Como fazer Marketing Viral ?!? 6


Na minha mini-férias aproveitei para comprar no aeroporto de Navegantes o livro “O PONTO da VIRADA”. O título é até um pouco condizente com a própria “virada” do ano que fui comemorar. Mas, na verdade o livro tem a ver muito mais com MARKETING VIRAL, que é alvo dos meus estudos há muito tempo …

Ao reparar nas características deste livro muita coisa me chamou atenção. Vendeu mais de 5 milhões em todo o mundo, e já permaneceu mais de 200 semanas na relação dos Best-sellers do New York Times.

Produzido entre 2000 e 2002, curiosamente não cita em nenhum lugar a palavra Marketing Viral. No entanto, o autor Malcom Gladwell utiliza a dupla de palavras “epidemia social” e também muitas vezes cita “propaganda boca a boca”.

Marketing Viral

Portanto, fiquei bastante curioso em saber se esse foi um dos primeiros livros a tratar dessa temática, a ponto do autor não ter citado esse termo, pois atualmente é utilizado como Marketing Viral.

Devorado em dois dias no Guarujá, a base de café expresso, e sentado na padaria da praia (com chuva …), tentarei resumir por aqui esse belo estudo dos principais elementos do marketing que o próprio autor considera o fenômeno mundial que ninguém consegue definir.

Fazendo analogia com as epidemias, Gladwell cita literalmente:

“As epidemias envolvem a ação das pessoas que transmitem agentes infecciosos, do agente infeccioso em si e do ambiente em que o agente atua”.

Dessa forma, o autor criou o que ele chamou dos três agentes de mudança que podem provocar o ponto de desequilíbrio e geram a epidemia social: a Regra dos Eleitos, o Fator de Fixação e o Poder do Contexto.

A REGRA DOS ELEITOS

Na Regra dos Eleitos, ele considera os Comunicadores, os Experts e os Vendedores como “pessoas especiais” (os eleitos), que por possuírem talentos sociais diferenciados, propiciam o Marketing Viral.

Os comunicadores são pessoas que possuem um talento especial para divulgar informações e reunir pessoas. Os Experts, mais de difíceis de encontrar, são aqueles que além de acumularem conhecimento, gostam de transmiti-lo com prazer para outras pessoas. É aquele cara que todo mundo procura para saber dicas úteis de algum produto, ou serviço, antes de adquirir …

Numa epidemia social, os Experts são os Bancos de Dados, fornecem a mensagem. Os Comunicadores são a cola social: eles a espalham. O Expert é um “professor”, mas normalmente é mais um aluno, sem querer convencer ninguém, e quer aprender sempre cada vez mais. Por outro lado, o Vendedor é aquele ser persuasivo que consegue através de alguma forma estratégica nos convencer. No livro mostra as várias estratégias, ou as características típicas desse tipo de “eleito”.

O FATOR DE FIXAÇÃO

O segundo agente de mudança é o Fator de Fixação, que talvez, na minha opinião, seja aonde o marketing tradicional mais tem atuado. O autor explora nesse ponto dois cases especiais, que chamou de vírus educacionais: “Vila Sésamo” e as “Pistas de Blue”.

Acredito que pessoas que trabalham com crianças na escola, deveriam ler esses dois cases com bastante carinho, pois com a riqueza de detalhes, demonstra como esses dois programas de TV conseguiram ter pleno sucesso no processo educacional de crianças.

A Regra dos Eleitos diz que existem pessoas excepcionais capazes de iniciar epidemias. Basta encontrá-las. A lição sobre a fixação é a mesma.

Há uma forma simples de embalar uma informação que, nas circunstâncias certas, a torna irresistível. É só descobrir qual é …

O PODER DO CONTEXTO

Finalmente, o último agente de mudança para o ponto da virada é Poder do Contexto. Ele vem a destacar ainda mais o subtítulo do livro: “Como pequenas coisas podem fazer uma grande diferença”. Cita o exemplo de New York ao adotar a política de tolerância zero. Ou seja, ao atacar maciçamente as pequenas ocorrências policiais, diminuiu de forma extraordinária as ondas de crime que assolava uma das maiores cidades do mundo.

Menciona também o caso do metrô de NY que o aspecto visual era terrível, e o esquema de bilheteria totalmente falho. Como trabalhei no metrô por mais de 14 anos, sei o quanto que a política de atacar pequenos reparos e manutenções influencia a forma como os paulistanos encaram e diferenciam o metrô de São Paulo de outros meios de transporte.

Concluo meu sumário desse importante e interessante livro com um desafio para você !! Na conclusão o autor apresenta um case bastante ilustrativo do sucesso de suas regras para chegar no Ponto da Virada.

Georgia Sadler, enfermeira de San Diego, queria criar uma campanha para uma maior consciência de diabetes e câncer de mama em sua comunidade negra. Começou realizando palestras em igrejas freqüentadas por essas pessoas, mas praticamente um fracasso. E como tinha poucos recursos de pequenas doações, precisava fazer alguma coisa inteligente que aplicasse muito bem esses recursos.

Ao ter conhecimento deste livro, analisou todos os agentes de mudança e brilhantemente atacou de uma forma simples, e certeira, o alvo que precisava atingir para alcançar a sua meta. Você consegue imaginar e descobrir o que foi ?!?


Sobre Prof.Dr.CARLOS VALENTE

Doutor (UniBan) em Educação Matemática, Doutorando (ITA) e Mestre (IPT) em Engenharia de Software. Pós-Graduado em Análise de Sistemas (Mackenzie), Administração (Luzwell-SP), e Reengenharia (FGV-SP). Graduado/Licenciado em Matemática. Professor e Pesquisador da Universidade Anhembi Morumbi e ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil. Autor de livros em Conectividade Empresarial. Prêmio em E-Learning no Ensino Superior (ABED/Blackboard). Consultor de T.I. em grandes empresas como Sebrae, Senac, Granero, Transvalor, etc. Viagens internacionais: EUA, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Espanha, etc. CURRICULO LATTES = http://lattes.cnpq.br/5121684547787661


Deixe uma resposta

6 pensamentos em “Como fazer Marketing Viral ?!?

  • raimundo neto

    o que acham dessa tentativa de viral que fizemos?
    http://www.youtube.com/watch?v=1uWafvWFlOg
    ficariamos honrados com uma mencao em alguma rede social para levantar discussoes e, consequentemente, aumentar os acessos ao video – divulguem!

    muito obrigado! qualquer coisa, estamos aqui! forte abraco!
    raimundo neto
    diretor de marketing
    transportadora vb express

  • alberto peças

    ….Fiquei maravilhado , pelo espetáculo dos vossos posts e termos super bem aplicados … meus parabéns prof. valente .como esteve em portugal e espanha em julho de 2006 , precisamente no mesmo ano ,em lisboa e madrid ,coimbra,etc.etc… acontinuação de sucesso ,saúde e sorte…
    tem estado com o prof.nakamura ?grande colega ,amigo, simpático e educadíssimo … tb. admiro muito êsse japonez especial e inteligentíssimo , assim o considero …
    com aquele abraço e até qualquer dia ,com muita
    consideração e estima do a.a.p.a.

  • SILVIO LUIS ( Esab )

    Boa tarde
    Professor;

    Vejo assuntos interessantes neste site! Vou analisá-lo mais adiante..
    Então professor ,como havia comentado, estou em busca de aulas na área de informática.Fui professor da UNIBAN no curso Sistemas de Informação e disciplina Análise e Projeto Orientado a Objeto.
    Já tive um consultoria de informática durante dez anos e hoje sou consultor de Projetos da TOTVS ( ERP ).
    Atualmente tenho interesse em me desenvolver na área Educacional.

    Um abraço;
    Silvio L.

  • Archanjo

    Grande Mestre e Amigo!

    Obrigado pela dica, pois estou montando uma bibliografia que envolve o tema para minhas traquinagens. Como foi de reveillón? Vê se dá notícias!

    Abração,
    Archanjo 0:)

  • Orivaldo Silveira

    Muito bom professor !! Vou comecar a atacar o meu comercio eletronico com essa nova visao …
    Muito obrigado por todos esses dados e o resumo do livro, vou compra-lo