CONECTIVISMO: uma nova teoria de aprendizagem ?!?


Defendida por George Siemens e também pelo Stephen Downes, o CONECTIVISMO é considerado como sendo “uma nova teoria de aprendizagem para a era digital”. Nos meus estudos sobre Redes Sociais na Educação para a Tese de Doutorado, cai naturalmente nessa polêmica teoria.

Só para vocês verem como é polêmica essa teoria, seria interessante vocês visitarem o “Espaço Social de Criatividade e Aprendizagem …”, no fórum Café pontocom Leite (http://cafezinhocomleite.ning.com/ atualmente em manutenção) do famoso e amigo CARLOS RODRIGUES CADRE.

Na imagem ao lado podemos ver os seus fantásticos criadores. Meu primeiro contato com esses respeitáveis senhores foi através da Rede Vivo Educação. Ao promoverem o “2º Seminário: A Sociedade em Rede e a Educação”, eles conseguiram realizar ao vivo do Canadá uma videoconferência com esses defensores do CONECTIVISMO. E realmente me impressionou com a aderência aos nossos conceitos que defendemos sobre Redes Sociais na Educação.

Abaixo estamos disponibilizando em formato de “e-Book dinâmico” (você clica na ponta direita inferior da página e ele vai virando as páginas automaticamente !!) dois materiais que achamos bem interessantes sobre o CONECTIVISMO. O primeiro é a Dissertação de Mestrado do português JOSÉ MOTA com o título “Da Web 2.0 ao e-Learning 2.0: Aprender na Rede” que foi fortemente inspirada nessa nova teoria (veja em especial o Capítulo 4: O Conectivismo e a Aprendizagem na Rede). E o segundo trabalho foi fruto da tradução do grupo “Biblioteca do Conectivismo” criado por Augusto de Franco (veja o vídeo dele logo abaixo !!)

Clique agora em uma das figuras abaixo para você ver o e-Book dinâmico …

Da Web 2.0 ao e-Learning 2.0: Aprender na RedeUma breve historia da aprendizagem em rede
Vídeo de AUGUSTO de FRANCO, no TEDxSP (que tem palestras fantásticas !!), palestrando sobre Redes Sociais …

OBS.: Aproveite para ver (em inglês !!) o último livro de George Siemens com o título original: “Knowing Knowledge”. Vale a pena ver, e com várias ilustrações super-interessantes …


Sobre Prof.Dr.CARLOS VALENTE

Doutor (UniBan) em Educação Matemática, Doutorando (ITA) e Mestre (IPT) em Engenharia de Software. Pós-Graduado em Análise de Sistemas (Mackenzie), Administração (Luzwell-SP), e Reengenharia (FGV-SP). Graduado/Licenciado em Matemática. Professor e Pesquisador da Universidade Anhembi Morumbi e ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil. Autor de livros em Conectividade Empresarial. Prêmio em E-Learning no Ensino Superior (ABED/Blackboard). Consultor de T.I. em grandes empresas como Sebrae, Senac, Granero, Transvalor, etc. Viagens internacionais: EUA, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Espanha, etc. CURRICULO LATTES = http://lattes.cnpq.br/5121684547787661

Deixe uma resposta