “Banco de Perguntas”. Além de ter o EDUCOMUNDO com a proposta de ser uma Rede Social entre escolas com gincanas e com isso ser a gameficação do EDUCOPÉDIA.

Portanto o EDUCOPÉDIA é considerado um conjunto de elementos tais como: Aulas Digitais, Alfabetização Intuitiva, Biblioteca Virtual, Avaliação Diagnóstica e Gameficação. E portanto considerado como um novo cenário da Educação da cidade do Rio de Janeiro. Mas, pelos princípios que o regem, qualquer pessoa, estudante ou profissional da educação pode utilizá-lo e contribuir na sua evolução.

Para vocês verem tudo isso nada melhor do que ver a breve apresentação do PARENTE, e do belíssimo Projeto EDUCOPÉDIA:

Este vídeo foi gravado durante o evento da terceira edição da Série de Diálogos “O Futuro se Aprende” teve o tema “Tecnologias na Educação” e aconteceu no dia 10 de setembro de 2012, em São Paulo-SP. Promovido por Inspirare, Porvir e Fundação Telefônica, o encontro reuniu representantes de fundações, institutos, empresas, organizações sociais, governo, universidades e mídia.

E o vídeo abaixo que está diretamente na sua página explicando o que é e como funciona o Projeto EDUCOPÉDIA:


Sobre Prof.Dr.CARLOS VALENTE

Doutor (UniBan) em Educação Matemática, Doutorando (ITA) e Mestre (IPT) em Engenharia de Software. Pós-Graduado em Análise de Sistemas (Mackenzie), Administração (Luzwell-SP), e Reengenharia (FGV-SP). Graduado/Licenciado em Matemática. Professor e Pesquisador da Universidade Anhembi Morumbi e ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil. Autor de livros em Conectividade Empresarial. Prêmio em E-Learning no Ensino Superior (ABED/Blackboard). Consultor de T.I. em grandes empresas como Sebrae, Senac, Granero, Transvalor, etc. Viagens internacionais: EUA, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Espanha, etc. CURRICULO LATTES = http://lattes.cnpq.br/5121684547787661

Deixe uma resposta