12 anos, BOYHOOD, ou de PT ?!? … 8


Estamos com 12 anos de PT, e foi o tempo que demorou para ser gravado o interessante filme BOYHOOD. Um é uma tragédia, o outro aclamado pela crítica !! No espaço de tempo de 12 anos (2002 a 2014), ou três mandatos presidenciais, foi filmado as horas da vida de um menino desde dos seus 6 anos de idade até a sua fase adulta, com a entrada na universidade.

Ou seja, com o mesmo grupo de atores conseguiu-se preservar uma obra inédita. Tanto o PT, como o BOYHOOD !!

O decorrer de 4.200 dias da vida do menino Mason, foi filmado 39 dias. Com um orçamento enxuto, de menos de 12 milhões, criou-se uma obra prima. Que bacana se o Brasil tivesse também amadurecido, nesse período, com somente esse orçamento …

boyhoodCom praticamente 3 horas de filme, se tem a oportunidade de ver o tempo passar, literalmente na frente de nossos olhos, ao vermos o pequeno ator se transformar em um homem.

Várias questões filosóficas são levantadas, pois é do mesmo diretor e roteirista, Linklater (curioso esse nome: Link + Later !!), da excelente trilogia romântica “Antes do Pôr-do-Sol” (1995), “Antes do Amanhecer” (2004) e “Antes da Meia-Noite”(2013). E para quem não viu esse filmes, todos eles foram gravados com o mesmo par de artistas, mostrando o amadurecimento do amor ao longo dos tempos … inesquecível !!

Ficamos apaixonados por esses filmes, pela simplicidade e realismo como são retratados suas imagens, lugares e principalmente seus diálogos. São filmes, aparentemente sem enredo, mas que ficam marcados a fogo em nossas mentes e corações !!

Todos sabem das agruras e sonhos de um adolescente, mas como as descobertas de um menino impacta na vida de um adulto ?!? Como os trejeitos infantis ficam ainda impregnados nas silhuetas e marcas do tempo ?!? Muitas vezes se vê o olhar da criança nos olhos marotos de um jovem esperançoso com o futuro …

Curiosidades do Byte: A revista Rolling Stone classificou o filme como o melhor de 2014 e o descreveu como uma “obra-prima despretensiosa”. Para o britânico The Guardian, “é um dos melhores filmes da década”. O filme tem aprovação de 98% dos críticos e de 89% do público. Portanto não deixe de assistir esta obra-prima.

Para um filme de receptividade e curiosidade tão grande, vale a pena ir vê-lo como uma criança, e saboreá-lo como um adulto !!


Sobre Prof.Dr.CARLOS VALENTE

Doutor (UniBan) em Educação Matemática, Doutorando (ITA) e Mestre (IPT) em Engenharia de Software. Pós-Graduado em Análise de Sistemas (Mackenzie), Administração (Luzwell-SP), e Reengenharia (FGV-SP). Graduado/Licenciado em Matemática. Professor e Pesquisador da Universidade Anhembi Morumbi e ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil. Autor de livros em Conectividade Empresarial. Prêmio em E-Learning no Ensino Superior (ABED/Blackboard). Consultor de T.I. em grandes empresas como Sebrae, Senac, Granero, Transvalor, etc. Viagens internacionais: EUA, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Espanha, etc. CURRICULO LATTES = http://lattes.cnpq.br/5121684547787661


Deixe uma resposta

8 pensamentos em “12 anos, BOYHOOD, ou de PT ?!? …

  • Blog do VALENTE Autor do post

    Belas considerações, LUCIANO !! Fico contente do artigo ter-lhe sido útil … Após ver o filme, LUCIANO, venha comentar a sua opinião !! OBRIGADO,

  • Luciano Andrade

    A maior verdade do PT é que, anos após a primeira conquista de governo no pais, muitos PTistas que “batiam” no peito hoje se escondem por conta das mentiras e roubos que tanto vemos, muitos que converso mudaram seus discursos pois perderam a fé que tinham em seu próprio “santo”. Me parece um excelente filme irei ve-lo certamente.
    Ótimo artigo!

  • Prof. Dr. Carlos VALENTE

    A que custo tudo isso, SILVIO ?!? Se vc leu meu texto, já trabalhei inclusive no governo do PT …
    Hoje, para mim, é uma verdadeira decepção !! E alguma coisa tem que ser feita, antes do Brasil afundar de vez …
    Se vc não acredita em mim, SILVIO, espero somente mais 3 meses p/ ver como vai estar o Brasil !!! Aí voltaremos a conversar …

  • Silvio Amadeu

    Espero que esse filme tenha tirado milhões de brasileiros da miséria, aumentado o poder de compra do salário mínimo e melhorado a distribuição de renda no Brasil. Caso o sr. não saiba no Brasil são construida obras primas com 1/10 desse orçamento enxuto.

  • Salésio Muller

    Essa semana eu tive o prazer de ver sobre esse assunto na TV.
    Realmente é um filme que demorou bastante pra ser feito…Mas, conforme o menino ia crescendo as filmagens iam apresentando ele no tempo real de vida. E, por isso mesmo que demorou tanto.
    Espero ver esse filme em breve, pois a história parece mesmo ser bastante interessante.
    Abs
    Salésio muller

  • ClaraSol

    Amigo Profvalente.
    Eu adoro filme e odeio o PT.
    Mas a minha pergunta é o que seria um filme BOYHOOD.
    Desculpe a minha ignorância, mas não posso falar e tão pouco comentar se não sei de que se trata, o que sei assim pelo que li, foi que você fez um filme e que este durou 12 anos para ser feito e concluído.
    Se quiser dar uma alguma informação ficaria agradecida.
    Abraços sempre.
    ClaraSol