Abelhas estão morrendo devido o Celular ?!? 1


Em certa ocasião o físico Albert Einstein disse a seguinte frase impactante: “Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas quatro anos de vida. Sem abelhas não há polinização, sem polinização não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais não haverá raça humana.”

A população de abelhas está diminuindo de forma alarmante no mundo todo. Inclusive muitas espécies de abelhas já foram totalmente extintas nos últimos anos. Milhões de abelhas estão morrendo misteriosamente todo ano. Até o momento os cientistas ainda não descobriram o motivo. O declínio da população de abelhas foi notado nos EUA em 2006, e desde então, atingiu toda a América, regiões da Europa, o Oriente Médio e a Ásia. Em algumas regiões da Europa foi registrado o sumiço de até 80% da população de abelhas. No Brasil, desde 2007 há relatos de apicultores sobre a mortalidade súbita de abelhas. Em 2011 foi verificado falta de abelhas para polinizar maçãs em Santa Catarina e o mesmo já ocorre com o pepino, o melão e a melancia.

Abelhas estão morrendo devido o Celular?Este fenômeno é conhecido como CCD (“Colony Collapse Disorder”, ou “Doença do Colapso das Colônias”, em tradução literal). Uma colmeia classificada com CCD tem normalmente a seguinte característica: “Completa ausência de abelhas adultas (sobra apenas bebês) e com pouco ou nenhum acúmulo de abelhas mortas dentro da colmeia ou na frente da colmeia”, ou seja, descarta casos de ataques de outros insetos ou morte da abelha rainha ou casos de deformidades nas asas devido mutações provocado por produtos químicos. Abelhas somente abandonam seus bebês se algo terrível acontece, ou alguma coisa está desorientando elas ou estão ficando doentes e vão embora para não contaminar as outras.

Portanto o que estaria dizimando misteriosamente tantas abelhas? É muito difícil encontrar um único culpado. Provavelmente é um conjunto de fatores que estão provocando isso. Vamos destacar pelo menos os três principais motivos que estão contribuindo muito para isso acontecer. Tentarei não delongar com muitas explicações, pois existem outros motivos secundários.

1 – Uso de Pesticidas Químicos

Com certeza este é o principal fator. Uma abelha visita em média dez flores por minuto em busca de pólen e néctar, cientistas nos Estados Unidos coletaram diferentes tipos de pólen e descobriram que tinha em média porcentagens de nove ou dez pesticidas diferentes, sendo que uma das amostras continha o impressionante número de 21 agentes químicos. Os agricultores nas tentativas de exterminar com diversas pragas, estão acabando também com as abelhas. O professor David De Jong, que trabalha com abelhas desde os 12 anos diz: “Estamos diante de um desastre ecológico. O grupo de agrotóxicos neonicotinoides, de alta toxicidade para as abelhas, tem sido usado extensivamente no Brasil, aumentando muito a mortalidade, não só das abelhas como de outros insetos benéficos para a humanidade.”

2 – Aumento de produtos transgênicos

A Wikipedia dá a seguinte definição: “Transgênicos são organismos vivos modificados em laboratório… O genoma dos organismos transgênicos contém fragmentos do genoma de bactérias ou vírus em seu DNA.” Os alimentos transgênicos foi muito comemorado pelos cientistas. Finalmente seria possível acabar com todos malefícios dos pesticidas. Alterações genéticas nos alimentos iriam protege-los contra pragas. Por exemplo, a plantação de milho transgênicos produz a toxina Bacillus thruringiensis que é letal para lagartas e borboletas que atacam o milho, porém indiretamente afetam e exterminam também com as abelhas. Foi plantado campos enormes de milho transgênico no Canadá. O resultado foi a morte de 37 milhões de abelhas ou cerca de 600 colmeias. “Uma vez que começaram a plantar milho, as nossas abelhas começaram a morrer aos milhões”, conforme o site Portugal Mundial.

3 – Campo eletromagnético emitido por celulares

Segundo Daniel Favre, pesquisador do Instituto Federal Suíço de Tecnologia, afirma que as chamadas realizadas por celulares podem matar abelhas. O estudioso e sua equipe realizaram 83 experimentos para registrar as reações desses insetos. Expostas a celulares que realizavam chamadas, as abelhas emitiram sons dez vezes mais altos do que normalmente emitem. Esses sons mais altos são utilizados pelas abelhas para alertar o restante da colônia sobre perigos – um sinal para abandonar o local. Os campos eletromagnéticos são os responsáveis por induzirem a dar este sinal de aviso. Depois de algum tempo, os insetos apresentaram movimentos desnorteados, até pousarem e morrerem distantes da colmeia.

O que podemos fazer pessoalmente diante desta catástrofe? Uma agricultura mais orgânica seria uma das possíveis soluções. Porém isso não é viável para um mercado de consumo em massa que o sistema se tornou. Ninguém consumir alimentos transgênicos também é uma saída. Porém para os grandes agricultores de plantações com alimentos transgênicos representa uma grande economia. Deixar de usar o celular seria ótimo. Porém não é viável. É uma problemática tão grande que envolve interesses de multinacionais, governos e empresários. Inclui também a falta de informações mais precisas para ganhar o apoio geral da população. Por enquanto não temos uma solução definitiva. Se caso você avistar uma abelha respeite ela, pois nossa vida futura e de nossos filhos dependem dela.

O que pensa a respeito? Ficaria imensamente feliz com os seus comentários…


Sobre Prof. JORGE VALENTE

O Prof. Jorge Valente ou mais conhecido como Bit, é graduado em Gestão da Informação pela UniSEB e com formação técnica em informática e eletrônica pela Getúlio Vargas. Trabalhou com servidores de grande porte prestando serviços de informática para Bovespa, Prodesp e Bradesco. Atuou como responsável pela implantação e configuração de sistemas gerenciadores de Emissores de Cupom Fiscal na área comercial. Especializou-se em Sistemas Oracle-ERP nos módulos OM, AR-Billing, INV e RI. Atualmente trabalha com Tecnologia Educacional com programação e banco de dados. Tem como Hobby o mercado financeiro, sendo trader Forex e trader Esportivo.


Deixe uma resposta

Um pensamento em “Abelhas estão morrendo devido o Celular ?!?