Certificação ou Universidade ?!? … 3


Muitos alunos me perguntam se devem fazer uma Certificação ou então uma Universidade ?!? Na área de T.I. (Tecnologia da Informação) existem muitas Certificações Profissionais como as da Microsoft, Oracle, SAP, Java e assim por diante propiciando um conhecimento específico de um certo segmento da informática. No entanto, a Universidade embora também tenha atualmente vários cursos de TI, propicia ao aluno uma visão geral das várias tecnologias.

Certificação: Então qual escolher ?!?

A minha recomendação pessoal é que o aluno venha analisar muito bem seus objetivos e foco. Como o mercado possui uma grande carência de especialistas e para contratação imediata na resolução dos seus problemas técnicos, a certificação é uma grande porta aberta. E com salários bastante chamativos.

No entanto, existem algumas armadilhas nessa estratégia. Primeiro, a certificação é válida somente por algum tempo, existe necessidade de atualizações técnicas conforme novas versões ou até mesmo a implementação de novas tecnologias, ou ainda o impacto de uma aquisição por outra indústria de software, muito comum hoje em dia !! Só o Google adquire, em média, de 3 a 4 empresas todo mês.

Segundo, geralmente é difícil e oneroso a obtenção de uma certificação profissional. Exige a necessidade do aluno se preparar muito bem através de livros técnicos (geralmente em inglês), cursos tanto presenciais como online, e muitas horas de estudo.  É como se estivesse preparando para um Concurso Público bastante competido. Existem certificações custando mais de dez mil reais somente para a realização dos seus cursos. E cada exame para a certificação existe um outro custo embutido. Com raros casos de sucesso na primeira tentativa.

E terceiro, ele será um “eterno” especialista na empresa. As chances de subir na empresa ficam pequenas, por causa justamente da especialidade escolhida. Quem vai querer perder o seu melhor especialista, para uma vaga técnico-administrativa ?

Na universidade, o aluno receberá em mais de dois anos, visões gerais de vários conhecimentos técnicos e também de formação humana e administrativa. Não sairá um especialista na ferramenta X, Y ou Z. Mas, terá a facilidade de explorar essas ferramentas devido a sua visão mais generalista. E dentro da empresa terá um “status” diferente de um especialista, pois terá o nível universitário. Ou seja, com mais chances de subir em sua carreira profissional.

Certificação: Conclusão

Resumo da ópera: para conquistar o mercado rapidamente a certificação é uma boa pedida, principalmente se o aluno é dedicado e possui facilidade de estudar. Mas, a longo prazo, a Universidade será um diferencial, pois prepara melhor o indivíduo para assumir cargos de nível mais alto. Principalmente se o aluno ainda fizer uma Pós (lato-sensu ou stricto-sensu) em alguma área específica, lhe propiciando o melhor dos dois mundos: um “generalista especialista”.

Certificação: DICAS

Se souber de mais alguma DICA, não tenha dúvida, comente com a gente aqui em baixo … OBRIGADO !!

E me faça uma especial gentileza, compartilhe para amigos e colegas para que possam receber esta mensagem de você mesmo … COMPARTILHE agora !!


Sobre Prof.Dr.CARLOS VALENTE

Doutor (UniBan) em Educação Matemática, Doutorando (ITA) e Mestre (IPT) em Engenharia de Software. Pós-Graduado em Análise de Sistemas (Mackenzie), Administração (Luzwell-SP), e Reengenharia (FGV-SP). Graduado/Licenciado em Matemática. Professor e Pesquisador da Universidade Anhembi Morumbi e ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil. Autor de livros em Conectividade Empresarial. Prêmio em E-Learning no Ensino Superior (ABED/Blackboard). Consultor de T.I. em grandes empresas como Sebrae, Senac, Granero, Transvalor, etc. Viagens internacionais: EUA, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Espanha, etc. CURRICULO LATTES = http://lattes.cnpq.br/5121684547787661


Deixe uma resposta

3 pensamentos em “Certificação ou Universidade ?!? …

  • Blog do VALENTE Autor do post

    Calma, ARIADNE !! Nem DEUS fez o mundo num único dia …
    Portanto, continue caminhando um passo na frente do outro, e com certeza, estarás cada vez mais perto do SUCESSO !!
    Nos desprezamos o efeito de nossas atividades diárias, mas com certeza, elas terão um grande impacto em um ano …
    OBRIGADO por me acompanhar nessa caminhada !!