Comprometimento e envolvimento: a fórmula mágica para uma vida plena e significativa. Cultive o compromisso em todas as áreas da vida, os resultados te surpreenderão.

A etimologia do verbo comprometer significa “fazer promessa com”, “empenhar-se em”, “obrigar-se a”.

De fato, compromisso deriva da palavra promessa, veja como é semelhante as palavras “com promessa” e “compromisso”.

Não basta Envolvimento, Precisa estar Comprometido

Para existir compromisso é necessário ter confiança um no outro, isso pode acontecer dentro do casamento, família, grupo de amigos, empresa ou escola.

Neste caso para que exista comprometimento é primordial termos valores em comum ou uma causa em comum.

Se não existir admiração, respeito e confiança, será muito difícil um casal, ou até um professor com o seu aluno, demonstrarem comprometimento naquilo que fazem.

Tanto numa empresa ou mesmo na escola existe um grupo dos que estão envolvidos e outro grupo menor dos que estão comprometidos.

Parece significar quase a mesma coisa, mas não é. Existe uma diferença grande entre estar envolvido e estar comprometido.

Ilustração da Galinha e do Porco

Isso faz lembrar aquela famosa ilustração do fazendeiro que queria no café da manhã ovos e bacon.

Bacon e Ovos é um Exemplo de Comprometimento

A galinha estava envolvida em contribuir com os seus ovos, porém o porco estava TOTALMENTE comprometido em dar o bacon!!

Esta ilustração mostra bem a diferença entre estas duas palavras: Envolvimento e Comprometimento.

Enquanto que alguns alunos estão simplesmente envolvidos num trabalho de grupo, ajudando de forma apática naquilo que podem, sem muito interesse.

É comum apenas um ou dois do grupo, estarem realmente comprometidos com o trabalho, fazendo pesquisas, ficando até tarde e fazendo quase todo trabalho.

A diferença é que o envolvimento significa fazer apenas o mínimo necessário por obrigação e o comprometimento significa dar o MELHOR de si.

O Exemplo do Faxineiro Comprometido da NASA

Esta experiência aconteceu na vida real, o caso de um faxineiro da NASA, na década de 60.

Naquela época EUA e a União Soviética estavam em plena “corrida” espacial, existia o desafio de “colocar um americano na Lua até o final da década“.

Dizem que, ao perguntar que tipo de trabalho o faxineiro estava fazendo na Nasa, ele dava a seguinte resposta: “Ajudando a colocar o homem na Lua“.

Realmente existia um comprometimento desde o faxineiro até o mais alto escalão, numa causa em comum, que era colocar um americano na Lua.

Comprometimento do Grupo

É Necessário Comprometimento por Parte de Todos

Será que existe comprometimento dos alunos em aprender e serem bem sucedidos?

E no caso dos professores? Estão comprometidos em ensinar e de dar o MELHOR de si?

E no caso do governo, estão comprometidos com a Educação?

Estamos como que num círculo de confiança e comprometimento, um depende do outro, o professor depende do governo, o aluno depende do professor.

O governo depende dos alunos com a formação e as habilidades técnicas para que possam ajudar no desenvolvimento e crescimento do país.

Mesmo que neste círculo de comprometimentos alguém falhe, como no caso das autoridades, mesmo assim deveríamos fazer a nossa parte.

Ilustração dos Dois Operários e o Compromisso

Devemos ter a visão correta em fazer o nosso MELHOR, não importando se alguém está deixando de fazer a sua parte.

Ilustração dos Dois Operários

Veja nesta ilustração como a nossa visão de mundo é importante e reflita nas respostas.

Em certa ocasião dois operários, que faziam a mesma coisa todo dia, estavam trabalhando na construção de uma igreja:

Enquanto um dizia que estava cansado e reclamava, pois ficava o dia todo “carregando tijolos“;

O outro de forma alegre e todo animado dizia: “Estamos construindo uma CATEDRAL” !!

Enquanto um operário estava apenas envolvido na obra, o outro estava completamente comprometido com o resultado daquela obra.

O nosso comprometimento em fazer o nosso MELHOR e tendo a visão correta, compensa e muito.

Não só o comprometimento é importante, mas ter iniciativa também é uma qualidade desejável, convido você a ler meu artigo “Tenha Mais Iniciativa com estas 7 Dicas“, vale a pena!!

Recomendação de Livros sobre Comprometimento

A nossa recomendação é o livro: “Um compromisso por dia: Pequenas ações diárias que podem mudar a sua vida” de Tadashi Kadomoto e Robson Hamuche.

Estar comprometido consigo mesmo é muito mais do que apenas manter pensamentos positivos sobre si, é preciso mudança de hábito, inspiração e renovação.

Para ajudá-lo a encontrar o caminho para uma vida mais leve, um compromisso por dia, envolve pequenas atitudes mentais, físicas e espirituais.

Ter este tipo de compromisso irá guiá-lo no caminho da renovação diária para nos tornarmos pessoas melhores.

Mesmo que por alguns minutos, é preciso, todos os dias, ajustar a nossa rotina. Não basta estar envolvido, é necessário o seu comprometimento.

Embarque nesta aventura com 365 atividades que irão inspirá-lo e motivá-lo a seguir pelo caminho mais leve da vida.

Um outro livro agora voltado para a família é “Um compromisso por dia para pais e filhos: Pequenas ações diárias para mudar a sua vida em família

Um ritual com foco na família que vai trazer descoberta, aprendizados, diversão e união!

Não importa o tipo de família, é comum deixarmos de lado o cuidado com quem amamos por, de certo modo, sabermos que essa pessoa sempre estará lá.

Porém, essa prática pode levar a desentendimentos, brigas e outras atitudes negativas que em nada combinam com a ideia de família.

Um compromisso por dia para pais e filhos, como o próprio nome já diz, é tanto para pais quanto para filhos que desejam resgatar a união de sua família.

Aqui, Carla Nacif e Robson Hamuche propõem pequenas atividades diárias – uma para cada dia do ano – para tornar sua vida em família muito mais unida e feliz.

O convite é para que vocês se comprometam a ter todo dia esses momentos de conexão propiciados pelas propostas, atividades, reflexões e desafios deste livro.