APAGÃO – Mistério ou Ataque Hacker? 4


Quem não passou por dificuldades, medo ou prejuízos devido o apagão que ocorreu em 10/nov/09 (terça-feira) em grande parte do país? A pergunta que não quer calar: Qual foi a causa? Fica evidente que existe uma aura de Mistério em torno deste assunto e vamos explicar o motivo.

A usina hidrelétrica de Itaipu teve toda a operação interrompida na noite do apagão pela primeira vez na história, a maior hidrelétrica do mundo em geração de energia, tem capacidade para produzir até 14 mil megawatts por hora, e é responsável por cerca de 20% da energia consumida no país e 95% da usada no Paraguai.

Mistério ou Ataque Hacker?
Apagão – Mistério ou ataque Hacker?

O grande MISTÉRIO começa com a seguinte declaração por parte do diretor da Usina de Itaipu:
– “Nunca tinha acontecido [o problema em] cinco grandes linhas de transmissão de maneira simultânea. A caída da totalidade foi a primeira vez. Tirar 14 mil megawatts de potência de um segundo para outro causa um desconforto enorme ao sistema” (Jorge Samek, diretor-geral de Itaipu)

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, tenta convencer que o problema ocorreu devido o mau tempo numa tempestade de raios, porém o Instituto Nacional de Pesquisas Espacias (INPE) concluiu que é mínima a chance de um raio ter provocado o blecaute que atingiu o país.

Que conclusão chegamos? Está muito claro que não foi encontrado nenhum tipo de acidente nas linhas de transmissão de energia (inclusive estamos usando as mesmas linhas de transmissão que não precisaram de algum tipo de reparo ou manutenção, porque simplesmente não tiveram problemas.) Se não teve problemas na origem em Itaupu e nem nas linhas de transmissão e nem em alguma subestação devido uma tempestade de raios, aonde estaria o problema? Quem pode resolver este mistério?

Curiosamente, DOIS DIAS ANTES, ou seja, no Domingo, 8 de novembro, a rede de televisão CBS afirmou no programa “60 Minutes” com o tema “Sabotando o Sistema” que Hackers poderiam entrar nos sistemas de informática onde funcionam elementos cruciais de infra-estrutura, tais como as redes de energia, de água ou mesmo do arsenal militar de uma nação.

Um ex-funcionário não identificado da segurança nacional dos Estados Unidos alegou que a falta de energia no Brasil em 2005 e 2007 foram causados por Hackers que atacaram os principais sistemas de controle.

Programa 60 Minutes da Rede de Televisão CBS
Clique na imagem acima para assistir ao programa em inglês

A preocupação de cyber ataques é tão grande que 4 meses depois de assumir o cargo, o presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, declarou:
– “Sabemos que invasores cibernéticos testaram nossa rede elétrica, e que em outros paises ataques cibernéticos deixaram cidades inteiras no escuro (afirmou, sem mencionar o país, porém era uma referência clara aos apagões de 2005 e 2007 no Brasil) – Está claro que a ameaça cibernética é um dos desafios econômicos e de segurança nacional mais sérios que enfrentamos como nação.”

O ex-diplomata americano e hoje especialista em cibersegurança do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, James Lewis, fez a seguinte afirmação:
– “Fui informado por fontes confiáveis da CIA e do parlamento de defesa de que os ataques mencionados publicamente no passado pela própria CIA e pelo presidente Obama aconteceram no Brasil.” (fonte: O globo em “Fontes da CIA afirmam que ataques de hackers já provocaram ao menos dois apagões no Brasil”)

De acordo com Steve Kroft, do programa “60 Minutes” da rede de televisão CBS, apresentado dois dias antes do apagão de terça-feira (10) afirmava que as falhas na rede elétrica foram executados por especialistas em tecnologia. O jornalista afirmava que os dados foram retirados de uma investigação específica sobre casos de ataques e crimes virtuais contra a infraestrutura de diversos governos. Pelo visto esta reportagem talvez tenha incentivado alguns hackers a fazer investidas contra o sistema elétrico do Brasil diante das falhas de segurança no sistema de informática que foram apontados pelo programa.

Algumas pessoas aliadas a teoria do caos afirmam que a recepção amistosa do presidente Lula, esta semana no palácio do Itamaraty, recebendo o presidente israelense, Shimon Peres, que defende os assentamentos de Israel na Palestina, e no próximo dia 23, recebendo o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, está sendo visto com maus olhos pelos grupos radicais islamicos que poderiam estar por trás de um ataque terrorista cibernético no sistema de fornecimento de energia no país.

Muitos jornais no mundo inteiro afirmam que este apagão é um mistério, e realmente continuará sendo um mistério pois o governo JAMAIS irá assumir que o apagão foi resultado de um ataque Hacker, e tentará convencer a população brasileira a acreditar em teorias absurdas e não comprovadas. O presidente americano decretou a segurança cibernética como sendo uma prioridade nacional, temos que fazer o mesmo senão teremos NOVAMENTE outro apagão e novamente por motivos “misteriosos”.

Complemento do Post feito em 16/11/09: Foi confirmado OFICIALMENTE que o site corporativo do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) foi invadido por HACKERS. Poderão ter mais informações clicando neste link “Hacker invadiu site da ONS dois dias após o apagão“. O ONS informou que o ataque foi detectado pela segurança interna e o problema resolvido no dia seguinte.


Sobre Prof. JORGE VALENTE

O Prof. Jorge Valente ou mais conhecido como Bit, é graduado em Gestão da Informação pela UniSEB e com formação técnica em informática e eletrônica pela Getúlio Vargas. Trabalhou com servidores de grande porte prestando serviços de informática para Bovespa, Prodesp e Bradesco. Atuou como responsável pela implantação e configuração de sistemas gerenciadores de Emissores de Cupom Fiscal na área comercial. Especializou-se em Sistemas Oracle-ERP nos módulos OM, AR-Billing, INV e RI. Atualmente trabalha com Tecnologia Educacional com programação e banco de dados. Tem como Hobby o mercado financeiro, sendo trader Forex e trader Esportivo.


Deixe uma resposta

4 pensamentos em “APAGÃO – Mistério ou Ataque Hacker?

  • Andson Gomes

    Professor, seria interessante em seus futuros artigos começar a divulgar a idéia de hacker e cracker são coisas bem diferentes. Enquanto um é um curioso inveterado, o outro usa o seu conhecimento para fazer mal aos outros, piadas sem graça ou levar vantagem financeira.

    Vamos ajudar o pessoal que pratica o ethical hacking a não ser mais difamado por causa de vândalos e ladrões.