É fácil fazer um BLOG ?!? 1


Vale a pena ver a palestra “Desenvolvimento Profissional de Blogs”, indicada pelo meu irmão (o BIT !!), com o famoso Marcos Lemos que aparece abaixo. Como eu sempre estimulo os meus alunos para desenvolverem os seus próprios Blogs, acredito que este vídeo seja muito interessante de ser visto. E até mesmo para professores interessados no tema.

O Marcos Lemos, do site www.ferramentasblog.com, utilizou nesta apresentação recursos da Web de forma bem inteligente. O vídeo ele transmitiu pelo LiveStream que permite transmitir a sua WebCam gratuitamente pela Internet. E os slides ele utilizou o recurso do GOOGLE DOCS, que eu particularmente uso bastante e recomendo !! Portanto, sem custo algum, e com ferramentas fáceis de conseguir, ele desenvolveu sua vídeo-conferência para mais de 100 pessoas simultaneamente, ensinando a fazer um blog profissional.

É fácil fazer um BLOG ?!?

Como já falei em posts anteriores a necessidade de se ter um Blog hoje em dia é bastante estratégico. Afinal de contas, atualmente quem não está com o seu nome na Internet está “morto” !! Faça um teste agora mesmo e confira se você tem “vida digital”, digite o seu nome no GOOGLE e veja quantos resultados aparecem …

Como o vídeo com a palestra não está mais disponível, farei abaixo um resumo dos pontos principais. O Marcos Lemos inicia sua palestra mostrando que para desenvolver blogs profissionais de qualidade, requer muita dedicação e esforço. É crucial que pense sempre a LONGO PRAZO, para não desistir.

“Criar um blog é fácil, difícil é MANTER um blog.”

Se manter um Blog já é difícil, ganhar DINHEIRO com ele é ainda mais difícil. Requer o dobro de dedicação, esforço e paciência para ganhar dinheiro com ele. É mais fácil ficar famoso com um blog do que ficar rico com ele. Embora a oportunidade esteja aberta para todos, nem todos conseguem aproveitar da mesma forma estas oportunidades, é necessário muita PERSISTÊNCIA !!

“A Melhor maneira de se atingir a EXCELÊNCIA é mirando a PERFEIÇÃO.”

Escolha um tema ÚNICO para seu blog, falar de coisas diversas os grandes portais já fazem isso. Prefira trabalhar com um nicho de público e desenvolver temas relacionados a este nicho escolhido. Escolha um nome para seu blog que tenha a ver com este tema único e desenvolva uma identidade, facilmente reconhecido por aqueles que buscam uma informação específica. Procure comprar um domínio próprio, ao invés de ter seu blog numa hospedagem gratuita, assim você terá mais controle e autonomia.

“Tenha Conteúdo de QUALIDADE e ORIGINAL. Plágio é inaceitável.”

Se apegue ao tema principal e procure trabalhar e desenvolver cada vez mais este tema central do blog. Terá temas complementares que são aqueles ligados diretamente ao tema central e temas periféricos que embora não esteja ligado diretamente ao tema central são igualmente importantes e interessantes ao seu público. Procure utilizar ferramentas como o KeyWord Tool ou Google Trends, para trabalhar com palavras-chaves ou expressões-chave.

“Se estiver 24 horas online, divulgue o blog 24 horas direto.”

Coloque a meta de publicar um post por dia, nem que seja um post por semana, mas se apegue a esta meta, o seu público irá se acostumar com isso. Não esqueça NUNCA de divulgar seu blog, quanto mais divulgar, mais visitas receberá. Divulgue todos os dias e em diversos tipos de mídias. Mas seja persistente, divulgue seus posts em redes sociais, e-mails, agregadores de conteúdo, etc.

Tenha bem em mente quem é o seu público-alvo e procure entrar em contato com eles. Procure interagir por meio de fóruns, debates, comentários, etc. Tenha conhecimentos técnicos, procure entender linguagens de programação básica para mexer no seu blog quando for necessário, aprenda técnicas de otimização conhecido como SEO, quanto mais souber melhor posicionado o seu blog ficará nos mecanismos de busca.

Espero ter conseguido transmitir os pontos principais da palestra e sinceramente faço votos que tenha aproveitado bem de todas estas informações. Assine nossa Newsletter e receba sempre nossas “Aulas & Lições” em seu e-mail. Até mais …


Sobre Prof.Dr.CARLOS VALENTE

Doutor (UniBan) em Educação Matemática, Doutorando (ITA) e Mestre (IPT) em Engenharia de Software. Pós-Graduado em Análise de Sistemas (Mackenzie), Administração (Luzwell-SP), e Reengenharia (FGV-SP). Graduado/Licenciado em Matemática. Professor e Pesquisador da Universidade Anhembi Morumbi e ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil. Autor de livros em Conectividade Empresarial. Prêmio em E-Learning no Ensino Superior (ABED/Blackboard). Consultor de T.I. em grandes empresas como Sebrae, Senac, Granero, Transvalor, etc. Viagens internacionais: EUA, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Espanha, etc. CURRICULO LATTES = http://lattes.cnpq.br/5121684547787661


Deixe uma resposta

Um pensamento em “É fácil fazer um BLOG ?!?

  • Natalicia Alfradique

    Adorei ouvir este vídeo. Esclareceu muitas dúvidas.
    Obrigada
    Um abração.
    Natalícia