Computação Social: O que é ?!? 2


Com o avanço popular do uso das Redes Sociais, e da facilidade da dita Web 2.0, cria-se o conceito da Computação Social (Social Computing). Estudada em Harvard (CRCS) assim também na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), por meio do seu Grupo de Pesquisa em Inteligência Artificial – GPIA, afirma-se que é tão ampla a definição de Computação Social que a mesma poderia ser considerada interdisciplinar, multidisciplinar ou mesmo transdisciplinar.

Algumas das disciplinas que teriam impacto direto na Computação Social seriam aquelas envolvidas com a tecnologia como por exemplo: Ciência da Computação, Inteligência Artificial e Tecnologias de Informação como as Redes de Computadores. Mas, também contribuiriam em seu escopo a: Sociologia, Educação, Comunicação, Economia, Administração e Psicologia.

A Computação Social muitas vezes é considerada, assim como a TI Verde, a Computação em Nuvem, e mesmo a Virtualização como uma das tecnologias predominantes no futuro próximo. A Gartner considera a Computação Social como uma conseqüência da mudança na postura dos trabalhadores, criando redes de compartilhamento e software sociais, buscando promover a cidadania, a inclusão digital, a informática social e abranger diversos fundamentos e modelos dentro da Ciência da Computação, Inteligência Artificial e das Tecnologias da Informação para permitir e facilitar seu uso na rotina das pessoas.

Uma das definições básicas da Computação Social utilizadas na indústria de informática, como a IBM, é com o sentido de pesquisar e construir software que permita as pessoas terem uma vida social on-line. No entanto, essa definição também é interpretada como o estudo e o foco no rumo do desenvolvimento tecnológico a partir da perspectiva social, e não meramente econômica ou tecnológica.

No excelente trabalho de Luiz Palazzo, ainda encontra-se que a Computação Social tem um relacionamento com a Computação Pervasiva. E nos entrega uma imagem super-ilustrativa a respeito das possibilidades da Computação Social:

Computação Social

No início do meu Doutorado no ITA, em São José dos Campos, tive a oportunidade de explorar um pouco mais desses importantes conceitos com o falecido Prof. Dr. Felipe Alfonso de Almeida. Esse querido professor é que introduziu o estudo e a disciplina de Computação Social no ITA.


Sobre Prof.Dr.CARLOS VALENTE

Doutor (UniBan) em Educação Matemática, Doutorando (ITA) e Mestre (IPT) em Engenharia de Software. Pós-Graduado em Análise de Sistemas (Mackenzie), Administração (Luzwell-SP), e Reengenharia (FGV-SP). Graduado/Licenciado em Matemática. Professor e Pesquisador da Universidade Anhembi Morumbi e ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil. Autor de livros em Conectividade Empresarial. Prêmio em E-Learning no Ensino Superior (ABED/Blackboard). Consultor de T.I. em grandes empresas como Sebrae, Senac, Granero, Transvalor, etc. Viagens internacionais: EUA, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Espanha, etc. CURRICULO LATTES = http://lattes.cnpq.br/5121684547787661


Deixe uma resposta

2 pensamentos em “Computação Social: O que é ?!?

  • Blog do VALENTE Autor do post

    Muito bom, CLARASOL !! Fico contente que o artigo lhe trouxe curiosidade sobre esse importante tema.
    Ainda, realmente, é uma ciência nova e preocupada com o uso e a influência das redes sociais digitais em nossa sociedade.
    O impacto delas no dia-a-dia do cidadão o influência em várias decisões diárias. Desde do seu voto em algum candidato, como a sua participação ativa em algum movimento ou grupo.
    As pessoas não precisam mais saírem de suas casas, ou dos escritórios para tomarem decisões em grupo.
    E tudo isso influencia a nossa cultura e por decorrência a sociedade como um todo !!
    Espero ter aclarado um pouco mais a sua importante questão, CLARASOL !!

  • ClaraSol

    Amigo Profvalente.
    Passando para conferir o que é computação social, pois na realidade não tenho a mínima ´ideia do que se trata e o que seja. Vi os gráficos, mas como não sei não expressei nenhuma opinião. Agora peço ao senhor que se puder resumidamente fale algo sobre este programa. Desde já eu agradeço. Sempre com carinho.
    Abraços.
    ClaraSol