A dislexia é um desafio para a educação. Saiba como identificar e ajudar os alunos com esse transtorno que dificulta a leitura e a escrita.

Conheça mais sobre os sintomas, as causas e os tipos desse distúrbio genético que afeta a leitura e a escrita e que atrapalha tanto o aluno em sala de aula.

E a pergunta mais importante: Será que a dislexia tem cura? Se tem cura, qual seria o tratamento?

20 Famosos com Dislexia que Você Nem Sabia

Segundo a Associação Brasileira de Dislexia (ABD), estima-se que afete aproximadamente de 5% a 17% da população mundial.

No Brasil, calcula-se que mais de 20 milhões de pessoas apresentam sintomas de dislexia, porém “existem muitos disléxicos não diagnosticados” que convivem bem com o problema.

Várias personalidades e pessoas famosas foram diagnosticadas com sintomas de dislexia, citaremos apenas alguns exemplos daqueles mais conhecidos no Brasil:

  • Agatha Christie (romancista policial)
  • Albert Einstein (físico alemão, pai da Teoria da Relatividade)
  • Alexander Graham Bell (cientista, inventor e fundador da companhia telefônica Bell)
  • Anthony Hopkins (ator britânico de cinema, televisão e teatro)
  • George W. Bush (político americano e Presidente dos Estados Unidos: 2001–2009)
  • George Washington (primeiro Presidente dos Estados Unidos: 1789–1797)
  • Harrison Ford (ator americano de cinema, famoso por ser o Indiana Jones no cinema)
  • Henry Ford (empreendedor americano, fundador da Ford Motor Company)
  • John F. Kennedy (político americano e Presidente dos Estados Unidos: 1961–1963)
  • John Lennon (cantor, compositor, escritor e um dos fundadores do grupo de rock britânico The Beatles)
  • Keanu Reeves (ator canadense de cinema, famoso pela atuação em Matrix)
  • Magic Johnson (atleta sendo um dos maiores armadores de basquete)
  • Muhammad Ali (considerado um dos maiores pugilistas norte-americano)
  • Pablo Picasso (pintor espanhol, escultor, ceramista, cenógrafo e poeta)
  • Steve Jobs (inventor, empresário e magnata americano no setor da informática)
  • Steven Spielberg (cineasta, produtor de cinema e roteirista americano)
  • Tom Cruise (ator e produtor de cinema americano)
  • Walt Disney (produtor cinematográfico, cineasta, diretor, roteirista, empreendedor e co-fundador da The Walt Disney Company)
  • Will Smith (o eterno Maluco no Pedaço, gênio de Aladdin e King Richard)
  • Winston Churchill (primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial)

Depois de ver esta lista enorme de famosos com sintomas de dislexia, chegamos a conclusão que são pessoas com características especiais e talentosas.

Sintomas de Dislexia em Crianças e Adultos

A dislexia é uma dificuldade de aprendizagem caracterizada pela dificuldade na escrita, na fala e no soletrar. Não é uma doença, muita gente famosa consideradas disléxicas, souberam conviver com este problema.

Normalmente, a dislexia é diagnosticada na infância durante o período de alfabetização, embora também possa ser diagnosticado em adultos. Os sintomas podem variar de acordo com a idade.

Crianças com menos de 7 anos: Começa a falar mais tardiamente, atraso no desenvolvimento motor como engatinhar, sentar e/ou andar, dificuldade para entender o que se ouve e dificuldade em se adaptar à escola.

Crianças com mais de 7 anos: Demora para fazer a lição de casa ou faz rapidamente mas com muitos erros, dificuldade em ler e escrever, acrescenta ou omite palavras ao escrever e dificuldade em compreender textos simples.

Adolescentes: Dificuldade para ler, mesmo que seja em voz alta e lentidão para elaborar o que vai escrever.

Adultos: Demora muito tempo para ler um livro, dificuldade em pensar o que escrever ou em fazer anotações, dificuldade em entender o que os outros dizem ou na gestão do tempo.

Outro sintoma de dislexia muito comum é trocar letras, principalmente quando elas possuem sons parecidos, como “F” e “V”, “B” e “D”, devido a dificuldade de associar letras e sons.

Disléxico que troca a letra B por D

Disléxicos podem ter problemas de memorização relacionados às atividades verbais, como fonemas, palavras e letras. Isso pode incluir dificuldade na memorização de letras de músicas e rimas.

Além disso, os disléxicos também podem apresentar problemas com a memória de curto prazo.

Estudo com Alunos Disléxicos que Surpreendeu

Considerada como um Distúrbio de Aprendizagem, a dislexia pode provocar no aluno reflexos sociais que prejudicam na sua formação como indivíduo, se não for tratada logo cedo.

Importante dizer que dislexia não tem nada a ver com baixo Q.I. (quociente de inteligência), por exemplo, o disléxico que se atrapalha com letras e palavras, pode ir bem com cálculos matemáticos.

Nada impede que um disléxico tenha altos pontos de QI, como o próprio Einstein, Leonardo da Vinci, Thomas Edison e Agatha Christie.

Eis que um estudo da Universidade Carnegie Mellon (Carnegie Mellon University), instituição privada de ensino e pesquisa, apresentou resultados surpreendentes com alunos disléxicos.

Não deixe de ouvir o podcast da CBN, “Saúde em Foco” de Luís Fernando Correia, sobre essa importante pesquisa.

Filme sobre Dislexia

Cientistas no estado de Pittsburgh, nos Estados Unidos, demonstraram que alunos conseguiram superar seus problemas de leitura e compreensão.

Descobriram que áreas do cérebro que estavam inativas podem ser ativadas com TREINAMENTO adequado e ter progressos significativos.

Quais são Algumas Causas para a Dislexia?

A dislexia é um distúrbio genético que dificulta o aprendizado e a realização da leitura e da escrita.

Porém pesquisas sugerem que não apenas fatores genéticos, mas outros fatores como neurobiológicos e ambientais podem contribuir para o desenvolvimento da dislexia.

  • Hereditariedade: A dislexia pode ocorrer em famílias, sugerindo uma influência genética. Estudos mostram que pessoas com parentes de primeiro grau com dislexia têm maior probabilidade de desenvolvê-la.
  • Alterações no Cérebro: Pesquisas utilizando técnicas de neuroimagem identificaram diferenças estruturais e funcionais no cérebro de pessoas com dislexia. Essas alterações podem afetar a forma como o cérebro processa a linguagem escrita.
  • Disfunção Fonológica: A dislexia está frequentemente associada a dificuldade de associar sons da fala com símbolos escritos, resultando em problemas na leitura e na escrita.
  • Fatores Ambientais: Exposição a fatores ambientais adversos durante o desenvolvimento pré-natal e a primeira infância, como baixo peso ao nascer, exposição a toxinas ou falta de estímulos adequados, pode aumentar o risco de desenvolver dislexia.

Alguns especialistas preferem dividir a dislexia em dois tipos:

Dislexia Desenvolvida ou Evolutiva: que é de caráter genético e hereditário, de origem neurobiológica;

Dislexia Adquirida: que ocorre em decorrência de um trauma ou lesão na região do lobo temporal do cérebro, que é a responsável pelo desenvolvimento e produção das habilidades de leitura e escrita.

Os graus na dificuldade na aprendizagem variam, os mais leves não costumam ser considerados ou percebidos, mas uma coisa é certa, precisamos respeitar o ritmo de aprendizagem de cada um.

A imagem abaixo ajuda a formar uma ideia do que se passa na cabeça de alguém com dislexia.

Sintomas da Dislexia tem Tratamento

Esta dificuldade de associação, torna difícil para quem tem o transtorno compreender o que está lendo.

Ele pode olhar com atenção algumas palavras e não fazer sentido para ele, da mesma forma como não faz sentido o relógio acima para pessoas normais.

Essa área do cérebro, dos lobos temporais, é responsável principalmente em processar os estímulos auditivos e o gerenciamento da memória.

Não é à toa que Einstein começou a falar tarde e só foi totalmente alfabetizado aos 9 anos e Thomas Edison na infância era mentalmente atrasado em relação a outros alunos de mesma idade.

Por falar nisso, a dislexia abrange praticamente 80% do sexo masculino, na nossa relação dos 20 famosos com dislexia, há uma predominância masculina.

Diagnóstico e os Diferentes Tipos de Dislexia

O diagnóstico de dislexia é feito por neurologistas, fonoaudiólogos e psicólogos geralmente entre os 8 e os 9 anos de idade.

Os especialistas procuram diferenciar a dislexia com outros transtornos, como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), além de descartar problemas emocionais ou neurológicos que interfiram na leitura e na escrita

Os sintomas da dislexia sempre está associado com a dificuldade com a leitura ou com a escrita ou na compreensão de textos.

Portanto, observe a variedade e tipos diferentes que existem:

  • Dislexia Auditiva ou Disfonética: é o tipo mais comum de dislexia atualmente, dificuldade com fonemas e diferenciação de sons na fala. Isso pode levar a problemas com a leitura e erros na escrita com a mistura de sons e sílabas. Por exemplo, pode confundir dígrafos, como ler “telha” em vez de “tenha”.
  • Dislexia Visual ou Diseidética: dificuldade em diferenciar os lados direito e esquerdo e em reconhecer as palavras como um todo. Por exemplo, uma criança com dislexia visual pode ter dificuldade em ler palavras com letras semelhantes ou invertidas, como “b” e “d” ou “p” e “q”.
  • Dislexia Mista: uma mistura de dois ou mais tipos, associados com a dislexia.
Sintomas da Dislexia

Discalculia é a dificuldade com números em geral, o que me levava a acreditar que era mais um tipo de dislexia, mas será?

A dislexia é um transtorno de aprendizagem que afeta a capacidade de leitura e escrita, a discalculia também é um transtorno de aprendizagem, mas que afeta a capacidade de compreender e manipular números e conceitos matemáticos.

Portanto é importante notar que dislexia e discalculia são dois transtornos DIFERENTES e cada um tem suas próprias características e tratamentos.

Tratamento Recomendado para Disléxicos

Conforme falado no áudio da CBN, alunos diagnosticados com dislexia foram curados após receberem o estímulo correto, ativando partes do cérebro que estavam inativas.

Os alunos disléxicos Precisam de Estímulo CORRETO e CONTÍNUO, por isso é necessário muita paciência e persistência por parte do educador e dos pais.

É muito fácil fazer acusações, falar que um aluno é burro ou débil mental, porque não consegue aprender. Eu mesmo fui diagnosticado com deficiência mental, pela professora de música, por não conseguir acompanhar o método BONA. Veja “BONA – Método Completo de Divisão Musical

Quando é usado palavras depreciativas, isso diminui a autoestima do disléxico que por fim resultará em depressão. Inclusive já foi constatado que pessoas com dislexia têm mais chances de desenvolver sintomas de depressão.

Aos poucos vai diminuir o desejo de continuar a estudar, a escola será um ambiente hostil e irá evita-la cada vez mais ou até abandona-la de vez.

Portanto É Necessário Treinamento INTENSIVO e ATENÇÃO cuidadosa, no caso da pesquisa  comentada na CBN, foram mais de 100 horas de estudo extra e estímulos. Mas acabou valendo a pena, pois os alunos no final tiveram um aproveitamento semelhante dos alunos normais.

No meu artigo “Aumente o Poder da Mente com 10 Dicas“, escrevi sobre os exercícios estudados pelo Dr. Kawashima que ajudam a aumentar a capacidade mental e a estimular o cérebro.

A Dislexia Precisa ser Compreendida por Todos

O disléxico precisa de acompanhamento de profissionais de várias disciplinas, que irão determinar qual é o melhor tratamento.

Muitas vezes os sintomas parece ser claramente de dislexia, mas na verdade pode ser um outro problema no cérebro e com tratamento totalmente diferente.

Pode ser confundido com outros tipos de problemas neurológicos, como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), em alguns casos constataram problemas emocionais, distúrbios relacionados com o autismo ou até mesmo com a deficiência mental.

Por isso deve ter acompanhamento de profissionais de várias áreas para o diagnóstico correto e o tratamento adequado.

Uma vez diagnosticado como disléxico precisa de muito AMOR e DEDICAÇÃO, normalmente são pessoas muito criativas e talentosas nas artes, desenhos e pinturas.

Se for estimulada de forma correta, aos poucos as conexões neurais se estabelecem, de forma que os problemas de aprendizagem serão mitigadas.

Os Sintomas da Dislexia tem Solução

Você tem dislexia ou apresenta algum dos sintomas de dislexia? Até pode ter e não saber ou alguém muito próximo de você tem os sintomas de dislexia e você não está percebendo.

Em resumo, poderá ver mais detalhes sobre este assunto na Revista Super Interessante.

Livros Recomendados sobre a Dislexia

O livro “Dificuldades específicas de aprendizagem: Ideias práticas para trabalhar com: dislexia, discalculia, disgrafia, dispraxia, TDAH, TEA, Síndrome de Asperger e TOC

Dificuldades de aprendizagem sempre é um desafio aos professores para reconhecer e entender quais são os sintomas da dislexia e outros problemas.

Os principais sintomas da dificuldade da aprendizagem entre os alunos em sala de aula são: dislexia, discalculia, disgrafia, dispraxia, TDAH, ASD e TOC.

A autora oferece uma visão das fraquezas e pontos fortes associados a cada uma dessas dificuldades, mostrando o que pode ser feito pelos professores.

Um outro livro que também recomendamos é “Como Lidar com a Dislexia: Guia Prático Para Pacientes, Familiares e Profissionais da Educação e Saúde

A dislexia é uma condição que pode ser hereditária, e torna extremamente difícil a leitura, a escrita e a ortografia na língua-mãe.

E embora a criança não tenha um déficit intelectual, o desempenho dela na leitura e consequentemente na escrita é aquém do esperado.

Quando a criança começa a apresentar dificuldades no seu processo de alfabetização e levanta-se a hipótese de dislexia, o que é melhor fazer?

A melhor atitude a ser tomada é fazer uma avaliação multidisciplinar. Por isso, a importância de os profissionais da área educacional terem conhecimento dos sintomas.

As autoras deste livro, a fonoaudióloga Maria Ângela Nogueira Nico e a psicóloga Aurea Maria Stavale Gonçalves trabalham na ABD (Associação Brasileira de Dislexia).

Há mais de 20 anos atendem famílias que as procuram, para saber qual o motivo de seus filhos não aprenderem a ler ou o porquê de tantas dificuldades nesse processo.

Filme sobre a História de um Aluno Disléxico

Este foi um dos filmes que me tocou profundamente e que trata muito bem sobre os problemas que um aluno disléxico enfrenta.

Com o título: “Somos Todos Diferentes/Como Estrelas na Terra“.

Além de tratar desta temática, mostra uma lição de vida ao apresentar um professor apaixonado pelo que faz e que transforma a vida do pequeno Ishaan.

Além disso, o próprio diretor indiano Aamir Khan faz o papel deste professor que irá ajudar o aluno com problemas nos estudos.

Acima de tudo mostra a importância de diagnosticar os sintomas da dislexia antes que a criança sofra discriminação por parte de colegas e professores.

Quanto mais rápido for diagnosticado melhor será, para que a sua autoestima e confiança do disléxico não seja abalada ou destruída.

Em conclusão, incentivamos que veja o filme COMPLETO e legendado desse maravilhoso filme logo abaixo, boa diversão!

Filme Como Estrelas na Terra

Conclusão

Acredito que tenha ficado curioso quando mencionei a respeito do método BONA usado pela minha professora de música.

Procure na Internet sobre o método BONA, verá que é um infernal processo de memorização musical, super ultrapassado e pura “decoreba”! Quem tiver interesse, recomendamos o livro “BONA – Método Completo de Divisão Musical“.

Apesar de minha professora de música achar que eu era deficiente mental, entendo hoje que ela não sabia quais eram os sintomas da dislexia e a minha melhor resposta foi o meu doutorado.