Como Conseguir Comprometimento !!


A etimologia do verbo comprometer significa “fazer promessa com”, ou seja, empenhar-se, obrigar-se, para existir comprometimento é necessário termos confiança no outro, na empresa ou na escola, é primordial termos valores em comum ou uma causa em comum. Se não existir admiração, respeito, confiança, paixão e intimidade será muito dificil um professor ou um aluno demonstrar comprometimento naquilo que faz.

Não precisamos chegar ao extremo, como na famosa ilustração dos ovos com bacon: a galinha pode até contribuir com os seus ovos, porém o porco tem que estar TOTALMENTE comprometido para que tenhamos o bacon!! Esta ilustração mostra a importância do comprometimento, de dar o MELHOR de si mesmo, não que tenhamos que pagar com a própria vida para ter comprometimento.

Na vida real temos o caso do faxineiro da NASA, que na década de 60, em plena “corrida” espacial entre os EUA e a União Soviética, existia o desafio estratégico de “colocar um americano na Lua até o final da década”. Dizem que, nessa época, ao perguntar que tipo de trabalho um faxineiro estava fazendo na Nasa, davam a seguinte resposta: “Ajudando a colocar o homem na Lua”.

Realmente existia um comprometimento desde o faxineiro até o mais alto escalão, numa causa em comum, que era colocar um americano na Lua. Será que existe comprometimento dos alunos em aprender e serem bem sucedidos? E no caso dos professores? Estão comprometidos em ensinar e de dar o MELHOR de si? e no caso das autoridades, estão comprometidas com a Educação?

Mesmo que neste círculo de comprometimentos alguém falhe, como no caso da falta de comprometimento das autoridades, mesmo assim deveríamos refletir nas respostas dos dois operários que trabalhavam na construção de uma igreja: um diz que está “carregando tijolo” e o outro que está “construindo uma catedral”. O nosso comprometimento naquilo que fazemos compensa, e muito!!!


Sobre Prof. JORGE VALENTE

O Prof. Jorge Valente ou mais conhecido como Bit, é graduado em Gestão da Informação pela UniSEB e com formação técnica em informática e eletrônica pela Getúlio Vargas. Trabalhou com servidores de grande porte prestando serviços de informática para Bovespa, Prodesp e Bradesco. Atuou como responsável pela implantação e configuração de sistemas gerenciadores de Emissores de Cupom Fiscal na área comercial. Especializou-se em Sistemas Oracle-ERP nos módulos OM, AR-Billing, INV e RI. Atualmente trabalha com Tecnologia Educacional com programação e banco de dados. Tem como Hobby o mercado financeiro, sendo trader Forex e trader Esportivo.

Deixe uma resposta