TWITCAM ao VIVO está bombando AGORA!! Veja Aqui!!



Quando o FarmVille foi criado pela ZINGA, foi uma verdadeira febre. Mas, agora a “bola da vez” está sendo o CityVille. Criado a menos de 6 meses já é o game mais usado no Facebook. Sim, ele está dentro de uma Rede Social !! Pois, é jogo considerado como “game social”, ou seja, você depende de amigos para poder jogar. Seria muito legal se a gente fizesse um “Educational Social Game” …

Podemos acompanhar pelo gráfico abaixo que enquanto o FarmVille começou com um grande entusiasmo pela galera das redes sociais, só foi o CityValle ser disponibilizado em dezembro de 2010 para em dois meses empatar com o seu parceiro da ZINGA. E em seguida ultrapassá-lo com bastante folga. Deverá chegar na marca dos 100 milhões de usuários rapidamente …

John Rice discute em seu blog quanto que o FarmVille pode ser útil como uma ferramenta educacional. Mas, será que realmente a educação ganha com isso ?!? Vale a pena que os nossos alunos joguem o CityVille ?!?

Bem, para eu poder responder adequadamente essas perguntas, eu mesmo tive que me enfronhar nesse novo mundo. E posso afirmar, após algum tempo de uso do CityVille (o difícil é abandonar !!), as seguintes conclusões:

* O jogo faz lembrar um pouco do “SimCity”, por sua vez “The Sims”, e aí um pouco do Second Life. Só que muito mais fácil de jogar, e sem a necessidade de instalar nada. E a interatividade com o game bastante divertida, assim como a sua parte gráfica. Num ambiente de EaD dificilmente temos a oportunidade de ter um visual assim.

* Baseado em desafios através das missões que aparecem a toda hora – basta realizar uma missão que aparece outra – estimula o jogador a priorizar atividades e usar estratégias sociais para resolver rapidamente esses desafios. É importante haver essa dependência social em atividades educacionais, e deveria-se estimular os alunos, de forma inteligente, a fazer novas atividades e descobertas.

* A interação com o e-mail da pessoa é constante. Ou você receberá e-mails dos seus “vizinhos”, ou da própria ZINGA lhe oferecendo brindes gratuitos diariamente. Dificilmente eu vi um software de e-learning com tanta interação com o correio eletrônico.

* Você acredita que já existe livros dando dicas e segredos sobre esse jogo ?!? Puxa, seria tão legal se os nossos alunos fizessem livros a respeito das nossas aulas, ou do que eles pesquisaram a respeito … Eu tento estimular um pouco disso ao pedir a criação de Blogs !!

* Os jogadores são estimulados a visitarem diariamente os seus “vizinhos” para terem benefícios. Isso me faz pensar que seria muito legal os alunos terem a oportunidade de conhecerem o que os seus colegas fizeram em seus trabalhos e provas. E ao fazerem isso, serem beneficiados devido a interação com os seus colegas.

* Estimula-se o espírito empreendedor, em conjunto com os seus vizinhos, através das franquias. Interessante que a cidade somente cresce “feliz” se houver construção de prédios comunitários. Alunos deveriam apresentar projetos sociais ao final de cada período escolar. E implementa-los junto as comunidades ao redor da instituição.

* Quanto mais rápido é realizado as atividades, colhendo as estrelas da experiência, bônus adicionais são recebidos. Quanto menos tempo os alunos cumprisse suas atividades, com qualidade, melhores notas receberiam.

* Energias são dadas ao longo do tempo. Se o jogador quiser avançar mais rápido, deverá jogar a cada 2h30. Nossa !! Se os alunos estudassem a cada 2h30 seria o máximo …

Bem, finalmente veja como a ZYNGA trabalha com as universidades, e estimula o trabalho dos estudantes num clima semelhante ao que o GOOGLE tem em seus escritórios. (puxa !! seria tão legal dar aula num ambiente assim … ehehehe !!)

Related Posts with Thumbnails


   Deixe seu Comentário: